caping2

8.2.16

A Barraca

A melhor barraca para cada situação

Se você gosta de estar perto da natureza e precisa de um pouco mais de aventura em sua vida, acampar é uma ótima idéia, pois mistura prazer e adrenalina e pode ser feita na praia, no campo ou mesmo nos campings (espaços preparados para receber barracas). A diversão vale tanto para quem curte se aventurar sozinho como com os amigos ou com a família, pois existem modelos com capacidade para 1 até 12 pessoas.

Tipos de viagem

É preciso ter em mente qual o tipo de viagem que você quer fazer. Também é importante pensar em que época do ano será sua viagem para ter alguma idéia do clima. Não se esqueça de que a barraca não é um objeto descartável, é um bem durável, que pode ser usado diversas vezes. Por isso, é necessário respeitar a capacidade de lotação da barraca para conservá-la da melhor maneira possível.

Conservação

Vale a pena seguir algumas dicas de limpeza para ajudar na conservação, como: limpar a barraca apenas com uma esponja e água, evitando a lavagem em máquina ou a seco. Não utilize água quente, detergente, amaciante, sabão em pó ou qualquer outro produto para remover a sujeira. Se precisar utilizar sabão, opte pelo biodegradável, que não seja detergente.

O tempo

As melhores barracas são feitas para serem usadas nas quatro estações do ano, pois aguentam e protegem da chuva ou do sol, na praia, floresta ou camping. Geralmente são maiores e possuem janelas e até um avancê (parte externa que funciona como uma “varanda”).
Para saber o quanto a barraca aguenta de chuva, você precisa olhar uma medida chamada “coluna d’água”. É ela quem explica a quantidade e a intensidade que o tecido vai suportar em milímetros (mm).
Barracas entre 800 mm e 1.000 mm são as mais fracas. Para a época de chuvas, é melhor ter um modelo com a coluna d’água a partir de 1.200 mm, no mínimo. As que suportam 1.500 mm ou mais têm qualidade superior. Dependendo da aventura escolhida, é melhor comprar uma dessas para não se molhar. Se para você o ideal é que o acampamento aconteça somente no verão, escolha uma barraca com proteção para raios UV para não esquentar tanto na parte de dentro.

Aprenda como acampar na chuva

Acampar é essencialmente conviver com a natureza, belas paisagens, ar puro, verde das árvores, canto dos pássaros, barulho de água corrente, entre outras coisas  inspiradoras. Mas, precisamos estar preparados para imprevistos, e saber como acampar na chuva é super-importante para que o seu lazer não seja estragado por uma força tão bela da natureza.
Adquira a barraca certa
A escolha da barraca de camping certa é o primeiro passo para evitar imprevistos indesejáveis, pois as barracas são fabricadas em diversos modelos indicados para as mais variadas situações. Desde campings em praias e campos até acampamentos base em alta montanha (acima dos 6-7 mil metros de altitude), saber escolher uma barraca levando em consideração o local onde você vai acampar é essencial.
Montando na chuva
Arme a barraca do jeito certo, e isso inclui colocar uma lona sobre a barraca antes de armar. Certifique-se de que a lona cobre toda a extensão da barraca com folga. Coloque outra lona também embaixo da barraca, para amenizar a umidade no piso da barraca. 
Dica: corte em casa um pedaço de lona do mesmo tamanho da barraca, além disso leve jornais para cobrir todo o forro, ponha a barraca por cima, e por dentro cubra com mais jornais. Assim, não há chance de besouros entrarem furando por baixo, e você fica bem mais aquecido! 
Evite armar a barraca sobre terrenos irregulares como: inclinações, montes e terra fofa. Tente armar a barraca no local mais alto e plano do acampamento. Amarre bem as cordas deixando bem esticadas (sem forçar a costura). Evite armar a barraca próximo de rios, lagos ou do mar. Mantenha uma distância segura.

Use uma lona adicional
Use uma lona como cobertura adicional e, se possível, amarre a lona em árvores, cabos ou qualquer coisa alta para criar uma espécie de “ranchão ou telhado” sobre a barraca e uma boa área útil ao redor dela. Assim, você ajuda a impedir a chuva de cair diretamente em cima da barraca e tem uma área seca fora dela para circular. Essa lona auxilia também a colocar botas molhadas, sapatos, casacos e outros utensílio para secar antes de levar de volta para dentro da barraca. Casacos resistentes a água e fáceis de secar são importantes para se manter seco e aquecido.

A dica final de como acampar na chuva consiste em desmontar a barraca com cuidado, limpar e nunca guardá-la molhada ou úmida, pois, esse procedimento é essencial para manter a longevidade da sua barraca.
Lona impermeável multiuso - plástica polietileno, 6,00 m x 4,00 m, 100 micras, azul, com ilhóses metálicos, ótima para telhados, piscina, camping, principalmente para fazer uma cobertura "ranchão"(cobertura que protege os equipamentos do camping). 
À venda na loja Shoptime, também com vários tamanhos.. Confira! 

Veja vários outros modelos e tamanhos.. 

Espaço para caber

Na hora de comprar a sua barraca, é importante pensar no espaço interno para acomodar suas coisas (mochilas, sacos de dormir, entre outros..). Uma idéia é medir o tamanho dos sacos de dormir e, na hora da compra, ver o tamanho da barraca em todos os seus espaços.
Na compra
- Verifique nas especificações o material da barraca. Ela pode ser de nylon (geralmente mais leve, como o modelo iglu), tecido (que não suporta a chuva e esquenta muito embaixo do sol), fibra (ideal para lugares fixos e cobertos, pois esses tipos de barracas gastam mais tempo para montar e são mais pesadas), etc.;
- Veja as dimensões (largura, altura, diâmetro e o número de pessoas que ela acomoda);
- Procure fotos detalhadas do produto. Observe se há janelas para ventilação e tela para evitar que insetos ou pequenos animais invadam seu espaço na hora do sono;
- Veja se todas as suas coisas vão caber no interior da barraca;
- Verifique também as dimensões quando a barraca estiver fechada. É legal saber antes se ela cabe em uma mochila ou se há uma embalagem própria para carregá-la. Nunca se esqueça de ver os itens inclusos para saber o que acompanha a barraca.

Modelos

Tipo Canadense  
A melhor barraca para o iniciante é a do tipo canadense, fácil de armar e mais resistente aos ventos. Há modelos com avancê e cozinha, mas você pode comprar cada unidade separadamente. No caso de família grande, pode-se comprar duas barracas dormitórios e armá-las uma de frente para outra unidas pelo avancê.
Obs:. Este modelo de barraca é difícil de ser encontrado "não sei por qual motivo", mas existe ainda em alguns sites. Na maioria são usadas, mas em bom estado.
A barraca deve ser, sem dúvida nenhuma de boa qualidade, não se impressione com preços, uma barraca muito barata certamente trará problemas mais tarde. Existe vários tipos de barracas nacionais deste tipo, de muito boa qualidade.
Particularmente usei muito a de 2 pessoas, que é excelente, mas existe de 4 e até uma pessoa!.

Barracas tipo Canadense
courtney-clevland-clark-camping1

Tipo Estrutural

Para os que tem família muito grande ela é ótima, depois de armada, assemelha-se a uma casa.
Praticamente, toda a área coberta permite o campista ficar de pé, sem precisar curvar-se.
Pela quantidade de ferragens, a montagem da barraca estrutural é mais complexa e demorada que a do tipo canadense, e exige consultas constantes as instruções de montagem, além de bem mais pesada.
estrutural12

Hoje, esses tipo estrutural estão bem mais modernas - até 5/8 pessoas ou mais, com dois quartos e sala, levíssimas - e sem ferragens.

Uma com dois quartos separados por um corredor..

Existe barracas enormes, até 12 pessoas e para todo tipo de terreno, e de tempo..

Outra tipo bangalô, modelo antigo "Ferpi" 6 pessoas, antiguíssima.

Tipo Iglu

É uma das melhores barracas. Sua estrutura compõe-se de varetas finas de fibra de carbono, o que a torna levíssima e bem pequena. Para longas caminhadas é a perfeita. A sua montagem é fácil, mas requer pelo menos que seja feita por duas pessoas. 
Pode ser feita por uma, mas será muito trabalhoso na hora de suspender as estruturas, mas algumas mais modernas dispensam de qualquer tipo de ajuda. Agora já existe este tipo de barraca para 3/2/1 pessoa. 
A barraca Iglu - o nome já diz, parece uma casa de esquimó - é muito boa para pessoas jovens, mas tem o inconveniente de sua altura baixa, em comparação com a canadense, e para os idosos é muito cansativo entrar agachado e trocar de roupas no seu interior.


No mercado

Acampar ficou mais fácil e confortável. Com a linha de barracas da National Geographic, você ficará mais tranquilo e seguro!
Tradicionalmente conhecidos por suas pesquisas históricas, a National Geographic agora investe na sua nova linha de barracas e camping, para os aventureiros de plantão!
Produzido com poliéster da melhor qualidade e costuras seladas, a barraca National Geographic é garantia de escolha e confiança.
Olha gente, isso são palavras da empresa, pessoalmente não conheço, mas 3 amigos deram opiniões favoráveis sobre esses modelos, um dizendo que é formidável e não quer outra barraca, principalmente em dias chuvosos e ruins, não teve problemas. 
Em todo caso é bom verificar, estão a venda nas melhores lojas.. Acesse aqui
Barraca de Camping 6 Pessoas Portland - National Geographic

Barraca de Camping 5 Pessoas Indiana - National Geographic

Barraca de Camping 4 Pessoas Fresno - National Geographic

Barraca de Camping 3 Pessoas Oklahoma - National Geographic

Barraca Nautika Explorer - até 6 Pessoas, dois quartos separados por corredor. Altura central de 1,95m, sobreteto em náilon 190T, impermeabilizado com poliuretano em 2500 mm de coluna de água, aluminizado. Você encontra nas melhores lojas do ramo.. Confira!

Mas uma boa pedida, principalmente para quem acampa sozinho.
Barraca Bestway Beach Tent - 2 pessoas, com mosquiteiro, sobreteto, 1,30x2,00x0,90cm, ótima para praia, pesando 1kg. Também nas melhores lojas de artigos de camping.. Confira!

Barraca Echolife Canadense - ideal para qualquer momento, possui alta resistência à chuvas e temporais, coluna d'água 2 000 mm.. Confira!

Barraca Ve 25 The North Face - favorita no núcleo de montanhistas! para 3 pessoas em condições severas, 2 portas e regulagem de ventilação.. Confira!


Barracas mais pedidas do mercado

Ainda não sabe qual realmente barraca comprar? 
Existe uma infinidade de modelos e tipos, não vamos dar aqui uma opinião definitiva de preferência de barraca, porquê isso é gosto de cada um, mas:
De acordo com várias pesquisas e opiniões de consumidores, estas são "algumas" das barracas mais procuradas em lojas de todo o nosso mercado.. Confira aqui
Mor Luna - 8 pessoas, 2 dormitórios, mosquiteiro e varetas.
Mor Luna - 7, 6 e 5 pessoas, mosquiteiro, sacola de transporte e varetas (em todas).
Mor Iglu - 3 pessoas, mosquiteiro, sobreteto e varetas.
Nautika Indy - 6 pessoas, 2 portas, com avancê, mosquiteiro e sacola para transporte.
Nautika Indy - 4/5 pessoas, 2 portas, 1 dormitório, avancê, mosquiteiro e sacola para transporte.
Mor Spider - 3 pessoas.
Coleman Weathermaster - 6 pessoas, mosquiteiro e varetas.
Azteq Minipack - 1 pessoa, sacola de transporte e varetas.

Novidades

Barraca - Tent Heimplanet - Uma barraca que se encaixa em um pequeno saco, que é então inflado com uma bomba de ar em minutos, pode caber 2 a 3 pessoas.
A Caverna é o nome dessa primeira barraca inflável da Heimplanet - A estrutura geodésica inflável assegura uma excelente estabilidade e garante a fácil configuração da caverna.



Para saber -

Geodésica e semi-geodésica
O termo geodésica é uma matemática. Originalmente uma linha "geodésica" era o caminho mais curto entre dois pontos da terra. Hoje em dia, ele é usado para descrever uma barraca onde os pólos são cruzado sobre a superfície, formando triângulos. Isso distribui a tensão em toda a estrutura, tornando-se o tipo mais estável de barraca para condições climáticas extremas. Se você escalar o Everest, você vai querer levar uma tenda geodésica com você.
Barracas semi-geodésicas utilizam princípios semelhantes, mas geralmente menos pólos para condições um pouco menos extremas. No entanto, elas ainda são normalmente produzidas em pequenos tamanhos para aqueles que são susceptíveis em usá-las na montanha ou terrenos expostos ao vento.
Barraca - MSR Hubba Hubba NX 2P - Pesando 1,75 kg, ultra-leve, (perfeita para duas pessoas). Excelente para caminhantes, mochileiros, camping selva, ela possui um bom peso em relação força. É resultado da configuração única no máximo de conforto com amplo espaço. Ela é classificada como uma barraca de três estações de modo que funciona na primavera, verão e outono, e em altitudes mais baixas no inverno.

Barraca/ Saco de dormi - JakPak Jacket - impermeável . Você pode usá-la como uma jaqueta e descompactá-la instantaneamente torná-la em um saco de dormir. Em seguida, ele pode se transformar em uma barraca sobre sua cabeça.

Outros tipos e modelos

Existe no mercado (antes só importada) vários tipos de barracas e modelos com vários formatos, mas muito mais práticas. São levíssimas e moderníssimas, dispensam até montagem! e ainda algumas não possuem sobre-teto. Algumas são de pendurar, decorativas, camufladas, etc..




Barraca de Campanha - Este tipo de barraca é muito usada por experts e veteranos em acampamentos, principalmente militares acostumados em sobrevivência na selva. Essas pessoas nunca levam barraca, eles próprios as constroem um tipo de "bivaque", para isso, é preciso ter a mão uma boa fonte de matéria prima: floresta, de preferência com bambuzais, uma lona tipo carreteiro 5x4, e mais ou menos 12 metros de plástico, que é descartável logo após o desarmamento do acampamento. A montagem requer a habilidade do campista dispondo e aproveitando ao máximo o ambiente, e raciocínio lógico.

Barracas de Campanha, bivaques e um típico acampamento militar

Cuidados com a Barraca - Uma barraca bem cuidada dificilmente dura menos que cinco anos. Para evitar o mofo, o apodrecimento do tecido e a perda da impermeabilidade, não dobre a barraca úmida e suja, a não ser que você esteja indo embora do acampamento em tempo chuvoso. Deve-se dobrá-la de qualquer maneira, e ao chegar em casa a primeira coisa é estendê-la e lavá-la. Não use sabão de coco ou detergentes, só sabão neutro ou água pura e uma escova já basta.
Dicas:
Antes de ir para o acampamento com a barraca recém-adquirida, deve montá-la em casa. Desta forma ganha-se tempo e experiência, além de verificar pequenos defeitos e se há falta de alguma peça.
Não esqueça de levar sempre muitas folhas de jornais quando for acampar, para serem colocadas no chão, sob o forro da barraca. Eles evitarão a umidade.

Olha meu antigo logo! é uma Canadense do tempo do ronca

meulogo1


A Montagem

Viver alguns dias acampado exige uma série de cuidados. Comece pela barraca que será sua casa durante dias e que deverá, portanto, estar bem fixada no terreno, pronta para enfrentar qualquer temporal.
Como montar barraca de camping
Aprender como montar barraca de camping não é algo tão impossível quanto parece à primeira vista. Bom, isso se você não deixar para tentar aprender já no campo, ao ar livre. Por lá, sem sinal de internet para pesquisar vídeos com o passo a passo, vai ficar mais difícil. 
Aprender como montar barraca de camping, deve ser feito em casa pelo menos 1 ou 2 vezes antes de você sair. Acredite, isso vai poupar um tempo enorme!
O primeiro passo: escolher o melhor local
Antes de armar a barraca, é preciso escolher o melhor lugar. Prefira um lugar plano, no sol a pino, por exemplo, montar uma barraca embaixo de uma árvore parece ser perfeito porque a sombra protege do calor. Mas atenção: as raízes da árvore podem causar desníveis, ou ainda frutas e galhos podem até cair sobre a barraca.
O lugar não pode ser um caminho por onde passe água, formigas ou que tenha pedregulhos. Se encontrar um solo com grama macia e água potável por perto, aproveite e monte acampamento.
Limpe o terreno
A menos que você resolva montar acampamento na entrada de alguma gruta ou sobre uma rocha plana, vai precisar limpar o terreno antes de montar a barraca. Retire itens como pedras, pedregulhos, paus e galhos. Isso vai proteger você de, por exemplo, danificar a sua barraca ou, até mesmo, espetar quem estiver lá dentro. Dica: improvise uma vassoura com galhos de árvores em forma de “buquê” e dê uma boa varrida no chão certificando-se de tê-lo deixado livre de coisas pontiagudas ou perfurantes.
Montando
A montagem de barracas podem variar de modelo para modelo. Mas, no geral, existem alguns passos. Comece espetando 4 estacas no chão, formando um retângulo de acordo com as dimensões aproximadas da barraca na parte plana e limpa do terreno. Vale lembrar que essas estacas devem manter a barraca de camping firme mesmo com vento, por isso elas precisam ficar até a metade para dentro do terreno, em solo firme. Se for na areia, coloque pedras pesadas para impedir a areia de se mover.
É necessário que a barraca e o sobre-teto fiquem bem esticados, para evitar a formação de bolsas de água durante a chuva. O sobre-teto deve ser esticado de modo a não tocar na barraca. Se alguma coisa estiver encostando no sobre-teto pelo lado de dentro, a água vaza.
Antes de armar a barraca, uma dica importante é forrar o chão com umas folhas de jornal antes de armá-la, isso evitará umidade e uma queda sensível do frio.

Desmontagem - Para desmontar, siga os mesmos procedimentos e cuidados que teve durante a montagem, ou até mais, pois, da forma como for guardada, dependerá a sua conservação e durabilidade. Tire tudo de dentro, varra e limpe bem com uma escova por fora. Passe um pano úmido no piso, tirando toda areia e deixe secar.
Finalmente, quando estiver seca, dobre a barraca conforme as instruções.
Se quiser, logo após chegar em casa, desarme tudo, lave a barraca e unte um pouco de óleo as ferragens, e deixe secar tudo ao sol.
Fazendo isso, você manterá sua barraca por muitos e muitos anos em perfeito estado.



2 comentários:

  1. Acampo bastante com uma canadense e não troco por nada, já acampei com iglu e tubular. Segurança em primeiro lugar e não dá sensação de pequena, eu achei pelo menos. Confiram os meus campings no meu blog: https://rezenhando.wordpress.com/category/camping/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também Antonio, acampei com todos os tipos, e até sem barraca mesmo.. mas a canadense é imbatível em todos os sentidos, pra mim.. Vou dar uma olhada no seu blog, valeu.
      Um abraço.

      Excluir