Menu

6.2.23

Primórdios do campismo

Os primórdios do campismo - Como surgiu

Historicamente a atividade nasceu na antiguidade, em expedições militares, onde tropas completas se amparavam em tendas de tecidos e peles animais. 
A prática ganhou essência educacional em 1860 ao ser instalada como processo de ensino infantil até que Baden Powell, em 1908, concebeu o escotismo (ou escoteirismo) espalhando-se pela Europa principalmente no período pós guerra mundial.
Camping Natural
Quando os grandes centros urbanos industriais começaram a crescer, veio a necessidade de as pessoas fugirem e procurarem locais com grande contato com a natureza.
O campismo torna-se essencialmente turístico e leva à criação de diversas associações. A maior delas é a Federação Internacional de Campismo e Caravanismo (FICC) com sede na Suíça.

Baden Powell

Em 1887, Baden-Powell participou da campanha contra os Zulus na África. Logo após foi promovido a Major em 1889, e em Abril de 1896 dirigiu uma expedição contra os Matabele em Rodésia. 
Esta era uma época formativa para Baden-Powell, pois muitas das idéias fundamentais do escotismo têm sua origem e primórdios do campismo aqui.
 
Nesta guerra Baden-Powell iniciou uma amizade com o escoteiro americano Frederick Russell Burnham, conhecido pelos serviços prestados no exército colonial britânico, que mostrou a ele a maneira do Oeste americana do woodcraft (escotismo), e foi aqui que ele usou seu chapéu Stetson como Burnham (chapéu comumente usado pro Baden-Powell) pela primeira vez.

Nos primeiros meses de 1908, lançou em seis fascículos quinzenais o seu manual de adestramento, o "Escotismo para Rapazes" sem sequer sonhar que este livro iria por em ação um movimento que afetaria a juventude do mundo inteiro.
Pediu então demissão do Exército onde havia chegado a tenente-general e ingressou na sua "segunda vida", como costumava chamá-la, sua vida de serviço ao mundo por meio do Escotismo.

Em 1912, fez uma viagem à volta do mundo para contatar os escoteiros de muitos outros países. 
Foi este o primeiro passo para fazer do Escotismo uma fraternidade mundial. 
O Movimento Escoteiro continuou a crescer. 
No dia em que atingiu a "maioridade" completando 21 anos contava com mais de 2 milhões de membros em praticamente todos os países do mundo.
Nesta ocasião, Baden Powell recebeu do rei Jorge V a honra de ser elevado a barão, sob o nome de Lord Baden-Powell of Gilwell. 
Mas apesar deste título, para todos os escoteiros ele continuou e continuará sempre sendo Baden Powell, o Escoteiro-Chefe-Mundial.


General Baden Powell
Mensagem
"A felicidade não provém do fato de ser rico, nem meramente de ter sido bem sucedido na carreira; e, tampouco, de sermos indulgentes para com nós mesmos. 
Um passo na direção da felicidade é o de tornar-se saudável e forte enquanto se ainda é jovem, de sorte que possa vir a ser útil e aproveitar a vida quando for homem. 
O estudo da natureza mostrará a vocês quão repleto de coisas belas e maravilhosas Deus fez o mundo para vocês aproveitarem. 
Alegrem-se com o que receberam e façam bom proveito disso. 
Olhem para o lado bom das coisas, ao invés do lado ruim delas. 
Contudo, a melhor maneira de obter felicidade é proporcionar felicidade a outras pessoas. 
Tentem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram e, quando chegar a vez de morrerem, possam morrer felizes com o sentimento de que, pelo menos, não desperdiçaram o tempo, mas fizeram o melhor que puderam. 
Estejam preparados, desta maneira, para viverem e morrerem felizes, sempre fiéis à Promessa Escotista, até mesmo depois que deixarem de ser jovens - e que Deus os ajude a cumpri-la. 
Baden-Powell."

Como surgiu o camping?

O campismo nasceu da exigência do homem, em questão do abrigo e da proteção, contra o clima, tempo e ataque de animais, desbravando fronteiras desconhecidas. 
Como conhecemos hoje, feito por lazer e para ter contato direto com a natureza, ele surgiu na Inglaterra e sua criação remete ao início do século XX.



Onde surgiu o campismo no Brasil? 

O campismo no Brasil começa a ser implantado em 1910 pela marinha de guerra, que trouxe o escotismo para o país. 
Até a década de 1960 o campismo era praticado de forma selvagem e somente em barracas, quando em 1964 surge a primeira fábrica de trailers do Brasil – A Turiscar – com a necessidade de fabricar um equipamento que pudesse oferecer grande praticidade e rapidez na montagem e desmontagem do acampamento. 
As associações de campismo também cresciam e seu maior representante era mesmo o Camping Clube do Brasil. 
Leia mais.. Camping Clube do Brasil. 
Quase três décadas se passaram acompanhadas do desenvolvimento da atividade:

logo_camping_clube
 


A4

Produtos cada vez mais modernos, leves e retráteis surgiam no mercado aliados ao número cada vez maior de adeptos ao campismo como estilo de vida. 
Finalmente nos anos 1990 com o aumento dos preços de combustíveis, diversos planos econômicos, pedágios e falta de incentivos do governo o campismo começou seu declínio.

O campismo é um importante setor do turismo com o lazer como sua principal finalidade. 
Prática itinerante com alta proximidade com a natureza, onde o indivíduo carrega seu abrigo de forma a atender a principal necessidade de um ser humano: a proteção. 


Repleto de recursos modernos, os motorhomes são os equipamentos que mais se assemelham às moradias fixas do homem.
Traído pelo maior golpe ao setor de caravanismo, o novo código de trânsito de 1997 proibia as portadores de carteiras de habilitação do tipo “B” de rebocarem seus trailers.
Agora o campista teria de portar a categoria mais alta de habilitação, levando à paralisação quase que total da produção e à falência ou fechamento das principais indústrias de veículos de recreação. 
Com todos estes fatores é que o motorhome é a opção mais procurada atualmente para o caravanismo no Brasil. 
Leia mais sobre..  Trailers e motorhomes 

Acampamento de férias  
Alguns Símbolos de Camping; embora, alguns sejam meio indecifráveis.

Símbolo do Acampamento     camping_symbol1 

Aconteceu lá fora 

Escotismo -
Em 17 de Maio de 2009, a Associação dos Escoteiros (Inglaterra) anunciou Bear Grylls como seu novo Chefe Escoteiro, eleito para um mandato de cinco anos. 
Ele foi empossado oficialmente Chefe Escoteiro nacional da Inglaterra em Gilwell, em julho de 2009, e estavam presentes na solenidade de posse mais de 3000 escoteiros. 
Grylls é a décima pessoa a ocupar o cargo e também o mais jovem chefe escoteiro a ocupar o cargo, criado por Robert Baden-Powell em 1920.

Edward Michael Grylls, conhecido como Bear Grylls (nascido dia 7 de junho de 1974 na Irlanda do Norte), é um ex servidor das Forças Especiais Britânicas, aventureiro, escritor, apresentador de televisão e montanhista britânico.
Ficou mundialmente conhecido ao apresentar o programa "À Prova de Tudo" e também "No Pior dos Casos" pelo canal a cabo Discovery.
Nos Estados Unidos e em outros países, o acampamento funciona como uma colônia de férias, com infra-estrutura já presente, como dormitórios e refeitórios.
Existem também os acampamentos de trailers (Campings Organizados exclusivos).

No Brasil existe um grande número de acampamentos para jovens e crianças. Localizados em fazendas com infra-estrutura necessária para abrigar a todos confortavelmente.

A grande maioria é monitorada por equipes experientes que organizam, acompanham e também participam de jogos durante os dias em que as crianças ficam hospedadas.
Normalmente com a duração de uma semana, este período ficam apenas sob os cuidados da monitoria e superiores, sem a presença dos pais. 
Nestes lugares as crianças podem aprender muitas coisas novas que não aprenderiam sob os cuidados e costumes cotidianos, além de aprender a conviver com pessoas diferentes, sobre a natureza e muitas situações diferentes.

Atualmente existem muitos campings espalhados pelo Brasil que oferecem ótima infra-estrutura para os campistas, onde a estes basta levar sua barraca e acessórios de uso pessoal e coletivo do grupo.
Aprenda mais sobre.. grupo de campismo.

Camping do Siri (ES) um dos maiores e bem estruturados campings do Brasil.

Acampamento natural - selvagem Há quem prefira o acampamento natural; em lugares de difícil acesso, sem nenhuma infraestrutura, com o mínimo de sobrevivência.

Nesses tipos de acampamentos, devem-se levar em conta todos os equipamentos e suprimentos necessários, e os riscos que serão enfrentados (com instinto de sobrevivência).

Veja as postagens Camping Natural I e II, Como sair do meio do mato, etc.
Em relevância, não é obrigatório acompanhar todas em ordem, mesmo assim você já estará bem preparado e equipado para o seu acampamento.






Nenhum comentário:

Postar um comentário