Menu

27.1.24

Proibido Acampar!

Proibido acampar! Uma Palavra de "Desabafo" consciente

Nesta área agora é proibido acampar: Não aguento mais me deparar com essas placas! apesar de parecerem coibir alguma coisa, não valem de nada!.
Camping Natural

Mas porquê isto? e de quem é a culpa?

Do mau-campista que deixa um rastro de lixo e desmatamento por onde passa e vai embora? 
Ou do campista consciente que acaba levando a culpa? 
Não sei se é inveja ou despeito de pessoas que veem gente com a sua família desfrutando a natureza nas praias no lazer e se divertindo.
Eles procuram de alguma maneira, (quer seja pela especulação imobiliária ou de pessoas que favorecem os endinheirados) se aproveitarem nestes casos, e fazem denúncias as autoridades sem sentido humanitário e nenhum fundamento consistente.


Em muitos casos, lugares selvagens onde já acampei várias vezes, certos dias ao retornar ao local, estava ali construído um condomínio, um hotel de luxo ou uma mansão particular. 
Isto é preservar a natureza? 
Escolhem os lugares mais bonitos para construir, usufruir ou ganhar mais dinheiro.
Principalmente próximo as praias (que é de direito do cidadão ribeirinho ou do triste turista desfrutá-las). 
Transformam em praias particulares e até apoderam-se de ilhas! agora se por acaso você invadir um lugar desses aparecem seguranças “ armados”, com cachorros, ameaçando os coitados campistas e ou banhistas desavisados.

Mansão inabalável
mansao do edir_macedo
Uma mansão particular, em uma grande área verde e protegida, de um certo comandante religioso, que vocês devem saber o nome. Com a placa em um espaço nunca habitado Proibido Acampar! 
Vamos dar um basta nisto! é uma pouca vergonha e um desrespeito ao cidadão comum. 

"Está escrito que a praia é "pública" e qualquer um tem direito de usufruir do meio ambiente preservando-o. Constituição – Capítulo VI (art. 225)".


Vamos olhar também estes campings organizados e pesque-pagues particulares, sítios e fazendas alugados, invadindo grandes áreas verdes, obstruindo rios e lagos, onde a intenção é ganhar lucro.
E apoiar as autoridades ecologicamente corretas e competentes, ambientalistas e entidades governamentais gerais que dão total apoio a preservação da natureza.

É verdade que existem os mau-campistas (ignorantes mal-informados) que não respeitam nada de preservação ambiental e desconhecem por total a natureza ecologicamente falando. 
Um bom meio era criar um tipo de associação de conscientização ambiental sobre camping selvagem (ou uma coisa parecida) para dar todo tipo de informação sobre o tema a essas pessoas.

Fazendo isso, "acho eu" que não estamos dando uma chance para que esses “oportunistas” façam o que bem entendem, e que nós campistas estamos destruindo e depredando a natureza.

Um mau campista curtindo a natureza!

Era bom reunir e estudar um meio de resolver isto, para que voltem as nossas praias, invadidas por placas e construções faraônicas, e que ilhas, rios e lagos sejam liberados para a nossa sociedade já sofrida, menos favorecida e esquecida. 
E dar mais valor a nossa liberdade e aos nossos direitos e acabar com essa vergonha. 
Poderíamos pedir socorro a união, governantes em geral bem intencionados e até quem sabe ao nosso presidente, para se tomar uma providência razoável sobre o assunto antes que seja tarde.
Apesar de alguns políticos (nem todos) cometerem também este tipo de intolerância e fazem parte desse triste episódio.


Para lembrar:

"Esta homepage não trata necessariamente de campismo propriamente dito, como todo mundo pensa; mas engloba e reserva assuntos diversos no campo da sobrevivência, do naturalismo, conservacionismo e das necessidades do homem para com o prazer da convivência junto a natureza com todos os seus recursos, fazendo do campismo, não uma mera parte de um lazer programado, e sim uma reflexão da existência de quem somos nesse mundo aos olhos do criador".

Não quero aqui fazer nenhum tipo de apologia ou crítica aos clubes e associações de campings organizados; CCB, etc. e a muitos campistas que aderiram a esse tipo de lazer. 
Mas eles usam destes recursos para se favorecerem financeiramente. 
Estou desabafando, porquê os especuladores já passaram dos limites, e digo isto para aqueles que amam e apreciam a natureza propriamente dita caia na real.
Por exemplo: aos amantes do camping selvagem, o que significa caminhar, pescar, mergulhar, sobreviver a natureza com seu próprios recursos? buscar a camaradagem, fazer amigos, ajuda mútua e confraternização, isso não é bom? coisa que em um camping organizado quase não existe.

"Neste pequeno espaço denominado Camping Natural “Atenção, é Naturalismo!” (não tendo nada a ver com “Naturismo ou nudismo”), vou insistir mais neste assunto até onde der. 
(Charles Darwin apoiaria isso)".

E você amigo, dê a sua opinião, críticas, denúncias, ajude a encontrar um meio de colocar um basta! nisso e colocar nossas opiniões em público; que seja pelo rádio, tv, jornais, redes sociais, etc..

O movimento Rio, eu amo, eu cuido, está aí!

"Espero ter agradado, a você, amigo; muito obrigado pela atenção. Um abraço a todos".


Valter da Silva Luna
administrador

6 comentários:

  1. Valter faço de suas palavras a minha, e coloco a sua disposição o Grupo Campistas pelo Brasil a fora para podermos ir a guerra(se preciso for pois somos de Paz) para levar o bom entendimento a todos os campistas o que está ocorrendo realmente em nosso Brasil. Em nome do Grupo Campistas pelo Brasil a fora engajaremos nesta luta. Obrigado.
    Gessé Gajardoni Junior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, e muito, a você Gessé e ao Grupo Campistas pelo Brasil a fora; muito obrigado mesmo.
      Esse meu desabafo é para deixar esse alerta, e que "não fique no esquecimento" essa triste verdade.
      Mas vamos tocando em frente e pensar (no momento) em coisas mais agradáveis e que nos dá prazer; como esse Grupo Campistas.

      Valter Luna

      Excluir
    2. Rapaz... Pura verdade.
      Moro na PB; um dos lugares mais verdes do pais; tem uma mata do lado da minha casa...
      Já falei com vários órgãos, e nenhum me dá resposta.
      Não tem nenhum local p/ tal prática... Os poucos que têm, só colocam caravanas p/ dentro.
      Com valores exorbitantes...
      Ninguém faz um trabalha de reflorestamento, aqui. A mata só está servindo p/ chkgaren lixo...
      E eu, pedindo permissão p/ ao menos fazer uma trilha; fotografar.
      Palhaçada!
      Você ter um local do lado de cada, nas não poder usufruir.
      Se ao menos fosse preservada...
      Sabem me informar, se realmente preciso de alguma "deixa"?
      Ou posso entrar sem receio?
      Nela; não há placas proibindo; sei que pertence ao governo...
      Mas, ninguém me diz nada!!!
      Não tenho condição e nem carro, pra ir à outros estados.

      Excluir
    3. Olá José, tudo bem?
      Poxa, é isso mesmo que disse, o descaso e o abandono pelas autoridades.
      É uma pena, e fico triste pelo seu lindo estado (PB).
      Apesar de ser um estado rico em natureza, os ricos aproveitam dos poucos visitantes para ganhar dinheiro fazendo lugares privativos e luxuosos.
      Eu te pergunto, você já foi lá pra ver? ou te deixaram entrar?
      É difícil até para com quem quer preservar e curtir a natureza.
      Espero que com o tempo este estado melhore e muito, mas isso vai acontecer, é só esperar.
      Em breve estarei fazendo uma postagem aqui do estado da Paraíba, me aguarde.
      Obrigado José, um abraço.

      Valter da Silva Luna.

      Excluir
  2. Boa noite, sou de Ubatuba, litoral norte de São Paulo e concordo com você. Temos 94 praias em nossa cidade, e em nenhuma é permitido acampar. Porém, em diversas delas você consegue avistar mansões na costeira, o que também é proibido. Os campings também são na beira da areia da praia, com suas estruturas grandes e grandes áreas desmatadas. O trilheiro hoje em Ubatuba ou quebra as leis, ou tem que dormir nos campings pagando uma média de R$35,00 por pessoa a diária. Ou pagar guias turísticos que te levem em lugares permitidos somente se estiver com eles. Não discordo da importância dos guias, existem picos na região super perigosos para pessoas leigas. Mas se você quiser simplesmente ir em uma praia com os amigos e dormir, fazer uma comida de fogareiro e etc você não pode. Sou caiçara e nós mesmos da cidade não podemos aproveitar a natureza que temos aqui sem pagar um camping (que eu acho sem graça também)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Daniel, isso é uma vergonha, tanto para nós campistas, como para também visitantes ou estrangeiros que se deparam com essa triste história. Isso não é desculpa porque é São Paulo, moro no Rio, e em algumas regiões acontece a mesma coisa. A culpa é estritamente do governo, por deixar a especulação imobiliária e os cartéis de grandes campings organizados tomarem conta dos poucos recursos que a natureza nos oferece. Isso tem que acabar!!

      Excluir