Menu

4.2.24

A Serra Gaúcha

A serra gaúcha - Curta o frio

Camping Natural
serra Gaúcha, localmente também conhecida como Serra do Nordeste (para distingui-la da também gaúcha Serra do Sudeste) é um acidente geográfico no nordeste do estado do Rio Grande do Sul. Apresenta características socioculturais específicas, como acentuada influência alemã e italiana, grande produção de uvas e vinho e desenvolvida indústria turística.

Como chegar - BR-116: trajeto em região serrana com muitas curvas e poucos pontos de ultrapassagem. O asfalto e a sinalização estão irregulares. 
Tráfego intenso em todo roteiro. Caminhões tornam o trânsito lento perto de Porto Alegre, Caxias do Sul e Vacaria. A partir de Porto Alegre, escape do trecho mais sinuoso desviando pela RS-122 por Farroupilha até Caxias do Sul; para ir a Gramado, siga via Taquara.

O que tem de bom na serra gaúcha?

Os cânions nos arredores do Parque Nacional Aparados da Serra. 
Confira ainda os passeios a cavalo com a Horseback, em Cambará do Sul, a arquitetura de madeira de Antônio Prado, o Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves; e o Galpão da Ferraria dos Ferri, no Roteiro das Pedras em Bento Gonçalves.

A Rota Romântica 

É uma rota turística cênica localizados na Serra Gaúcha do estado do Rio Grande do Sul
A região foi primeiramente colonizada por imigrante alemães na primeira metade do século XIX
A forte influência alemã ainda pode ser admirada nas cidades e distritos. As raízes germânicas são visíveis na arquitetura, gastronomia e inclusive no sotaque e na língua (Riograndenser Hunsrückisch) dos habitantes. 

A Rota Romântica tem aproximadamente 184 km de distância e estende-se de São Leopoldo a São Francisco de Paula. passando por catorze municípios gaúchos.

Gramado

◬825 m. Porto Alegre 133, São Francisco de Paula 45, Caxias do Sul 71, Torres 320.
Os parques urbanos, com extensos gramados, lagos e muitas hortênsias, dão a sensação de que a cidade é um enorme jardim. 
A cidade é mais visitada entre os meses de junho e agosto, quando ocorrem as temperaturas mais baixas que costumam ficar abaixo de zero, e é apresentado o Festival de Inverno, com programação artística e cultural, incluindo o Festival de Cinema de Gramado.

A arquitetura bávara e enxaimel domina a paisagem urbana. Nos meses de inverno a temperatura mínima costuma ficar abaixo de zero, é frio mesmo.
O Camping Bezzi em Gramado, na Vila Planalto, área bonita com 5 000 m² , próximo ao lago Negro, tem capacidade 50 barracas e 5 trailers. Mas pelo que parece, esse camping foi transformado em uma pousada, ainda não confirmado.

O Camping Gramado - Rua Venerável - Av. Central, capacidade aproximadamente 500 pessoas. Com campo de futebol e playground, local para receber trailers, motorhomes e barracas.

Nova Petrópolis 

◬579 m. Porto Alegre 102, Gramado 36, Caxias do Sul 37, Vacaria 147.
É o melhor lugar para provar o "café colonial", um costume do imigrante alemão que se estendeu por toda a Serra Gaúcha. A influência dos colonos germânicos destaca-se também na arquitetura enxaimel.

Para ter uma ideia de como viviam os primeiros colonos, deve-se ir ao Parque Aldeia do Imigrante, um museu ao ar livre formado por várias construções da época da imigração alemã que foram removidas da área rural.

Típicas bandinhas alemãs tocam nas praças da cidade. Além do turismo, a cidade também é conhecida pelas mais de 100 malharias.
Camping Pedancino - Rod. RS 484 - Linha Gonçalves Dias - Nova Petrópolis: no centro da cidade, área gramada, cercado, arborizado, com trilhas naturais e 6 lindas cascatas.

Canela 

◬837 m. Porto Alegre 141, Gramado 8, Caxias do Sul 79, Bento Gonçalves 119.
Ligada a Gramado pela Avenida das Hortênsias, a maioria de suas atrações concentra-se na Estrada do Caracol.
Boa opção na serra para estar em contato com a natureza. 
Nas reservas e parques municipais pode-se optar por várias atividades, como rafting (descer corredeiras e quedas de rio em botes) e Canyoning (variação do rappel, no qual a descida é através de cachoeiras), ou apenas caminhadas.

Distantes 8 km uma da outra, Gramado e Canela se confundem a ponto de serem chamadas cidades-gêmeas.
Situadas numa altitude de quase 900 metros, sua temperatura chega a cair tanto que não foram poucas as vezes em que chegou a nevar na região.
A maioria de suas atrações concentra-se na Estrada do Caracol, bastante movimentada nos fins de semana.

Em Canela, o Camping Parque do Sesi - Rua Francisco Bertolucci, 3 minutos de carro do centro, quiosques com churrasqueiras, banheiros masculinos/ femininos e ducha quente.


Parque da Cachoeira - Estrada Canela para Bom Jesus - Entre Canela e São Francisco de Paula, junto a Ponte de Ferro: ideal acampamento com barracas e pequenos reboques, churrasqueiras externas, banheiros, pontos de luz.

CCB Canela (8 km do centro) com 10 hectares de terreno montanhoso, gramado e arborizado, podendo abrigar 250 unidades entre barracas e trailers. Tem cantina, minimercado, piscina natural, campo de vôlei e futebol.

Camping Saiqui (7 km de Canela) com 9 hectares de terras arborizadas e gramadas, que pertencem ao Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio, é conveniente trazer alimentos, remédios e sacos de lixo. Por aviso da administração, esse camping está desativado, mas vale a pena dar uma olhada.

Cascata do Caracol

Garibaldi 

◬617 m. Porto Alegre 114, Bento Gonçalves 13, Caxias do Sul 45, Santa Cruz do Sul 121.
Colonizada por prussianos, franceses, austríacos, poloneses e suíços, mas onde predominam os descendentes de italianos. Prédios no Centro revelam traços da arquitetura de alguns desses países.

É conhecida como a Capital do Champanhe e mantém vinícolas abertas para visitas, com degustação e venda de produtos.
Em uma maria-fumaça, que passa pelas cidades de Bento Gonçalves e Carlos Barbosa é feita a apresentação de grupos folclóricos com distribuição de produtos típicos.

É responsável por 80% da produção nacional de champanhe e 60% de vinho fino, além de maior produtor de frango de corte do Estado.
Camping CCB RS-04 - Estr. Buarque de Macedo - Vila Borgueto (próximo da antena Rádio Garibaldi): instalações padrão, chuveiros quentes, pontos de luz, churrasqueira coberta.


São Francisco de Paula 

◬907 m. Porto Alegre 117, Taquara 20, Canela 38, Nova Petrópolis 82, Torres 145.
Ideal para conhecer o modo de vida do gaúcho do interior.
Nas fazendas campeiras o visitante participa do dia a dia dos trabalhadores e faz passeios a cavalo pela região dos Campos de Cima da Serra. Experimente o leite camargo (café preto com leite tirado na hora) e o tradicional churrasco gaúcho assado na vala.
Cidade pequena, tem fama de ter o inverno mais rigoroso do Rio Grande do Sul, a temperatura chega a 8 graus negativos, congelando as águas do lago São Bernardo e dos regatos da montanha.

O camping Passo da Ilha, na estrada Passo da Ilha, pode ser apenas um ponto de parada para se seguir em frente até Itaimbezinho, um dos maiores impactos visuais na paisagem de toda região.

Farroupilha 

◬783 m. Porto Alegre 142, Caxias do Sul 20, Bento Gonçalves 26.
Este é o lugar para comprar malhas na Serra Gaúcha. Pela cidade estão espalhados vários centros de compras, pequenos shoppings nos quais se encontra uma grande variedade de roupas produzidas na região.

Além de comprar, o visitante pode conhecer um pouco da história da imigração italiana passeando pela zona rural, onde ficam as casas de pedra e de madeira construídas quando chegaram as primeiras famílias em 1875. A indústria calçadista dá lugar à produção de malhas com centro de pronta entrega.


Camping Parque Cascata da Usina - Rua linha 30, 2º Distrito de Farroupilha: área verde, chuveiro água quente, banheiro, bar, campo de futebol, churrasqueira, luz 220 volts, quadra de vôlei, segurança 24h.

Camping Mützenberg - Pesque-Pague - Estr. Morro do Macaco, S/N: área simples, açudes, espaço camping, churrasqueiras, recreação infantil e bar. Ideal pesque-pague. Local não permite colocar som alto.

Caxias do Sul 

◬817 m. Porto Alegre 150, Bento Gonçalves 40, Gramado 71, Vacaria 118, Pelotas 394.
Importante cidade industrial no Estado, ainda preserva marcas da colonização italiana.

Os museus revelam um pouco do cotidiano das primeiras famílias de imigrantes, os restaurantes servem o galeto "al primo canto" e, no Roteiro da Colônia, encontram-se vinícolas e antigos moinhos movidos a água.
A cidade hoje se destaca na produção de veículos, autopeças e eletrodomésticos.

Comida típica 

Galeto - O "galeto al primo canto" é uma herança da imigração italiana do Rio Grande do Sul, que teve início em 1875, com a chegada das primeiras famílias vindo de Trento, Vêneto, Friuli e Lombardia. Conta-se que essa iguaria descende de um costume do norte da Itália conhecido como passarinhada, ou seja, passarinhos assados.
No Brasil, os imigrantes substituíram os passarinhos por franguinhos novos, resultando no hoje popular "galeto al primo canto" (primeiro canto).
Para acompanhar, a sopa de capeletti (entrada), polenta, massa caseira e radicce com bacon. Tudo isso acompanhado com vinho tinto.

Camping do Claudio - RS-453, Zona Giacomett (à exatos 3 km da Rota do Sol): grande área, infra-estrutura barracas, campo de futebol, vôlei, salão jogos, lanchonete, barzinho, pesque e pague, portaria com segurança.

Cambará do sul 

◬1 031 m. Porto Alegre 200, Praia Grande 35, Torres 59, São Francisco de Paula 83, Criciúma 127.
A cidade serve como principal base para visitar o Parque Nacional dos Aparados da Serra, onde fica o Cânion do Itaimbezinho, uma das principais atrações turísticas do Brasil.
Para conhecer as áreas mais inacessíveis existem vários passeios a cavalo.
Mas 2 problemas podem dificultar a vida do visitante: o acesso pela RS-020 continua com longo trecho de terra, intransitável em dias de chuva, e os repentinos fechamentos do parque.
É aconselhável confirmar se está aberto e quais as condições de acesso antes de viajar.


★★★ Parque Nacional dos Aparados da Serra 

Com 10 250 ha, o parque possui 250 km de paredões rochosos com até 900 m de altura, resultado de derrames basálticos no período jurássico que cobriram uma boa parte do Sul do Brasil.
O conjunto de cânions abrange 2 parques nacionais.
O da Serra Geral, ainda sem estrutura para visitantes, e o de Aparados da Serra, reaberto em 1998, mais ainda em fase de estruturação e sofrendo eventuais fechamentos.
Com a maior parte dos seus 102 km² em território gaúcho (uma parte dele pertence a Santa Catarina) permite o acampamento selvagem em qualquer local, sem cobrar taxas.
É exigido apenas que se respeite a fauna e a flora, regulamento que é entregue aos campistas pela segurança do parque. Isso há anos atrás, não sabemos agora o certo, e se ainda pode-se acampar selvagem.
Dizem que só é permitida a entrada de 1 500 pessoas por dia, e para conhecer as áreas, existem 2 problemas; o acesso difícil por terra e os repentinos fechamentos do parque.
Nessa área, a mais bonita do Parque, próximo um pequeno restaurante, ficam as barracas junto ao canyon do Itaimbezinho, que tem uma garganta de 600 m de profundidade média.
O isolamento do Itaimbezinho é total, telefone, supermercado e farmácia fica pelo menos a 16 km, em Cambará do Sul.

O Cânion do Itaimbezinho é a principal atração do Aparados da Serra.
Caracteriza-se por paredões verticais que atingem 720 m de profundidade e 7 km de extensão.
Com a nova estrutura, foram demarcadas algumas trilhas, que devem ser acompanhadas por guias.
Na região existem outros cânions como o do Faxinalzinho, do Churriado, do Malacara e o Fortaleza.
As paisagens ficam mais nítidas no inverno (jun/ago).
O verão (dez/mar) favorece os banhos.
As trilhas e as travessias são mais fáceis. mas há riscos de chuvas repentinas.
É aconselhável levar repelente, e evite visitas em setembro, mês de muitas chuvas e falta de visibilidade.

Camping Pousada Fazenda Pindorama - Rua João Francisco Ritter - Com área para camping até 150 barracas, cozinha comunitária, banheiros, passeios a cavalo, quadra de vôlei, churrasqueira.

Pousada Corucacas - Localizada na Fazenda Baio Ruano a 1 km do centro de Cambará do Sul, na saída para Ouro Verde, pode acampar tranquilamente , e vale uma visita na típica fazenda gaúcha, com chalés simples.
A impressão é de estar em uma casa do livro "O Tempo e o Vento" , de Érico Veríssimo.

Flores da Cunha 

◬756 m. Porto Alegre 151, Caxias do Sul 20, Lages 206.
Era chamada de Trento pelos primeiros imigrantes italianos e tornou-se grande produtora de uvas e vinhos, com vinícolas abertas à visitação. Cerca de 180 delas fabricam anualmente 70 milhões de litros do produto.

A pequena cidade italiana no Brasil. Não deixe de ver a Cascata da Gruta - piscina natural - 14 km. Em Otávio Rocha, distrito vizinho, os restaurantes servem a autêntica refeição da colônia.
Camping da Vindima (parque) - estrada para distrito de Nova Roma, 3 km - Com mercado, bar/ lanchonete, churrasqueira, quadra vôlei e futebol (areia), parque infantil, lago.

Bento Gonçalves 

◬691 m. Porto Alegre 111, Veranópolis 39, Caxias do Sul 40, Criciúma 402, Bagé 439.
Na serra, oferece a maior variedade de atrações. Conhecer as vinícolas do Vale dos Vinhedos, fazer o roteiro Caminhos de Pedra (casas centenárias construídas pelos italianos) ou viajar numa autêntica maria-fumaça são algumas das opções.

Para os aventureiros há um passeio de jipe por trilhas da região e a descida em botes infláveis pelo Rio das Antas.
Colonizada por famílias vindas do norte da Itália, é uma das maiores produtoras de vinho do país. 
A indústria moveleira também é importante na economia do município.

Camping Stimmme - Linha Sertorina Alta, a 11,5 km do centro - Bento Gonçalves: área reservada para camping, churrasqueiras, bar, vestiário, piscinas, açude pesca, quadras de futebol e vôlei.



Atenção: O blog Camping Natural não se responsabiliza por alterações realizadas pelos estabelecimentos (infra-estrutura, roteiro, etc.) após o fechamento desta postagem.


6 comentários:

  1. Não fica a 40 km o centro de Camabará do Sul para o canion itaimbezinho, são 16 km apenas, e se passar pela outro caminho sai mais perto ainda do centro de Cambará.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sergio, tudo bem?
      Você está certo, são menos de 16 km a distância de Itaimbezinho para Cambará do Sul. Um erro que será corrigido.
      Valeu mesmo!
      Muito obrigado.

      Excluir
  2. No camping das Corucacas pode sim receber campistas,eu mesmo já acampei lá,tem banheiros,ponto de luz etc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - Valeu mesmo, Gaucho! pela informação.

      Obrigadão.

      Excluir
  3. Camping Corucacas excelente, vale muito a pena. Lugar lindíssimo

    ResponderExcluir