Menu

17.1.24

Históricas de Minas

Minas Gerais e suas construções históricas 

Camping Natural
Como chegar - Pela BR-381: a Fernão Dias já está duplicada desde Belo Horizonte até o trevo de São João Del Rei. Em São Paulo as obras continuam e exigem maior atenção entre Guarulhos e Mairiporã e de Atibaia à entrada para São João Del Rei. Apresenta traçado tortuoso, e a chuva e neblina são comuns em todo o roteiro.

A BR-040 (JK) : foi recapeada de Belo Horizonte a Juiz de Fora. Tem curvas em quase todo o roteiro. No período das chuvas podem ocorrer quedas de barreira até Congonhas.
Pontes e viadutos estreitos exigem cuidado na ultrapassagem. Possui tráfego intenso nas proximidades das grandes cidades.
BR-262: fica em região serrana, com curvas acentuadas entre Belo Horizonte e João Monlevade, cujo trecho possui tráfego intenso. O estreito acostamento foi transformado em terceira faixa. As chuvas podem causar quedas de barreira.

As melhores atrações históricas de MG

Veja o passeio de maria-fumaça entre São João Del Rei e Tiradentes, o conjunto de sacadas e fachadas do séc. XVIII de Mariana e Ouro Preto. Trecho da Rua Getúlio Vargas e as ladeiras e igrejas de Ouro Preto, como a N.S. da Conceição, N.S. do Carmo e S. Francisco de Assis.
Não deixe de observar o contraste da simplicidade externa com o luxo e a riqueza de detalhes internos da Igreja N.S. do Ó, em Sabará.
Para os adeptos da natureza é obrigatório  tomar um banho de cachoeira e ver as belezas das montanhas do Parque Natural do Caraça.

E para os apreciadores em gastronomia; o tutu de feijão, feijão-de-tropeiro, galinha ao molho pardo e frango com quiabo, são as comidas típicas da região.
Para visitar Minas, vale qualquer época do ano, mas no inverno a paisagem das montanhas ganha o contorno da neblina, ou bruma, como é chamada por lá.
Na Semana Santa em Ouro Preto e Diamantina, as ruas são ornamentadas com "tapetes" de areia e os sobrados coloniais, com tapetes arraiolos.

Diamantina

◬1 113 m. Belo Horizonte 284, Curvelo 124, Sete Lagoas 220, Montes Claros 380.
Da época do Ciclo do Diamante restaram um preservado casario colonial e igrejas. Diamantina aguarda o título de Patrimônio da Humanidade.

A cidade também é conhecida pela produção e venda de tapetes arraiolos. Nos arredores há cachoeiras com piscinas e a Gruta do Salitre.

As ruas e becos íngremes e tortuosos com calçamento pé-de-moleque, impedem velocidades dos veículos acima de 30 km/h.

Camping Candeia Torta - 6 km após Clube Campestre; área camping, restaurante, piscina, luz de lampiões, churrasqueiras.

Camping São Pedro - Rua das Camélias; área com estacionamento, banheiros masculino/ feminino, cachoeira água natural.


Serro

◬781 m. Belo Horizonte 255, Diamantina 89, Jaboticatubas 171.
Os acessos, por asfalto e terra, são estreitos e sinuosos. A 781 m, na Serra do Espinhaço, existem igrejas coloniais e casario preservados do séc. XVIII.

Conhecida como a Terra do Queijo, e boas ofertas em artesanato de pedra-sabão. 
Os distritos de Milho Verde e São Gonçalo do Rio das Pedras oferecem opções de turismo ecológico.
Cachoeira do Carijó

Camping do Ademar - Distrito de Milho Verde - Rua do Campo; estruturas com chuveiro quente.

Camping Serro Alegre - Delfinópolis - Fazenda Serro Alegre; área gramada, banheiros e luz elétrica.


Conceição do Mato Dentro

◬701 m. Belo Horizonte 183, Serro 60, Sete Lagoas 250.
Apesar de ser uma cidade histórica, suas igrejas estão sempre fechadas.

A Cachoeira do Tabuleiro, com 273 m de altura, considerada a terceira maior do Brasil, é a melhor atração e fica a 23 km em estrada de terra e mais 1h de caminhada.

Isolada devido às longas estradas de terra, fica na borda da Serra do Espinhaço. Vive da cafeicultura e da pecuária de corte.
Camping Tabuleiro Eco Hostel - Rua Joaquim Costinha - Distrito de Tabuleiro; área camping, ampla área convivência e lazer, lanchonete, bar, restaurante, bosque, estacionamento privativo, cavalgadas e passeios.


Santa Luzia

◬751 m. Belo Horizonte 26, Lagoa Santa 52.
Fundada pelo bandeirante Borba Gato, tem casario e igrejas do período colonial preservados no Centro.

Foi palco de importantes batalhas, como a Revolução Liberal de 1842, cujas marcas de bala ainda podem ser vistas na Casa da Cultura, antiga sede dos revoltosos.
Vive da produção de hortifrutigranjeiros.
Pousada Pesque e Pague Casa Branca - Córrego Frio - Rua Manoel João Batista; área camping, estacionamento, fogão a lenha, área pesca, ducha, bar, restaurante.

Sabará

◬723 m. Belo Horizonte 25, Caeté 21, Conselheiro Lafaiete 119.
As ruas e os monumentos destacam-se das outras cidades históricas por causa do estilo barroco com nítidas influências orientais, como a igreja de N.S. do Ó, construída no Ciclo do Ouro.

Outro símbolo da cidade é o Teatro Municipal, antiga Casa da Ópera que foi inaugurada em 1770.
A Cidade das Jabuticabas tem na extração do ferro a principal atividade econômica.
Verde Lazer Camping Clube - Rua Fertaigue - Ravena;  área de camping, parque aquático, campo futebol, estacionamento gratuito, churrasqueiras. é mais um clube que um camping.

Caeté

◬945 m. Belo Horizonte 54 (via BR-262), Sabará 25, Congonhas 148.
Fundada no Ciclo do Ouro, ainda mantém construções da época perto da praça central, como a antiga cadeia pública, o pelourinho e a Igreja N.S. do Bom Sucesso (1756), um dos marcos do início da 3ª fase do Barroco.

Outras atrações: a Serra da Piedade, com vista panorâmica da região, um santuário do séc. XVIII e o distrito de Morro Verde, onde começou a Guerra dos Emboabas.

- camping o mesmo da cidade de Sabará - Verde Lazer Camping Clube.

Belo Horizonte

◬858 m. Brasília 741, Rio de Janeiro 444, Vitória 526, São Paulo 586, Porto Alegre 1 712.
Possui boa rede hoteleira, que pode ser usada para visitar as cidades históricas vizinhas.
A vida noturna é movimentada, com diversão para todos os gostos.
Outros destaques são o Bairro da Pampulha, com obras de Oscar Niemeyer da década de 40.

Do outro lado da cidade fica o Parque das Mangabeiras, uma grande área verde inaugurada em 1982, com projeto do paisagista Burle Marx.

Fundada há 100 anos, foi a primeira cidade planejada do país, porém o trânsito é confuso.
CCB MG-01 - Estr. dos Inconfidentes - Ouro Preto; próximo centro, instalações padrão, luz 110 v, chuveiros quentes, quadra esportes.

Santa Bárbara

◬732 m. Belo Horizonte 107, Mariana 73, Caeté 89 (via BR-381), Sabará 114 (via BR-381).
Uma das cidades de apoio para visitar o Parque Nacional do Caraça, tem várias igrejas e construções remanescentes do período colonial.
Desse passado histórico ficaram poucas dessas construções, e a maioria estando abandonadas.

Para o visitante há hotéis, várias pousadas e a Hospedaria do Caraça, mas para o campista resta o Camping Lagoa Guarda Mor na cidade de Catas Altas, ou visitas ao Parque do Caraça, onde não é permitido acampar nas suas dependências.
Hospedaria Santuário de Caraça

Ruínas no Caraça

Porém há exceção feita para caminhadas a seus picos, quando é permitido o passar a noite acampado, com a devida comunicação prévia à administração do parque, vale investigar.


Catas Altas

◬743 m. Belo Horizonte 120, Santa Bárbara 13, Mariana 60, Conselheiro Lafaiete 214.
No Parque Natural do Caraça, uma das mais belas atrações do Estado, são encontrados lagos, cachoeiras, grutas, montanhas e o lobo-guará, espécie ameaçada de extinção.
Outra atração é a igreja N.S. da Mãe dos Homens (séc. XIX), com órgão de 700 tubos, vitrais franceses e biblioteca com obras do séc. XVI.
A pequena cidade perto da Serra do Espinhaço, emancipou-se de Santa Bárbara, em 1996, e ficou com o Prq. Natural do Caraça.

★★★ Parque Nacional do Caraça

Reúne atrativos naturais e históricos. Lá funcionam um colégio e um seminário construídos entre 1774 e 1779. O colégio foi destruído por um incêndio em 1968. Restam apenas ruínas, recuperadas e misturadas a elementos modernos. 
O símbolo do parque e do santuário é o lobo-guará. Acostumado pelos padres a receber comida, alguns aparecem ao anoitecer.
O parque possui 11 mil ha de matas espalhadas pela Serra do Espinhaço, com altitudes que vão de 1 200 m a 2 mil m.
Há várias cachoeiras, cascatas, piscinas naturais e grutas que podem ser alcançadas por trilhas de duração e dificuldade variadas.
Algumas das trilhas para grutas exigem habilidades e equipamentos especiais de rapel. 
É o caso da Gruta do Centenário, que tem 400 m de profundidade e cachoeira subterrânea.
Outra opção para os aventureiros são as escaladas. A temperatura média anual é de 15° C e recomenda-se uso de agasalho mesmo no verão.
Para o visitante e o campista, vale as mesmas observações da cidade de Santa Bárbara, como também procurar melhores informações junto à administração do parque, de como acampar com a devida autorização.

Camping Lagoa Guarda Mor - Centro - Bairro Lagoa Guarda Mor; área camping e natação na lagoa, bar, comida caseira, sinuca.


Ouro Preto

◬1 179 m. Belo Horizonte 96, Ponte Nova 99, Barbacena 205, São João Del Rei 230.
Pelas ruas de pedras o visitante vai conhecendo o porquê de a cidade ter sido tombada pela Unesco como Patrimônio Histórico da Humanidade.

O casario colonial preservado, as inúmeras igrejas barrocas, as obras de Aleijadinho, as casas dos Inconfidentes, a copra de artesanato e de pedras semipreciosas figuram como as principais atrações.

Outro destaque é a Mina da Passagem, a 8 km do Centro e no limite com Mariana.
A maior e mais rica cidade do Ciclo do Ouro vive hoje da mineração e do turismo.
CCB MG-01 - Estr. dos Inconfidentes - próximo ao Centro; instalações padrão.

Camping da Chapada-Chará - Estr. para Chapada; instalações padrão.

Mariana

◬712 m. Belo Horizonte 108, Ouro Preto 12, Ponte Nova 70, Barbacena 217.
A maior parte da cidade é moderna, mas o conjunto de ruas do Centro, delimitado por 3 pontes principais, conserva ainda parte do casario, igrejas, museus da época colonial e ateliês que valem a visita.

Nos arredores existem monumentos isolados e artesanato de boa qualidade.
É uma das cidades mais antigas de Minas Gerais (1696). Hoje em dia, a extração de ferro é a principal atividade econômica.
Em Mariana existe algumas pousadas, em destaque para Solar dos Corrêa no centro; os apartamentos tem tamanho e decoração diferentes, aproveitando a distribuição original do prédio colonial e centenário.
- Para o campista as áreas são as mesmas de Ouro Preto; CCB MG-01 e o Camping da Chapada-Chará.


Congonhas

◬871 m. Belo Horizonte 83, Barbacena 92, São João Del Rei 120, Ouro Preto 136, São Paulo 650.
A parte baixa da cidade, com movimento intenso de caminhões carregados de minério de ferro, pode até desanimar a visita.

Mas, na subida à Basílica de Matosinhos, percebe-se a vocação turística e religiosa da cidade, com os 12 Profetas de Aleijadinho (Patrimônio Cultural da Humanidade) e a Romaria, local que abrigava os milhares de peregrinos que ainda hoje vêm participar dos festejos do Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.

Congonhas serve de apoio para quem circula pela BR-040. Economicamente, vive da extração de minério de ferro e da pedra-sabão.
Camping Parque da Cachoeira - Av. Tenente Horácio Cordeiro - bairro de Campinho; dentro do Parque da Cachoeira Santo Antônio, área camping, trailer, estacionamento, piscinas, lanchonete, quadras esporte.


Tiradentes

◬927 m. Belo Horizonte 214, São João Del Rei 14, Barbacena 53, Lavras 409.
A cidade tornou-se um dos centros históricos da arte barroca mais bem preservados do Brasil, por isso voltou a ter importância, agora turística, na metade do século XX, foi proclamada patrimônio histórico nacional tendo suas casas, lampiões, igrejas, monumentos e demais partes recuperadas.

A cidade mantém as principais atrações históricas do período colonial, mas o forte são os ateliês, os antiquários e o comércio de artesanato de ótima qualidade.

Na Serra de São José existem trilhas, lagos e cachoeiras.
Tiradentes se diferencia das outras históricas devido às casas com grandes quintais, à presença de charretes e cavalos e à paisagem da Serra de São José.


Comida Mineira

Tutu de feijão, feijão-de-tropeiro, frango ao molho pardo e frango com quiabo (geralmente refogados na banha de porco) são os pratos mais encontrados em todas as cidades históricas do Ciclo do Ouro.
Os acompanhamentos variam um pouco, mas alguns estão sempre presentes: torresmo, couve, ora-pro-nóbis (uma verdura selvagem da região) e angu.
A origem destes pratos data da corrida ao ouro nos séculos XVII e XVIII e recebeu influência portuguesa, africana e indígena.

O feijão-de-tropeiro, por exemplo, composto de uma mistura de feijão cozido, farinha de mandioca, linguiça ou carne de porco e torresmo, era a alimentação básica dos homens que transportavam mercadorias em lombo de burro (tropas) no século XVIII.
A galinha caipira com quiabo e angu, também chamada de xinxim, tem no angu uma herança indígena que foi largamente utilizada para a alimentação dos escravos nas senzalas.
Para experimentar: vale a visita ao restaurante Virada do Largo - Rua do Moinho; cozinha tradicional feita com vários produtos de horta própria.

Camping Tiradentes - Av. Gov. Israel Pinheiro; ampla área de camping, luz elétrica, segurança e toda infra-estrutura.

São João Del Rei

◬910 m. Belo Horizonte 201, Tiradentes 14, Barbacena 59, Juiz e Fora 164.
Apenas a parte central é preservada, mesmo assim o calçamento das ruas já foi trocado.
Casarões, museus e igrejas são bem-cuidados e guardam obras de grande valor artístico e histórico.
Uma curiosidade é a Rua Santo Antônio, conhecida como a "Rua das Casas Tortas".

O artesanato de estanho e o passeio de maria-fumaça são destaques na cidade.

Em vários distritos e municípios vizinhos pode-se comprar bom artesanato.
O antigo centro minerador é um dos pioneiros na utilização de estradas de ferro em Minas Gerais, e vive hoje da indústria têxtil, do estanho e da extração de cassiterita e ferro.
- Para o campista, o melhor local é em TiradentesCamping Tiradentes.



Atenção: O blog Camping Natural não se responsabiliza por alterações realizadas pelos estabelecimentos (infra-estrutura, roteiro, etc.) após o fechamento desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário