caping2

11.5.16

Litoral de Santa Catarina

Como chegar - BR-101: um dos trechos mais movimentados e perigosos do país, tanto que está sendo duplicado. A falta de sinalização exige atenção redobrada com os canteiros de obras entre Joinville e Florianópolis. A estrada entre a Serra do Mar e o litoral, apresenta aclives e declives acentuados, sujeitos a erosão e quedas de barreira.

O que curtir - no verão, para aproveitar melhor as praias, fora de temporada, a estrutura turística do Balneário Camboriú é muito usada por excursões de terceira idade, já na temporada é invadida por jovens, principalmente a vida noturna. Além das praias, vale a visita: o Museu Nacional do Mar, em São Francisco do Sul, Beto Carrero World, mergulho na Reserva Biológica do Arvoredo e o Farol de Santa Marta.
Em Florianópolis, não deixe de ir as dunas entre a Praia da Joaquina e a Lagoa da Conceição e de conferir os passeios de veleiro passando pelos fortes. Para a prática do surfe são indicadas as praias da Joaquina, Ferrugem e Rosa. Nesta podem ser vistas baleias-francas, no período de setembro a outubro.

São Francisco do Sul

◬9 m. Florianópolis 226, Joinville 46, Jaraguá do Sul 59.
O melhor acesso é pela BR-280, evitando passar pela área urbana de Joinville.
Tombada pelo Patrimônio Histórico, a cidade é a mais antiga de Santa Catarina. Reúne no Centro um conjunto de casas preservadas do período colonial.

Outra atração é o Museu Nacional do Mar, com  a maior coleção de embarcações brasileiras. Na Baía de Babitonga, são realizados passeios de barco. Do outro lado da baía, fica a Vila da Glória, uma opção para quem busca tranquilidade.
Tony Camping - Rua Campos Novos - Praia de Ubatuba, quadras para barracas, sendo 2 cobertas, 8 banheiros, 7 churrasqueiras.

Camping Passarela - Rodovia Duque de Caxias, bairro de Ubatuba. Local para barracas e trailers.

Penha

◬20 m. Florianópolis 112, Barra Velha 18, Itajaí 26,  Blumenau 61.
A antiga terra dos índios carijós recebe na temporada 100 mil pessoas atrás de diversão no Beto Carrero World, na Praia da Armação de Itapocorói.
Essa praia é um bom lugar para relaxar e estar em contato com a natureza. Conta com uma boa faixa de areia de areia acizentada batida, o mar é calmo, de águas transparentes que mais parece uma piscina natural.

O maior parque multitemático do mundo, O Beto Carrero World.

O Parque é um dos roteiros turísticos mais procurados no Brasil e América do Sul. Possui modernos e radicais brinquedos, com apresentações de shows ao vivo.
Outro atrativo é experimentar a culinária açoriana, onde os imigrantes que se instalaram na região adaptaram a seu paladar os produtos da terra recebendo influência dos nativos índios carijós. 
A principal contribuição indígena é a farinha de mandioca, que é a base dos ingredientes do pirão. Todos os visitantes recebem também uma dose de "consertada" (cachaça feita por eles) e "biju" (espécie de bolo).
Alguns desses pratos deliciosos e seus respectivos acompanhamentos podem ser encontrados no Restaurante Pirão d'Água - Av. São João (Praia da Armação).

Pousada e Camping Pé na Areia - Rua Antonio Carlos K. Reis, bairro Armação de Itapocorói - Espaço várias barracas e trailers, segurança 24 horas, estacionamento, banheiros masc/ fem, churrasqueiras.


Pousada e Camping Refúgio do Poá - Rua Waldemar Werner, em Armação - De frente para o mar, em ambiente paradisíaco, aberto 24 horas o ano inteiro.

Balneário Camboriú

◬18 m. Florianópolis 81, Itajaí 10, Brusque 43, Blumenau 64.
Bastante agitado no verão, tem praias sossegadas ao sul. As praias do Centro ficam congestionadas na alta temporada, a vida noturna atrai jovens turistas hospedados nos municípios vizinhos.

Fora da temporada a prioridade são as convenções e o turismo de terceira idade.

A Praia do Pinho, com infra-estrutura modesta (é considerada a primeira de naturismo no Brasil), tem acesso controlado.
Camping  Estaleirinho - Rua Victório Fornerolli - Praia do Estaleirinho. Com acesso direto a praia, área para barracas, trailers, motorhomes, área de lazer, piscina, churrasqueira.

Camping Praia do Pinho - Naturista - Av. Rodesindo Pavan (Rodovia Interpraias), capacidade 200 barracas, amplo estacionamento, 2 banheiros comunitários, cozinha coletiva, churrasqueiras.

Camping e Pousada do Chicão - Av. Rodesindo Pavan - Próximo Praia do Estaleiro, capacidade 30 barracas, cozinha coletiva, banheiro, churrasqueira, estacionamento.

Bombinhas

◬1 m. Florianópolis 70, Itajaí 56, Blumenau 92, Criciúma 272.
Conhecida por ser um excelente local para mergulho. 
A principal atração para os aficionados é a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, um conjunto de 3 ilhas a 7 km da costa.
Bombinhas - A Capital do Mergulho

As escolas de mergulho da região organizam excursões e não é necessário ter experiência. O município possui trilhas que levam a praias desertas e selvagens (como a Quatro Ilhas, Mariscal, Conceição, Tainha, Porto da Vó..), e vilas de pescadores.
Camping Bombinhas - Rua Tainha - A 200 metros da praia, área gramada e arborizada para 40 barracas, banheiros, próximo mercado, estacionamento.

Quatro Ilhas Camping - Rua Atol das Rocas - Totalmente arborizado, vista para o mar, banheiros, salão de festas/ jogos, churrasqueiras.

Camping Bombas - Rua Martim Pescador - 800 metros da praia, capacidade 20 barracas, supermercado, banheiros femininos/ masculinos, refeitório, fogão a lenha, churrasqueira.

Porto Belo

◬1 m. Florianópolis 66, Balneário Camboriú 22, Blumenau 88.
Baía de águas tranquilas com várias marinas. Esta cidade é considerada a capital sulbrasileira quando se trata de transatlânticos (são vários que a visitam todos os anos).
A capital dos transatlânticos no sul do Brasil.

Perdeu as melhores praias em 1992, depois da emancipação do município de Bombinhas, com o qual divide uma península. É ponto de partida para passeios de barcos, como, a Ilha de Porto Belo (Ilha João Cunha), onde há um museu com fotografias, vídeos e objetos das viagens da família Schurmann em veleiro.

Campings - Possui os mesmos campings de Bombinhas, por ser cidades tão próximas. 
Mas Porto Belo possui praias (para os mais aventureiros) desertas e de acesso difícil por trilhas (melhor ir de barco). São praias quase selvagens, algumas com vilas de pescadores; como Praia de Estaleiros, Caixa'Aço, Prainha e Araçá.
Opinião: São propícias  para o banho, calmas e sossegadas, e algumas famílias aproveitam para levar crianças e idosos. 
Conta com nenhuma ou moderada infraestrutura, mas uma boa opção é levar medicamentos, alimentos e bebidas para que não aconteça nenhum imprevisto. Fazer uma caminhada durante o entardecer é uma boa opção para relaxar.

Governador Celso Ramos

◬40 m. Florianópolis 49, Itajaí 71, Blumenau 123, Joinville 167.
Apesar de estar entre Florianópolis e Porto Belo, a região não é muito procurada, devido à pouca infra-estrutura e às estradas de terra que contribuem para o seu isolamento. Isto faz com que as praias fiquem desertas e selvagens, com algumas vilas de pescadores, sendo uso quase exclusivo de turistas aventureiros e campistas.

Na Ilha de Anhatomirim pode ser visitada a Fortaleza de Santa Cruz, exemplo de arquitetura barroca militar. Foi a principal fortificação do antigo sistema defensivo da Ilha de Santa Catarina, projetada e construída pelo brigadeiro português José da Silva em 1739.
Camping Palmas das Gaivotas - Rua dos Recantos - Palmas. Área para barracas, trailers e motorhomes, vista e saída para praia, cozinha comunitária, banheiros, quadra de vôlei.
Para os aventureiros as praias afastadas são boa pedida: Praia de Fora, Caravelas, Tinguá e Cordas (desertas), e a Baía dos Golfinhos, onde pescadores alugam barcos para levar os visitantes até a Ilha de Anhatomirim.

Florianópolis

◬25 m. Brasília 1 673, Curitiba 300, Porto Alegre 476, São Paulo 705, Rio de Janeiro 1 144.
São mais de 40 praias e paisagens como dunas, lagoas e mangues, além de trilhas e vistas panorâmicas do alto de morros.

- A Ilha do Campeche tem Mar azul-Caribe, é ótima para mergulho e você ainda pode fazer caminhadas por trilhas para ver as inscrições rupestres.
Ao norte ficam os balneários mais urbanizados, como Canasvieiras, Ingleses e Jurerê. Ao sul, as praias de Armação, Campeche e Pântano do Sul.
- Oferece passeios de barco, pontos de mergulho e refeições à base de peixes e crustáceos.
Uma boa pedida é a chamada "sequência de camarão"; uma espécie de rodízio oferecido perto da Lagoa da Conceição.
No verão os congestionamentos são inevitáveis, principalmente nos fins de semana. A duplicação da BR-101 facilitou o acesso para quem vem do sudeste.
Camping Recanto do Santinho - Rua Raul Pereira Caldas,  Costão do Santinho. Infraestrutura para barracas, trailers e motorhome. Banheiros com chuveiros quentes, luz, segurança e tranquilidade, aberto o ano inteiro.

Camping Costa do Sol - R. Clorinda Ventimiglia - Cachoeira do Bom Jesus. Área 15 000 , estacionamento, vagas barracas, trailers restaurante, playgound, salão de jogos, quadra futebol, churrasqueiras.

Camping Lagoa da Conceição - Av. das Rendeiras. Completa infraestrutura para camping, estacionamento mensal para motorhomes, aberto o ano todo.

Casarão Camping & Hospedaria - Rua Raul Pereira Caldas, Praia do Santinho. Área de camping com vasta sombra, aproximadamente 300 metros do mar, quartos coletivos e privativos, lotes individuais para barraca, estacionamento, banheiros, ampla cozinha e sala de convivência.

Palhoça

◬3 m. Florianópolis 25, Santo Amaro da Imperatriz 11.
Cidade de negócios, com trânsito intenso, faz parte da Grande Florianópolis, e concentra grandes indústrias.

Praia da Guarda do Embaú - Acesso pelo Rio da Madre. Próxima ao Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. Praia de tombo muito procurada por surfistas. O Morro do Urubu oferece vista de toda região, incluindo a Praia da Pinheira e a Ilha do Coral. O vilarejo fica separado da praia pelo Rio da Madre e a travessia é feita em pequenos barcos de pesca.
Guarda do Embaú Surf Camp - Rua Manoel Alfredo dos Santos - Palhoça: capacidade 120 barracas, banheiros masculinos/ femininos, (quente e frio), churrasqueira, cozinha comunitária, estacionamento.
Camping Maeporã - Rua Manoel Alfredo dos Santos - Palhoça: área com Wi-Fi, churrasqueira, estacionamento, pontos de luz, duchas ao ar livre, banheiros banho quente.

Garopaba

◬18 m. Florianópolis 96, Laguna 61, Tubarão 80, Araranguá 160.
Antigo pólo pesqueiro, recebe a cada ano mais turistas.

Praia da Ferrugem, é o paraíso dos surfistas - Muitos dos visitantes são surfistas, que encontram boas ondas nas praias Silveira e Ferrugem, consideradas 2 dos melhores pontos de surfe do país. 
As praias distantes, como Gamboa, Siriú e da Barra, mantém as características primitivas.
Camping Lagoamar - Rua Lagoa Mar, Centro. Área 60 000 , capacidade 500 barracas, motorhomes, trailers, pontos de luz, fogões coletivos, churrasqueiras.

Camping Garopaba - Rua Nereu Ramos. No centro, 2 quadras da praia, próximo supermercados, restaurantes e farmácias. Área 5.000 m², para  60 barracas, suítes e quitinetes para alugar, churrasqueiras.

Praia da Rosa

Florianópolis 80, Garopaba 17, Imbituba 23, Joinville 250.
Os moradores e os ecologistas empenham-se em manter um ambiente rústico. 
Não há iluminação nem ruas asfaltadas e a construção de edifícios é proibida.
Considerada a capital nacional da Baleia-franca, estrutura-se mais a cada ano para receber o crescente número de turistas que visitam a cidade. 

Sendo considerada uma das 30 baías mais bonitas do mundo, a Praia da Rosa ainda não tem um núcleo populacional definido e faltam transportes.
Baleia-franca e seu filhote, no litoral de Praia da Rosa.

Cercada por costões, é berçário das baleias-francas de maio a dezembro. Há passeios de barco que levam os turistas para ver as baleias de perto.
Camping do Rosa - Estr. Geral do Rosa (próximo Restaurante do Geraldo), Praia da Rosa. Área para barracas, cozinha comunitária, churrasqueiras.

Laguna

◬2 m. Florianópolis 124, Tubarão 32, Imbituba 35, Criciúma 90.
Urbanizada, conta com casas de veraneio. A cidade tem um complexo de 3 lagoas, o que lhe deu o nome, e apresenta muitas atrações.

A Praia do Mar Grosso concentra a infra-estrutura turística. As praias do sul são menos estruturadas. Na Lagoa do Imaruí (nome dado pela presença constante deste mosquito) há pesca de tainha e camarão.

Além das praias e da pesca noturna do camarão, o visitante pode passear pelo Centro Histórico, com casas preservadas da época colonial. 
Os destaques são a antiga residência de Anita Garibaldi, sede da República Juliana (movimento separatista do sul do país) e o Farol de Santa Marta.

- Restaurada na década de 70 e transformada em relicário histórico. A casa onde Anita Garibaldi vestiu-se para casar pela primeira vez.
Na Praia do Mar Grosso, os molhes criam duas áreas: uma à esquerda, com ondas boas para surfe; a outra, a Barra Mansa da Lagoa de Sto. Antônio dos Anjos, é procurada para windsurfe e vela.

- A grande atração na lagoa Sto. Antônio dos Anjos é a pesca da tainha com auxílio de golfinhos, que conduzem os cardumes em direção às tarrafas e depois recebem a recompensa em forma de peixes.
Camping Molhes da Barra - Rua Maria Egídia - A 50 m da Praia do Mar Grosso. Capacidade 300 barracas, 100 motorhomes, 03 baterias de banheiros, 03 complexos cobertos com churrasqueiras, playground, cancha de bocha, campo suíço de futebol.

Araranguá

◬13 m. Florianópolis 220, Criciúma 46, torres 66, Porto Alegre 240.
Paredões rochosos, dunas e a Barra do Rio Araranguá - cuja cor se alterna entre azul e verde - compõe seu principal cartão postal: o Penhasco Morro dos Conventos.

Próximo a foz do Rio Araranguá, onde ocasionalmente aparecem golfinhos, abriga um farol, local procurado para quem salta de asa-delta.
Camping Morro dos Conventos - Av. Atlântica. Área 95 000 m², para 600 barracas, trailers e motorhomes, estacionamento, banheiros, cantina, 4 piscinas, quadras futebol, tênis e vôlei, churrasqueiras, alojamentos em cabanas e chalés.
- Por enquanto, não está mais em disponibilidade áreas para camping em barracas.



Atenção: O blog Camping Natural não se responsabiliza por alterações realizadas pelos estabelecimentos (infra-estrutura, roteiro, etc.) após o fechamento desta postagem.

2 comentários:

  1. sugestao, coloque mais informações sobre o camping em si, como coordenada GPS, contato, se possivel fotos das instalações para ser util para decisao hospedagem, (claro que se a intenção do seu blog for indicar lugares que se possa conhecer acampando), pois as fotos apresentadas nao trazem a real do camping, podendo induzir os leitores a ir num local pensando ser uma coisa e ser outra. Muitos campings citados sao ruins e eu nao recomendaria, ou melhor falaria não va se nao quiser se incomodar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - Um bom dia, Andry. As informações dos posts estão corretas, e vale verificar que Camping Natural não se responsabiliza por nenhuma mudança em campings; isto foi dito e recomendado.
      Camping Natural também não se propõe a viabilizar as condições, nem distâncias cronometradas de estradas; isto foi dito.
      As fontes em Camping Natural (algumas, claro, antigas e sendo reformuladas) são de toda confiança e probidade, sendo exibidas às pessoas que gostam de camping.
      Camping Natural, sempre pede auxílio, comentários e qualquer tipo de informação que possa melhorar os posts.
      Peço desculpas a algum post meu mal intencionado.
      Boa sorte, a você, e obrigado.

      Excluir