Menu

6.2.23

Região de serra - RJ

Região de serra - Rio de Janeiro 

Camping Natural
Como chegar - Pela BR-040 - o trecho do Rio de Janeiro a Juiz de Fora foi privatizado e recapeado daí até Belo Horizonte. Nesta região existe pista dupla e curvas em todo o roteiro, mas o asfalto e a sinalização apresentam boas condições.

Qual os melhores lugares na serra do RJ?

Visite o Museu Imperial e o Palácio de Cristal e o Hotel Quitandinha em Petrópolis, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos e as serestas de Conservatória. O Museu da Cachaça em Pati do Alferes.

Na região de serra, apesar do frio, os meses de inverno (junho a setembro) combinam mais com o clima das cidades.
Serra-fluminense-23

Conservatória

◬535 m. Rio de Janeiro 121, Barra do Piraí 31, Valença 33, São José dos Campos 245.
Nas noites de sexta e sábado, seresteiros e turistas caminham pelas vielas com casas de estilo colonial entoando velhas canções.

As serestas costumam começar às 23h, mas os músicos chegam algumas horas antes no Museu da Seresta. Nem só de seresta e turismo vive a pequena cidade, mas também da agropecuária.

Em cada casa existe uma plaquinha com o nome de um clássico da música brasileira. Muitas delas foram descerradas formalmente com a presença dos autores, caso de Dorival Caymmi e Tom Jobim.


Existe várias pousadas em Conservatória, vale a pena conferir, e também um camping:
Pousada e Camping Serras Verdes - Rua Brigadeiro Dias Costa - Corte da Pedra - Conservatória - Valença: ampla área gramada, banheiros feminino e masculino com chuveiros quentes, pontos de luz 110 v, lava-pratos, lava-roupas e churrasqueira.

Vassouras

◬434 m. Rio de Janeiro 116, Mendes 19, Barra do Piraí 22, Miguel Pereira 32.
Preserva construções históricas da época do café, como a Igreja Matriz e os casarões que hoje abrigam órgãos públicos.

Os universitários movimentam a economia da cidade. A maioria dos estudantes frequentam os bares do Centro, na região conhecida como Broadway.
Camping Nature - Sacra Família do Tinguá - Eng. Paulo de Frontin: com infra-estrutura, local histórico e contato com a natureza.

Pati do Alferes

◬610 m. Rio de Janeiro 100, Miguel Pereira 7, Vassouras 39, Barra Mansa 133.
A pinga é uma das atrações da cidade que, além de produzir aguardente artesanal, possui o Museu da Cachaça, com 1 900 garrafas da bebida adquiridas no Brasil inteiro. 
No distrito de Avelar (15 km) pode-se comprar flores feitas com palha (artesanato típico da região).

A tranquila cidade também destaca-se por ser a maior produtora de tomate do Estado, realizando anualmente (junho) uma festa do produto.

Em Pati de Alferes a opção de camping são as mesmas de Vassouras e Petrópolis: o Camping Nature e o Camping Vale da Paz Selva.

Petrópolis

◬809 m. Rio de Janeiro 66, Teresópolis 54, Três Rios 66, Niterói 76, Nova Friburgo 131.
O centro histórico guarda as lembranças do Império em imponentes construções, com destaque para o Museu Imperial. A Rua Teresa é um sem-fim de confecções e atravessá-la nos fins de semana exige paciência.

Para quem gosta de atrações mais ecológicas, as caminhadas e os esportes radicais são praticados no parque nacional. A boa culinária está presente nos restaurantes, e o distrito de Itaipava é o principal reduto gastronômico.
Hotel Quitandinha, ex-cassino, cartão postal de Petrópolis

O crescimento da cidade trouxe os problemas das grandes metrópoles, como congestionamento e poluição. Evite sair ou chegar do município no final da tarde, quando um forte nevoeiro torna quase nula a visão do motorista.
Camping Vale da Paz Selva - Estrada do Taquaril: Área com estrutura básica para camping totalmente selvagem com trilhas para montanhas, matas e riachos.

Teresópolis

◬871 m. Rio de Janeiro 91, Magé 31, Itaipava 40, Nova Friburgo 77.
Apesar de não possuir o mesmo charme da vizinha Petrópolis, a cidade apresenta um clima agradável, realçado pela vista do Pico Dedo de Deus.

Considerada a “capital brasileira do alpinismo”, Teresópolis oferece uma série de passeios e opções turísticas, destacando-se o Parque Nacional da Serra dos Órgãos.
A economia é mais voltada para o comércio local. No final da tarde, como em Petrópolis, surge um forte nevoeiro, o que torna muito perigoso trafegar pelas estradas.

★★★ Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Com uma área de 12 mil ha, seu relevo acidentado apresenta várias elevações rochosas, com destaque para o Pico Dedo de Deus (1 692 m) e a Pedra do Sino (2 263 m), o mais alto do conjunto.
O visitante pode percorrer trilhas e conhecer as diversas cachoeiras e piscinas naturais.

Os "trekkers" mais experientes podem fazer a travessia de Petrópolis a Teresópolis (42 km) em 3 dias, passando pelo Castelo do Açu e Pedra do Sino, que também pode ser alcançada por Teresópolis em trilha limpa de 5 h sem o acompanhamento de guias.

Na subsede estão os melhores poços para banhos, trilhas mais leves e o Centro de Visitação para turistas. Tem 2 áreas de camping e alojamentos para grupos (25 a 30 pessoas) que deve ser reservado, a Carpintaria e a Clareira. 
Os dois acampamentos da subsede são também modestos e rústicos, mas adequados para a prática do camping semisselvagem.
 
Para acampar, o campista pode escolher entre a sede e a subsede.
A sede fica no km 58 da estrada Rio - Teresópolis, já praticamente na cidade, com um único acampamento, o 13 de Maio. 

Tem o ar puro, o verde das matas, o cantar dos passarinhos, alamedas, banhos em piscina natural pelas águas do rio Paquequer, passeios nas trilhas quase centenárias.
Para muitos campistas vale o sacrifício, principalmente para o camping selvagem, sem depender da subsede do Parque. 
Já para quem não gosta de acampar, o Parque também dispõe de dois abrigos, um para descanso, e outro exclusivo a alpinistas e excursionistas.

A sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, apresenta várias opções de trilhas. A principal é a travessia do parque a partir de Petrópolis.

São 3 dias de caminhada, passando por seus pontos culminantes. Na subsede do parque ficam as melhores piscinas naturais.

Camping Quinta da Barra - R. Antônio Maria - 5ª Barra: Sem fins lucrativos - espaço para barracas, trailer e motor-home, traga seu equipamento.


Cachoeiras de Macacu

◬57 m. Rio de Janeiro 105, Nova Friburgo 40, Teresópolis 117, Juiz de Fora 289.
Pequena cidade situada no sopé da Serra dos Órgãos.

Nos arredores há vários atrativos naturais. Os rios que cortam a região oferecem opções de poços e cachoeiras.

Na Pedra do Colégio é possível saltar de asa-delta. Atenção a subida da serra até Nova Friburgo, é congestionada e cheia de curvas perigosas.
Espaço Cultural 7 Quedas Inn - RJ-116 - Boca do Mato: com infraestruturas.
Acampamento Vale das Águas - Acampamento de férias - RJ 116 - Estrada Antônio José Monerat Neto - Faraó de Cima: amplas estruturas, piscinas e rio, toboágua, tirolesa, rapel.

Nova Friburgo

◬846 m. Rio de Janeiro 150, Além Paraíba 54, Sana 61, Teresópolis 77, Petrópolis 131.
A colonização suíça aparece na arquitetura das casas e nas fondues e racletes servidas nos restaurantes. Não deixe de visitar as esculturas de barro do Jardim do Nego.

As atrações naturais são compostas por inúmeras cachoeiras e picos, dos quais, em dias claros, avistam-se a Baía de Guanabara e a Região dos Lagos.


Pedra do Cão Sentado, é uma das atrações

É conhecida como a Capital da Lingerie por possuir inúmeras fábricas e lojas no bairro de Olaria.
A estrada para Teresópolis foi totalmente recapeada e sinalizada. Já no acesso por Cachoeiras de Macacu, o asfalto continua ruim, e o trecho de serra é perigoso.

Em épocas de frio, fica a imagem de como fica um camping

Camping Clube do Brasil - Muri -  Av. Hamburg - Debossan: banheiros com chuveiros de água quente, piscina, cantina, churrasqueira.

Pousada e Camping alto Astral - Lumiar - RJ-143:  com chuveiros quente, luz noturna, mesa para refeições, piscina, churrasqueira.


Sana

Rio de Janeiro 166, Casimiro de Abreu 26, Macaé 61, Nova Friburgo 61.
O distrito pertence a Macaé, mas tem vida própria com opções de lazer bem diferentes de toda a Região dos Lagos. O melhor caminho para chegar a Sana é por Casimiro de Abreu.

Quem quer fugir de praias e lagoas encontra nesta região serrana cachoeiras e pousadas à beira do rio. A principal trilha, que requer o acompanhamento de guia, passa por trecho íngreme, várias quedas d'água e chega ao Pico do Peito da Pomba, com 1 400 m.

Camping Casa da Julia - Rua José Jesus Júnior - Macaé: estacionamento, iluminação à noite, segurança, cozinha coletiva, banheiro com chuveiro quente, guias turísticos, café da manhã.



Atenção: O blog Camping Natural não se responsabiliza por alterações realizadas pelos estabelecimentos (infra-estrutura, roteiro, etc.) após o fechamento desta postagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário