Menu

6.2.23

Espirito Santo

Espirito Santo - Entre serra e mar

Camping Natural

Como chegar

Pelo litoral - BR-101- trechos sinuosos e retilíneos, alguns com acostamento abandonado e sinalização encoberta pelo mato. Precisa de recapeamento, mas o motorista não encontra buracos da saída para Santa Cruz até o final do roteiro. Há neblina em quase todo o percurso.

Pela serra - BR-262 - trecho de serra, com curvas acentuadas desde Vitória até o entroncamento com a BR-116. O acostamento virou terceira faixa, o asfalta está em boas condições e a sinalização é satisfatória. 
Há neblina em todo o percurso e as chuvas podem causar quedas de barreira.
BR-116: com traçado sinuoso, o asfalto está gasto e os buracos dominam o acostamento. Poucos trechos têm terceira faixa, o que dificulta a ultrapassagem.
espirito-santo-1

Qual os melhores lugares do Espirito Santo?

O que curtir - É bom ir às praias, no verão, quando tudo funciona (mas há sol e temperaturas altas o ano todo). De maio a agosto chove menos e a visibilidade é melhor para desfrutar as paisagens do Parque Nacional do Caparaó.
No litoral há passeios de barco que adentram os rios e o rico manguezal do Estado, como em Anchieta, Santa Cruz e Conceição da Barra.

Pela serra em Domingos Martins, a Pedra Azul e as piscinas naturais no Parque Estadual.
No Parque Nacional do Caparaó, rios, cachoeiras e mirantes a caminho do Pico da Bandeira.
Em Santa Teresa, há os beija-flores, pesquisados pelo naturalista Augusto Ruschi, no jardim do Museu Mello Leitão.
As moquecas capixabas em Manguinhos e em Guarapari, frutos do mar e peixes, em Domingos Martins os pratos alemães. Leia mais sobre comida típica em Guarapari.

Qual é o clima mesmo do Estado do Espírito Santo?

O clima do Estado do Espírito Santo é tropical úmido, com temperaturas médias anuais de 23ºC e volume de precipitação superior a 1.400 mm por ano, especialmente concentrada no verão.



Litoral

Itaúnas

Distr. de Conceição da Barra.
◬10 m. Vitória 281, Conceição da Barra 28, São Mateus 56, Governador Valadares 377.
Na pequena vila a diversão é passear de canoa pelo rio, a cavalo ou a pé pelas dunas. Tudo está dentro do Parque Estadual de Itaúnas, que preserva 5 ecossistemas: dunas, mangues, restinga, alagados e Mata Atlântica. As dunas chegam a 30 m de altura e soterraram a antiga Itaúnas nos anos 60.
Rodeada pelo Parque Estadual, é uma pequena vila de ruas de areia, à beira do rio, e faz divisas com Estado da Bahia.

★★ Parque Estadual de Itaúnas

O parque tem 3 674 ha e abriga vários ecossistemas. A área de praias - Itaúnas e Riacho Doce se estende por 25 km e inclui trechos de dunas de até 30 m de altura. 
Lá está instalada uma base do Projeto Tartarugas Marinhas (Tamar), que protege a desova das tartarugas marinhas. 
Nos alagados do Rio Itaúnas (restrito a pesquisadores) vivem alguns animais ameaçados de extinção, como jacarés-de-papo-amarelo e lontras. 

O manguezal garante a procriação dos crustáceos, que são o meio de vida da população local. 
Na restinga e na Mata Atlântica vivem jaguatiricas, macacos-prego, preguiças e outras espécies. 
As áreas limítrofes do parque estão abertas à visitação de várias formas: a cavalo, em caminhadas, guiadas por monitores ou de canoa, com guias locais.
Camping Estrela do Mar - Rua Projetada, s/n, Vila de Itaúnas - Pertence ao Município de Conceição da Barra; área 70 barracas, segurança, próximo comércio, iluminação, banheiros.

A Nave e Pousada Camping - Itaúnas - R. Ítalo Vasconcelos, Conceição da Barra; água semi-artesiana, banheiros femininos/ masculinos.

Camping Dunas - Praça Central de Itaúnas - Pertence ao Município de Conceição da Barra; área 2 400 m, gramada, iluminação, segurança, banheiros quente/ frio, 2 piscinas.

Conceição da Barra

Beira-rio; porto fluvial.
◬2 m. Vitória 261, São Mateus 35, Linhares 121, Nova Viçosa 154.
As praias são extensas e parecidas - areias amarronzadas com vegetação de restinga. As diferenças aparecem na ocupação. Próximas ao Centro, dezenas de barracas de alimentos invadem a orla. Mais ao norte predominam praias pouco povoadas, e ao sul, são primitivas, com acesso apenas por barco.

A pequena cidade vive da pesca em seus dois grandes rios (Cricaré e Itaúnas), durante a maior parte do ano. No verão, o cenário muda para praias lotadas e exibição de festas folclóricas.

Camping Cajueiro - Rua Muniz Freire; área 1 300 m, segurança, pontos iluminação, banheiros masculinos/ femininos.

Camping Guaxindiba - Av. Atlântica; quiosques com churrasqueiras, piscinas, banheiros masculinos/ femininos.

Santa Cruz

Distr. de Aracruz.
◬20. Vitória 65, Nova Almeida 17, Jacaraípe 29, Aracruz 52.
De Santa Cruz, dominada pela Foz do Rio Piraquê-Açu e seu extenso manguezal, até a Barra do Sahy, o litoral sul é uma seqüência de areias grossas, amarronzadas, com vegetação de mangue, restinga e muitos recifes.

Uma seqüência de praias tranquilas e pouco urbanizadas compõem o cenário da região. A exceção ficas para a Barra do Sahy, a mais movimentada no verão.



Camping CCB ES-04 - Estrada da Barra do Sahy - Praia do Putirí - Aracruz: Instalações padrão, luz  220 v, quadra esportes, play-ground e praia fronteira.

Nova Almeida

◬4 m. Vitória 48, Jacaraípe 12, Santa Cruz 17, Anchieta 139.
A pequena vila de pescadores é marcada pelo Rio Reis Magos e por praias de águas rasas que só lotam no verão. A parte alta da cidade preserva prédios históricos da época dos jesuítas e possui vista panorâmica.
Situada junto a foz do rio, tem colônia de pescadores e praias urbanizadas.

Camping Guruça - Enseada das Garças - Furnas - Nova Almeida; toda infra-estrutura, frente a praia.

Jacaraípe

◬2 m. Vitória 36, Nova Almeida 12, Serra 29, Cachoeiro de Itapemirim 183.
Perto de Vitória, Manguinhos e Jacaraípe, tornam-se refúgios de fim de semana com muitas casas de veraneio. Jacaraípe é urbana e agitada, com muitos quiosques de bebidas e artesanato. Manguinhos é uma vila com praias mais sossegadas e rústicas.

Camping Sítio Capuba - Rodovia do Sol - Sentido Nova Almeida - Cidade: Serra; área para motor-homes e trailers, frente a praia, luz 229 v, bar e restaurante.

Vitória

Cidade histórica; capital do Estado; porto.
◬3 m. Brasília 1 238, Rio de Janeiro 521, Belo Horizonte 524, São Paulo 882, Salvador 1 207.
Praias urbanizadas. Destaca-se pela produção das autênticas panelas de barro, indispensáveis para a preparação da moqueca capixaba, no distrito de Goiabeiras.

Na capital capixaba estão dois dos mais importantes portos do país: Tubarão e Vitória. Também recebe investimentos de grandes empresas como a Aracruz Celulose, Companhia Siderúrgica de Tubarão e Companhia Vale do Rio Doce.



Camping do Siri - Praia do Siri - Marataízes; área 135 000 m², para motor-homes, trailers, barracas, luz 110/220 v, banheiros.

Vila Velha

◬5 m. Vitória 15, Domingos Martins 43, Guarapari 47, Marataízes 118.
O município é considerado o berço da colonização do Espirito Santo

Os edifícios da orla contrastam com os exemplares da arquitetura dos séc. XVI e XVII. 
As praias ao sul, antes tranquilas vilas de pescadores começam a receber investimentos do setor imobiliário.
Sede de uma importante fábrica de chocolates e ligada a Vitória por duas pontes.

Camping Fazenda Barra do Jucu - Rod. do Sol;  área de 150 mil m², infra-estrutura de fazenda, parque aquático, piscinas, churrasqueiras, contato natureza, animais, campos futebol, vôlei, restaurante, lanchonete, play ground.

Guarapari

◬2 m. Vitória 54, Cachoeiro de Itapemirim 99, Linhares 193, Rio de Janeiro 474. 
Região em litoral recortado, oferece uma variedade de praias. 
A Enseada Azul possui bons locais para mergulho (em um deles existe um cargueiro inglês que naufragou em 1850). 
A Setiba Pina costuma ser procurada pelos surfistas e a dos Padres é cercada por mata e amendoeiras. Outras características são as areias monazíticas e radiativas. Pode-se conhecer algumas praias em passeios de escuna.

As praias possuem recortes e desenhos variados, separadas por morros ou rochas. A orla é quase toda urbanizada e dominada por edifícios.
Setiba Camping - Rod. do Sol; área em contato toda natureza, infra-estrutura padrão.

Comida típica

Moqueca capixaba

O litoral do Espirito Santo apresenta, basicamente, duas opções de comidas típicas: a moqueca e a torta capixaba. 
A moqueca capixaba não leva azeite-de-dendê, nem leite de coco. 
Peixe, camarão, lagosta, siri ou marisco são refogados na panela de barro, com muito coentro, cebola, alho, tomate, pimenta, limão, azeite de oliva e tintura de urucum. 

Quando a moqueca é de peixe, utiliza-se robalo, badejo, namorado ou vermelho (papa-terra). 
Para acompanhamento, arroz e pirão de cabeça de peixe. 
A torta capixaba segue uma tradição de ser servida somente durante a Semana Santa. 
É feita com mariscos variados, siri, caranguejos, camarões secos, lagosta, peixe fresco, bacalhau e palmito. 
Trabalhosa, exige que se faça um refogado de cada componente em separado, e depois juntam-se todos em uma panela de barro e misturam-se ovos batidos, antes de ir ao forno para corar.


Anchieta

◬2 m. Vitória 102, Guarapari 28, Cachoeiro de Itapemirim 77, Rio de Janeiro 492.
Entre suas 17 praias existem algumas com mata preservada e acesso só pelo mar. Outras, como as de Castelhanos e Anchieta, são urbanas e muito procuradas no verão.
Cidade pacata com atrações históricas, ecológicas e praias variadas.

Camping do Praiano - Av. Beira Mar - Praia Costa Azul; área para barracas, banheiros  masculino/ feminino, duchas.

Piúma

◬2 m. Vitória 101, Anchieta 12, Marataízes 35, Guarapari 41.
Ruas estreitas e um pouco tumultuadas, quiosques padronizados em toda a orla e o Monte Agha - uma elevação em forma de pirâmide - compõem a paisagem da pequena Piúma. É famosa também pelo artesanato de conchas.

É uma ilha separada do continente pelo Rio Piúma, com 8 km de praias e um conjunto de pequenas ilhas tombadas como Patrimônio Natural.
Camping Mar a Mar - Av. Beira Mar - Acaiaca; área de 2000 m², área para barracas totalmente arborizada, vários pontos de luz.

Marataízes

Vitória  161, Rio Novo do Sul 13, Cachoeiro de Itapemirim 46, Guarapari 65.
Passeios de barco, bares e quiosques à beira-mar, aluguel de banana-boat, caiaques e jet ski estão entre as diversões de Marataízes. 
Para quem quer sossegos, as praias do sul são vilas de pescadores quase desertas. Alguns prédios históricos e a pesca artesanal de arrastão também são atrativos da região.

Município recém-emancipado, possui 25 km de praias, algumas ainda desertas, mas a maioria urbanizadas.
Pousada Camping  Xodó - Rua Aldir Moraes - Xodó; área camping, motor homes, trailers, pontos luz 110 v, banheiros, churrasqueiras, lanchonete, piscina, playground.



Na serra

Vargem Alta

◬650 m. Vitória 142, Cachoeiro de Itapemirim 30, Venda Nova do Imigrante 54, Guarapari 129.
Localizada a 650 m de altitude, é procurada pelo clima de serra com muito verde e sossego.

Do mirante do Alto Formoso pode-se vislumbrar todo o relevo montanhoso da região.
Fundada por imigrantes italianos, vive da cafeicultura e da extração de granito e mármore.

Camping em Vargem Alta, somente selvagem, na Cachoeira do Ribeirão, reserva particular liberada para camping e lazer. Próximo da cachoeira há um bar com piscina, campo futebol, onde também é permitido acampar.

Domingos Martins

◬620 m. Vitória 49, Guarapari 66, Cachoeiro de Itapemirim 135, Linhares 170.
Cidade da Serra Capixaba colonizada por alemães, conhecida por sua tranquilidade, temperaturas baixas e bom serviço hoteleiro. 
Nas redondezas há várias cachoeiras e atrações naturais, com destaque para o Parque Estadual da Pedra Azul, com piscinas naturais a 1 500 m de altitude.
Principal cidade da Serra Capixaba, tem temperatura média anual de 12°C, podendo chegar a 0°C no inverno. Os melhores hotéis estão próximos do Parque da Pedra Azul a 55 km do Centro.

Cachoeira da Fumaça Pousada Camping Parque - Rodovia ES-355; área de camping dentro do parque, em uma ilha, todas instalações, pontos iluminação, banheiros, bar, lanchonete, restaurante.

★★ Parque Estadual da Pedra Azul

3h de caminhada média pelas trilhas do Lagarto, da Pedra Azul com acesso ao topo (1 822 m) e das piscinas naturais (levar roupa de banho), escalada no final de 95 m com auxílio de cordas; visitas guiadas e marcadas a partir da sede administrativa no centro de visitantes.

Venda Nova do Imigrante

◬630 m. Vitória 105, Vargem Alta 54, Domingos Martins 63, Cachoeiro de Itapemirim 72.
Outra cidade da região fundada por imigrantes italianos. 
Desenvolveu um bem-sucedido programa de agro turismo, no qual se pode comprar, diretamente das fazendas, doces cristalizados, geleias, café, mel, massas, biscoitos, queijos e salames.
Na Rodovia Pedro Cola ficam essas pequenas propriedades rurais para o comércio.
Para acampar em Venda Nova, somente dentro do parque, no PCP Cachoeira da Fumaça.

Arvorismo e Tirolesa

Para os aventureiros, nasce mais duas modalidades de esportes “radicais”, entram em cena: o arvorismo e tirolesa.
No Sítio Arcobaleno - Estrada dos Produtores - Alto Caxixe -  Nele, o arvorismo impressiona pelo tamanho. 
A propaganda oficial diz que esse é o maior circuito da América Latina. Percorrê-lo por inteiro demora aproximadamente 4 horas. O sítio possui ainda um bar e restaurante, com opções variadas de petiscos e refeições. Em alguns dias da semana, ele abre também à noite.

Santa Teresa

◬655 m. Vitória 90, Fundão 29, Colatina 60, Linhares 110.
Colonizada por italianos e onde se concentrou o trabalho do naturalista Augusto Ruschi, estudioso de beija-flores e fundador do Museu Mello Leitão.
A economia da cidade depende das plantações de café, goiaba e verduras.

Camping Cachoeira Country Club - Estrada Afonso Claudio; área camping, estacionamento, e um bar.

Alto Caparaó

mun. de Alto Caparaó, divisa com ES/ MG.
◬997 m. Vitória 243, Belo Horizonte 306, Muriaé 133, Juiz de Fora 315, Rio de Janeiro 499.

O parque é a grande atração e pode ser percorrido com o próprio carro ou alugando jipe. Para chegar ao Pico da Bandeira, o terceiro maior do país, só mesmo a pé ou a cavalo. 
Outra opção são as diversas cachoeiras.

★★★ Parque Nacional do Caparaó

Com área de 25 mil ha. A portaria e Centro de Visitantes ficam a 4 km de Alto Caparaó, e mais 2 km até o estacionamento da Tronqueira, ao lado da área de camping e do mirante (1 970 m) com vista para o Vale do Caparaó. 

A estrada de terra, apesar de íngreme, é transitável e passa logo no início pelo Vale Verde (1 200 m), local para piquenique à margem das corredeiras e piscinas naturais do Rio Caparaó. 
Percorrendo mais 5 km chega-se à trilha (5' de caminhada leve) que leva ao mirante (1 750 m) da Cachoeira Bonita (80 m de queda), formada pelo Rio José Pedro, que divide os estados de MG e ES.

Logo adiante está o estacionamento da Tronqueira, onde os visitantes deixam o carro e seguem a pé (10' de caminhada média) até o Vale Encantado e suas piscinas naturais.
Da Tronqueira ao topo do Pico da Bandeira (2 890 m) são 9 km de trilha (4 h de caminhada média, difícil no final). 

Na metade do caminho está o Terreirão (2 370 m), área de camping, com o Abrigo da Casa de Pedra. Muitos aventureiros costumam fazer esse percurso à noite para ver o nascer do sol (nesse caso recomenda-se ir com guia). 
O parque tem outros picos altos, como o do Cristal (2 798 m) e o do Calçado (2 766 m). 

Apresentando grandes trechos de mata pluvial tropical, sua vegetação, típica de Mata Atlântica, é diversificada na sua flora e fauna (algumas em extinção).
A melhor época de visitas e camping é de mai/ago para caminhadas ao Pico da Bandeira, quando chove menos e a visibilidade é maior; de set/abr para banhos de rio e cachoeira.



Atenção: O blog Camping Natural não se responsabiliza por alterações realizadas pelos estabelecimentos (infra-estrutura, roteiro, etc.) após o fechamento desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário