Menu

6.2.23

Sul da Bahia

Sul da Bahia - Lugar comum

Camping Natural
Como chegar - BR-101: o trajeto apresenta alguns trechos tortuosos. O asfalto é gasto, o acostamento está péssimo e falta sinalização da divisa do ES/BA até Eunápolis, lugar com curvas perigosas. Até Itabuna podem ocorrer quedas de barreira e cerração em quase todo o percurso. O tráfego fica intenso entre Eunápolis e Salvador.

O que ver - Toda esta região é cercada por barreiras de coral e apresenta uma grande diversidade de vida marinha em suas águas. Um convite ao mergulho, autônomo ou simplesmente com máscara e snorkel. Nas praias quase sempre extensas e de areias douradas, as falésias (constantes de Prado a Santa Cruz Cabrália) oferecem vistas panorâmicas.

Quais os melhores lugares no Sul da Bahia?

Em Cabrália uma sugestão é a Praia da Coroa Vermelha. Em Porto Seguro não deixe de visitar a Cidade Histórica, o Parque Marinho do Recife de Fora e os luaus nas barracas de praia.
Outras atrações são a Praia de Pitinga, o Paradise Water Park, em Arraial d'Ajuda, e as praias de Trancoso e de Caraíva. Conheça o Parque Nacional de Monte Pascoal.
Sul-Bahia

Santo André

Distr. de Santa Cruz Cabrália.
Salvador (10' de balsa - mais 755 km), Porto Seguro (10' de balsa - mais 23 km), Santa Cruz Cabrália (10' de balsa).

Entre a Vila de Santo André e a Praia da Ponta de Santo Antônio, pratica-se pesca oceânica. Pode-se mergulhar nas piscinas naturais do Recife de Araripe. Na cidade de Belmonte o destaque é o casario do século passado.

O asfalto até Belmonte foi concluído recentemente fazendo com que as vilas de Guaiú e Mojiguiçaba (até então só alcançadas por barco ou a cavalo) tivessem acesso por via terrestre.


Jambo Sana Praia Camping - Av. Beira Rio - Vila de Santo André - Santa Cruz Cabrália: capacidade 50 pessoas, frente para rio, área de convivência.

Santa Cruz Cabrália

◬32 m. Salvador 755, Porto Seguro 23, Belmonte 42, Eunápolis 90.
A Praia da Canoa Vermelha é sua principal referência. Lá foi celebrada a Primeira Missa no Brasil (simbolizada por uma cruz de madeira na praia) e é o local onde os índios pataxós vendem seu artesanato.

O passeio de barco para o Recife da Coroa Alta é muito procurado, assim como a Cidade Histórica. Ondas mansas favorecem a prática de jet sky e windsurf.
É bem mais tranqüila que a vizinha Porto Seguro, tem no turismo e na pesca suas principais fontes econômicas.
Aldeia dos Lençóis - Chalés e Camping -  Av. dos Pataxós - Coroa Vermelha:  banheiros/cozinhas individuais por barraca, estacionamento próximo à barraca, salão jogos, piscina, churrasqueira.

Porto Seguro

◬49 m. Salvador 730, Eunápolis 65, Itabuna 282, Linhares 463, Vitória 613.
Durante o dia há praias quase desertas (Ponta Grande e Mutá) e outras bastantes movimentadas (Itacimirim e Taperapuã). Visitar o Parque Marinho do Recife de Fora e a Cidade Histórica são passeios obrigatórios. 
A vida noturna é intensa, com destaque para a Passarela do Álcool e os luaus, que são apresentados cada noite em uma barraca diferente.

Apesar de ainda ser muito procurada, deixou de ser o principal destino turístico dentro do Brasil. Andar pelo centro na alta temporada é difícil e as ruas de paralelepípedos estão sempre em reforma.
O clima é muito quente no verão e agradável durante o resto do ano.


Mundaí Praia Camping - Av. Beira Mar - Mundaí: área 25 000 m² para barracas, trailers e motor homes,  estacionamento, banheiros, restaurante, lanchonete, campo futebol, piscina.

Arraial d'Ajuda

Distr. de Porto Seguro.
Salvador 734, Porto Seguro 4, Itabuna 286, Teófilo Otoni 473, Vitória 602.
As praias são repletas de recifes e falésias. Os pontos mais críticos de acesso à vila e às praias foram asfaltados, a melhor forma de conhecê-las é caminhando até Trancoso, num passeio de 12 km.

Possui vida noturna movimentada com diversos bares. O acesso ao vilarejo é feito por balsa, que durante a temporada chega a ter fila de 3h.
Camping Audaz - Estr. para Trancoso - Arraial D'ajuda: capacidade 50 barracas, trailers, motor homes, estacionamento, bar, restaurante, lanchonete, churrasqueira.

Camping da Lu - Estr. da Balsa: a 150 m da praia, água de poço, quiosque, banheiros completos.

Trancoso

Distr. de Porto Seguro.
Salvador 755, Porto Seguro 25, Itabela 70, Eunápolis 90.
Pousadas, restaurantes, bares, lojas de artesanato e a Igreja de São João formam o Quadrado: o principal cartão postal da região é localizado no alto de uma falésia (a paisagem característica do local).

Na parte baixa da cidade, a Praia dos Nativos é o melhor lugar para estacionar o carro. 
Dali pode-se continuar pela praia, apreciando a paisagem, ou parar nas barraquinhas de lanche.

O acesso por Arraial d'Ajuda é movimentado e perigoso por causa das costelas-de-vaca (asfalto irregular e com ondulações). Em dias de chuva o tráfego fica complicado.

Camping & Pousada República dos Camarões - Rua 15 de Dezembro: área toda arborizada, duchas, banheiro, lavatório, área de serviço com tanque, mesas, redes, Tv.

Caraíva

Distr. de Porto Seguro.
◬7 m. Salvador 766, Itabela 74, Pedro Canário 283, Teófilo Otoni 442.
Vilarejo sem luz elétrica nem linhas telefônicas (até agora)
As praias são alcançadas via Trancoso em estradas de terra muito mal sinalizadas, a pé, de barco ou a cavalo. Ao norte são cercadas de falésias e desertas. Oferece opção de mergulho na Ponta do Corumbau e na Pedra de Tatuaçu.

Na praia Barra Velha, a 6 km ao sul de Caraíva (acesso a pé pela praia ou de barco) pode-se visitar o Parque Nacional de Monte Pascoal, onde há uma aldeia dos índios pataxós.
Camping Caraíva - Travessa Beira Rio: espaços comunitários; banheiros, cozinhas, áreas de descanso.

★★★ Parque Nacional de Monte Pascoal

Segundo a história brasileira, o Monte Pascoal foi o primeiro ponto de terra firme avistado pelo navegante português Pedro Álvares Cabral, em 1500. 
A fim de preservar o local do Descobrimento, foi criado um pequeno parque de 14 480 ha. 
O acesso é feito pela BR-101, no km 796, mais 14 km de asfalto até a entrada. 

O centro de visitantes, a 156 km de Porto Seguro, recebe os turistas diariamente. 
Há guias que podem acompanhar os interessados por trilhas ou mesmo uma escalada ao Monte. 
Um dos últimos trechos originais de Mata Atlântica do Nordeste está preservado nesta área, que inclui também uma reserva indígena pataxó.
 
Há madeiras valiosas, como pau-brasil e jacarandá, belas orquídeas e espécies de animais ameaçadas de extinção, como onça-suçuarana, gavião-de-penacho e tatu-canastra.

Cumuruxatiba

Distr. de Prado.
Salvador 838, Prado 33, Itamaraju 79, Vitória da Conquista 519.
O trecho entre Cumuruxatiba e Corumbau possui praias quase selvagens dominadas por falésias e fazendas de coqueiros. Os acessos são por estradas precárias.

A melhor opção é fazer o percurso de barco e aproveitar para mergulhar nos Corais do Pataxo e no Recife dos Itacolomis.
Lugar rústico e sem posto de combustível, bom para caminhadas. Quem vai de carro deve abastecer em Itamaraju ou Prado.


Camping Aldeia da Lua Cheia - Av. Beia Mar - Praia do Pier - Município de Prado: áreas camping, trailers, motor homes, outra para camping selvagem, duchas, bateria de banheiros.

Prado

◬4 m. Salvador 812, Itamaraju 54, Teixeira de Freitas 78, Porto Seguro 214.
Possui 84 km de praias (muitas ainda desertas), coqueiros, falésias (com cores que vão do bege ao marrom), manguezais, lagoas e riachos.

Em Novo Prado ficam as barracas com música ao vivo.
Possui ruas estreitas com calçadas de paralelepípedos. Prado vive do turismo e da pesca.
Camping Fruta Coco - Rua D. Pedro II: área sombreada, luz 220 v, banheiros, chuveiros, duchas e segurança. Tudo em condições duvidosas.

Camping CCB BA-03 - Praia do Farol: área para barracas, trailers, motorhomes, luz elétrica, portaria, secretaria, cantina, banheiros masculinos/ femininos.

Nova Viçosa

◬11 m. Salvador 916, Teixeira de Freitas 137, São Mateus 166, Teófilo Otoni 286.
Junto com Caravelas e Alcobaça, serve de base para conhecer o Arquipélago de Abrolhos e outros pontos de mergulho e caça submarina.
As 3 cidades têm ainda em comum a presença de vários rios e manguezais, que propiciam agradáveis passeios de barco. 
As praias são as principais atrações da cidade, são elas: Costa do Atlântico,  Lugar Comum, Pau Fincado, Pontal da Barra, Praia do Sabacuí.
Possui uma única e longa praia urbana, que recebe denominações diferentes em cada trecho.
Essa praia indicativa é Lugar Comum!

★★★ Parque Nacional de Abrolhos

Em 1503, o navegador português Américo Vespúcio anotou: "Quando te aproximares da terra, abre os olhos." Assim surgiu o nome Abrolhos, para designar uma área cheia de recifes de coral, com 5 ilhotas de origem vulcânica, a cerca de 70 km da costa baiana. 
Aqui vive milhares de espécies da fauna marinha (incluindo mamíferos como baleias e golfinhos) e aves migratórias.
 
Qualquer um pode chegar a Abrolhos com o próprio barco. As visitas devem ser notificadas ao Ibama. Ou então combinar um passeio com os barcos que ficam aportados nas cidades de Alcobaça, Nova Viçosa e Caravelas. 
Em Abrolhos não há qualquer tipo de infra-estrutura. Pode-se ir e voltar no mesmo dia ou pernoitar a bordo (a duração ideal de um passeio é de 3 dias).
 
O desembarque é autorizado apenas nas ilhas Redonda e Siriba. Há uma série de proibições: jogar lixo no mar ou nas ilhas, pescar, retirar corais, conchas e pedras ou aproximar-se dos ninhos de pássaros. 
Todas as praias da ilhotas de Abrolhos são pequenas, de areia amarelada e salpicada de pedras vulcânicas.

Camping Doce Mar - Av. Oceânica - Praia do Pau Fincado, Nova Viçosa: área com quiosque beira da praia, barracas, trailers, motor homes, luz, perto de comércio.

Mucuri

◬7 m. Salvador 929, Teixeira de Freitas 102, Linhares 204, Teófilo Otoni 280.
Extensas praias retas de areia batida compõem o cenário da região. O destaque fica para a Praia de Costa Dourada, muito procurada para a pesca.

Litoral bastante explorado por mineiros. É sede da Bahia Sul Celulose e Papel, segunda empresa do ramo na América do Sul.
Camping Mucuri - Rua Corumbá - Bairro: Pôr-do-Sol: área camping 4 000 m² , beira mar, cozinha, fogão a lenha, parque - casa na árvore - estacionamento, segurança.



Atenção: O blog Camping Natural não se responsabiliza por alterações realizadas pelos estabelecimentos (infra-estrutura, roteiro, etc.) após o fechamento desta postagem.



2 comentários:

  1. Boa noite.Em janeiro de 2015 eu e esposa ficamos no Fruta Cocô. Área legal,arborizada, mas os banheiros :péssimos! Item segurança é fraco, também.O local bem perto da praia/centro. Teria/tem tudo pra ser "o camping". Não recomendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Hencaxa, valeu mesmo o comentário, foi bom saber disso. Sua sugestão será avaliada por nós e editada. É uma pena que ainda existe lugares bonitos mas que não dão valor ao campista.
      Um abraço.

      Excluir