Menu

13.1.24

Maranhão

O Maranhão e suas riquezas naturais

O Maranhão é um estado do Nordeste brasileiro de riqueza natural sem igual. Nele encontramos uma diversidade de fauna e flora incríveis, com destaque para os famosos Lençóis Maranhenses, as dunas, os mangues em seu litoral, e o cerrado ao sul.
Camping Natural
Como chegar - BR-316 e BR-135: traçado reto com aclives e declives na maioria do percurso. 
De Teresina a Santa Inês o asfalto foi recapeado. 
A sinalização continua deficiente. Pedestres e animais costumam cruzar a pista. 
Perto das cidades há lombadas. As queimadas são frequentes. O tráfego é mais intenso na BR-135, que dá acesso a São Luís.

O que tem de melhor no Maranhão?

Não deixe de ver o Centro Histórico de São Luís e as dunas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e o das Mesas, entre os meses de dezembro e julho, a melhor época. 
E a Ilha do Livramento e Barreirinhas.
A iguaria local é o caranguejo (ao natural, com vinagrete ou em tortas e fritadas) e os pescados com arroz-de-cuxá. Leia mais sobre comida típica em São Luís.

Alcântara 

Praia.
◬32 m. São Luís 53 (mais 1h30 de balsa ou 1h15' de lancha), Teresina 499, Imperatriz 689.
A promessa de visita de D. Pedro II, que nunca se concretizou, gerou uma competição entre barões a fim de construir a mais bela casa para hospedá-lo.

Daí o requinte e a ostentação da arquitetura original da cidade, que chegou a ser capital da Província. Mas hoje a maioria dos seus 300 prédios históricos encontram-se em ruínas.

No passado foi uma das mais ricas e importantes cidades do estado, chamada de "celeiro do Maranhão" e sede da aristocracia rural.
Camping Tijupá - Rua de Baixo, Centro: simples, local para camping capacidade até 5 (cinco) barracas, restaurante.

★★ Ilha do Livramento 

É usada para camping selvagem. Para os aventureiros, não perca esta oportunidade.
Fica a 1,5 km de Alcântara (15' de barco, que pode ser fretado no Porto do Jacaré). Desabitada, possui praias de águas tranquilas, com grandes pedras em torno. Tem um pequeno farol e a antiga Capela de N.S. do Livramento.

★ Baixada Maranhense

A Baixada Maranhense tem quase 18 mil km². É uma imensa planície inundada no norte do estado, onde o vai e vem das águas muda a paisagem dia após dia e a natureza brota entre rios e lagos. A região representa o maior conjunto de bacias lacustres do Nordeste.

Por toda essa riqueza natural, a região é fonte de vida para os moradores ribeirinhos. A Baixada pode ser considerada o ‘Pantanal Maranhense’.

São Luís 

Cidade histórica; capital do Estado; ilha; porto.
24 m. Brasília 2 157, Teresina 446, Belém 806, Fortaleza 1 070, Palmas 1 386, Salvador 1 599.
Situada na ilha de mesmo nome, São Luís é a única capital brasileira fundada por franceses, mas curiosamente é a mais lusitana de todas.
Os portugueses, em 4 séculos, deixaram mais de 3 mil prédios, boa parte estampada com azulejos, o que ajudou a conservá-los por mais tempo. 
Em dezembro de 1997, a cidade foi declarada Patrimônio da Humanidade
Além da história, São Luís conserva muitas tradições históricas, como o Bumba-Meu-Boi e o Tambor-de-Crioula, mas não deixa de assimilar o moderno: é considerada a capital brasileira do reggae.

O contraste entre o moderno e o antigo se apresenta claro desde o Centro da Cidade.
Do alto das igrejas e casarios avistam-se as modernas pontes que atravessam o Rio Anil e vão para as praias, onde estão os prédios altos, avenidas largas, calçadões e ciclovias que se espalham pelo extenso litoral.

Comida típica

Pescados com arroz-de-cuxá

Peixe, camarão, caranguejo e mariscos são a base dos pratos maranhenses. 
Preparados em forma de caldeiradas, ensopados e tortas, os pescados são acompanhados pelo arroz-de-cuxá, feito com camarão seco, farinha de mandioca, gergelim torrado e vinagreira, uma erva ligeiramente amarga.

Hospedagem e camping

O Estado do Maranhão conta com pouquíssimas opções de camping estruturado. E para piorar a situação o Camping Clube de São Luís fechou.  
A única opção para camping organizado é o Camping Tijupá, em Alcântara. 
Mas para os aficionados em camping menos estruturado e selvagens, há várias opções, como no interior como na capital do Estado, aproveitem!
Praia do Calhau no Centro


Barreirinhas 

◬4 m. São Luís 332, Teresina 613, Imperatriz 811.
A cidade oferece os melhores meios para conhecer os Lençóis Maranhenses.
Formação única de dunas e lagoas doces com águas coloridas (verde, marrom, azul e preta, devido à vegetação e ao solo), que se estendem por 70 km e avançam até 50 km dentro do continente. 
Fica muito isolada, com acessos complicados por estrada de piçarra ou de areia.

Para chegar lá, pode-se ir de barco pelo Rio Preguiças, aproveitando para admirar a paisagem, ou de carro com tração nas 4 rodas em uma aventura por estradas de areia.
O Rio Preguiças corta a cidade e fornece o peixe, o caranguejo do mangue, o transporte e o turismo.
Paraíso do Caju - Rua Primavera - Riacho, Barreirinhas: área camping em meio natureza, redário, banheiros, passeios, ecoturismo.

Camping Lagoa do Cassó - Município de Primeira Cruz, Lençóis Maranhenses: camping com luz, banheiros, cozinha, disponibilizamos veículos 4x4.

★★★ Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Com área de 155 mil ha, localizado no mun. de Barreirinhas e Primeira Cruz - MA.
O parque distribui-se por uma área de cerca de 300 km²  de areia sob a forma de dunas que alcançam até 40 m de altura. 
Trata-se de uma formação geológica que poderia ser confundida com um deserto não fosse a presença de imensas lagoas de águas coloridas, formadas pelas chuvas que caem de dezembro a julho. 

A explicação para o fenômeno das dunas é a presença dos ventos alísios, que sopram constantemente do mar, empurrando a areia trazida para o litoral pela força dos grandes rios da região. 
O avanço continente adentro chega a 50 km e estende-se por cerca de 70 km de praias desertas. 
Apesar de temporárias, as lagoas são povoadas de peixes e aves migratórias como o maçarico-rasteirinho e a marreca-de-asa-azul, que visitam o local em busca de alimento.
Na beira do Rio Preguiças convivem ecossistemas de dunas, mangues e restingas.
Uma caminhada de 40' leva a uma paisagem única: quilômetros de dunas, lagoas, a foz do rio e as águas do mar. 
Pode-se fazer esse passeio num só dia, a partir de São Luís, em voo fretado, com retorno até as 17h, pois o aeroporto de Barreirinhas não conta com iluminação.
A entrada no parque é livre, incluindo o camping selvagem. 
Aconselhável levar água, chapéu, protetor solar e demais utensílios.

★★ Parque Nacional da Chapada das Mesas

O Parque Nacional da Chapada das Mesas é uma unidade de conservação que abrange 160 046 hectares de Cerrado nos municípios de Carolina, Riachão, Estreito, no centro-sul do Maranhão.
o Parque é composto por florestas de buritizais, sertões, relevo de chapadas vermelhas, compondo um conjunto de curiosas formações rochosas, cânions, cavernas e cachoeiras.

Essas cachoeiras ainda são pouco exploradas, devido a dificuldade do deslocamento ate elas, que tem que ser feito com a ajuda de guias locais e por caminhonetes com trações 4x4. 
Outras atrações são o trekking até o Morro das Figuras (com inscrições rupestres) e trilhas ecológicas, como a do Morro do Chapéu
A Pedra Caída é um complexo particular de 12.000 ha administrado pela empresa PIPES, seu interior possui uma variedade de cachoeiras.

A principal delas batizada de santuário, despenca de uma altura de 46 metros. O local possui teleférico e heliporto oferece também a possibilidade para a pratica de diversos esportes radicais como rapel e tirolesa. 
O Morro do Chapéu é um dos ponto mais alto da Chapada das mesas. O trekking até o Morro do Chapéu é uma subida de 365 metros em rocha arenítica, exigindo preparo físico e habilidade dos praticantes.


Atenção: O blog Camping Natural não se responsabiliza por alterações realizadas pelos estabelecimentos (infra-estrutura, roteiro, etc.) após o fechamento desta postagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário