Menu

6.2.23

Moto e camping

Motocampismo - Uma aventura sem barreiras

Nada melhor que que desfrutar de motocicleta uma noite tranquila de acampamento sob as estrelas e energizar o seu espírito. Aventurar-se de moto nos permite acessar áreas selvagens intocadas e praias remotas que poucas pessoas têm a oportunidade de experimentar em sua vida. 
Para garantir uma experiência de acampamento agradável, você precisa ir preparado com uma bagagem de campismo para moto correta. 
Camping Natural
Um equipamento para motocamping é muito diferente do que você usaria para uma viagem de carro. Você precisa de um equipamento compacto e fácil de armazenar em sua moto, e precisa ser leve. 
Isso irá garantir que a sua bagagem não perturbe a manipulação de sua moto durante o passeio. 
O equipamento que você escolher também deve oferecer um bom conforto e conveniência e ter qualidade adequada para durar por algum tempo.

Campista que viaja de moto até bem pouco tempo só podia ser adepto do camping natural (selvagem). Limitado pela falta de materiais leves e condensados, que coubessem no pequeno bagageiro sem prejudicar as normas de segurança, ele viajava quase sempre apenas com uma pequena mochila, um saco de dormir e a disposição de improvisar.

Na verdade, a preocupação em limitar o excesso de volume e peso sempre acompanhará o motoqueiro que vai acampar. E na viagem ele precisará improvisar sempre. 
Mas, pouco a pouco, começa a descobrir nas lojas especializadas alguns objetos que, sem aumentar muito a bagagem, podem proporcionar um pouco mais de conforto.


Os fabricantes de materiais para acampamento, começaram a preocupar-se com a nova classe de consumidores. 
Há vários tipos de mochilas e embornais e modelos especiais para motocampismo.
O campista pode optar pelo alforje (de lona ou couro cru), com armação (de lona ou náilon) ou utilizar as comuns, amarrando-as com cordas especiais, vendidas nas lojas de acessórios para motos.
O modelo mais indicado para o viajante solitário é o alforje, por possibilitar a distribuição equilibrada do peso em torno do motor, ao mesmo tempo em que deixa o bagageiro livre para levar outras coisas.


Ao comprar qualquer mochila, se for lona verde, é preciso comparar o tom com o de uso exclusivo do Exército Brasileiro. 
Se a tonalidade for igual (verde oliva), a mochila poderá estar sujeita a apreensão.
Outro modelo prático é o de armação, de lona ou náilon (mais leve porém menos resistente), com divisões próprias para encaixar a barraca e o saco de dormir. 

Mas não é aconselhável dirigir com essa mochila. Embora aparentemente ela não impeça os movimentos dos braços, ajeitando-se perfeitamente às costas, às vezes pode comprometer a segurança. O mais lógico é deixar que a segunda pessoa, ou o "carona", a transporte. 
Para que não seja desconfortável carregá-la é preciso que a bagagem não ultrapasse 7 quilos.
Além desses tipos, nas lojas de acessórios para motos podem ser encontrados bagageiros já com duas bolsas de fibra de vidro fixas, também muito úteis. 
Dependendo do que o campista for levar na viagem, pode fazer uma combinação de mochilas, utilizando até as comuns, distribuindo-as de modo que obtenha o equilíbrio necessário para sua segurança.
Mochila própria para motoqueiro

Qual a barraca certa para motocampismo?

Por muito tempo, a maior dificuldade do campista que viajava de moto era levar a barraca. 
Mesmo as pequenas, para duas pessoas, chegavam a pesar 9 quilos o que obrigava a levar apenas uma lona para se abrigar. 
Mas agora o problema foi resolvido. 
De náilon resinado ou algodão, com tratamento impermeabilizante, existem vários modelos que formam pequenos volumes leves quando dobrados. 

A Motoqueiro, da Nauticamp, por exemplo, pesa somente 2 quilos; a Micro-Leve, da Priscilla 3 kg, e a Moreninha, da A. Moreno, 4,8 kg. 
Além desses modelos, com capacidade para duas pessoas,  há uma barraca inflável fabricada pela Taba, para quatro pessoas, de 6,8 kg. 
Essa pode ser uma boa opção numa viagem com duas motos e quatro pessoas. 
Equipada com uma bomba que também enche pneus, ela não tem armações rígidas e pode ser montada em 8 minutos.
barraca Nomad, 2 pessoas.


Também a barraca para 4 pessoas, da Harley-Davidson, pesa 6 kg.

Saiba mais sobre.. A barraca

Novidade recomendável para você:
Barraca Eureka Apex Solo Tent, pesando 1,9 kg. 
Você pode liberar uma grande quantidade de peso e volume com o material de acampamento, escolhendo esta barraca-mochila para "uma pessoa". 
A tenda é livre, por isso não necessita de estacas extras para mantê-la estabilizada e é simples de configurar.




Para a cozinha

Alguns motociclistas gostam de cozinhar e trazer minicozinha. 
Alguns não cozinham em todos os acampamentos, e não trazem qualquer equipamento de cozinha, optando por comer na estrada, comer alimentos preparados, ou não-perecíveis, e / ou comer alimentos que não necessitam de fogo, panelas e frigideiras. Qual é o seu estilo?

O motoqueiro que quer fazer um camping natural (selvagem) deve começar, depois de escolhida a barraca, a formar o seu pequeno conjunto de cozinha.
Saiba tudo sobre isso em.. A cozinha
Estes itens não podem faltar: fósforos impermeáveis, fogão/combustível, kit de cozinha, utensílios de cozinha, abridor de lata, produtos de limpeza.

Em primeiro lugar devem ser lembrados o botijão de gás e o fogareiro. Existem no mercado botijões de 250 g, 500 g e 1,5 kg, próprios para camping, que acoplados ao fogareiro simples duram 6, 12, 36 horas, respectivamente.
Fogareiro uma boca mais botijão.

Uma boa novidade em fogareiro:
Fogareiro  Etekcity portátil, peso 136,1 g. Se você é motociclista esta portátil mochila-fogão é ultraleve, compacto e tudo dobra-se bem e se encaixa em um recipiente de plástico resistente, ele vem com alguns recursos interessantes como um ignitor Piezo botão de pressão e um ajuste do nível de chama. Cuide bem dele e ele deve durar vários anos.

Os conjuntos de panelas, pratos e copos que se encaixam uns dentro dos outros, formando pequeno volume, só são fabricados para quatro pessoas. 
É o caso do Conjunto Camping Royal, se ainda existir à venda, pesando apenas 2 quilos. 
Para quem deseja algo mais simples, a opção é levar um cantil que serve tanto como panela, prato ou frigideira (daqueles parecidos com o do E.B.) e um jogo de talheres acoplados.

Ou como o Conjunto Empress Camping, com tudo que tem direito em se tratando de panelas, que se transforma numa só! isto é, também se você conseguir encontrar uma raridade dessas à venda.



Mas para a felicidade do campista motoqueiro, há uma ótima novidade:
O kit-cozinha (paneleiro) GSI Outdoors Pinnacle Solista Cookset, peso 309 g. 
Muitos motocampistas querem uma cozinha versátil para permitir-lhes preparar diferentes tipos de alimentos. 
Uma leve, cozinha- mochila compacta é ideal, contanto que você não esteja cozinhando para várias pessoas. Tem uma panela de alumínio anodizado que aquece rapidamente, juntamente com uma superfície de Teflon resistente  antiaderente. 

Você também pode usá-la para ferver a água para refeições rápidas como estas bolsas liofilizadas Mountain House. O cookset Solista também é projetado para armazenar um fogão portátil e caixinha de combustível dentro da panela, poupando-lhe ainda mais espaço em sua bagagem.

Alimentação básica

Lista de alimentos: água, barras de alimentos, nozes, café/chá, itens desidratados, pão, ou qualquer alimento que pode ser facilmente enchido em sacos de motocicleta.
Esta lista muito abreviada só incide sobre uma pequena porção de alimentos práticos, não-perecíveis que são úteis para um motociclista de camping. 

É claro que quaisquer itens de alimentos perecíveis que você prefere são limitadas apenas pela sua refrigeração e capacidade de cozinhar. 


As melhores motocicletas para você acampar

Acampar é uma das melhores formas de se desconectar das frustrações do dia a dia, e usar uma moto para chegar ao seu destino torna a experiência ainda melhor. 
Mas sejamos honestos, “acampar” não significa a mesma coisa para todos. 
Algumas pessoas estão procurando um estilo de sobrevivência rude o mais longe possível da civilização.
Outros querem um colchão de ar e acesso a um banho quente.
Seja qual for a sua preferência, há uma motocicleta certa que fará o trabalho.
Uma das melhores ofertas para atender às necessidades daqueles que estão em cada extremidade dos limites, e daqueles que estão em algum lugar entre eles, aqui está nesta postagem algumas delas.. Procure aqui Motocampismo



Roupas e equipamentos

Roupa íntima, meias, calção, camisetas, calças, jaqueta leve, roupa de banho, chapéu, sandálias, toalha, capa de chuva.
A quantidade de roupa armazenada de uma pessoa em acampamento é altamente personalizada. Dependendo da extensão da viagem, e da época, alguns motociclistas podem levar muito, muito pouco em termos de roupa extra. 
Outros podem levar mais do que o  necessário. Essas escolhas são simplesmente pesadas contra a sua capacidade de armazenamento, e em relação aos outros itens de campismo que você vai estar carregando. 

Claro, se você está montando um equipamento de camping para duas pessoas em sua moto, então você provavelmente seria ainda mais seletivo sobre o que  vai caber no seu espaço de armazenamento disponível.
Existe várias formas de armazenar e levar seu equipamento na moto, tem motoqueiros que são experts em encontrar soluções.


É bom não esquecer outros equipamentos e objetos que podem ser úteis. Um bom lampião desmontável, por exemplo, que é prático e pequeno, basta proteger bem o vidro, até com suas próprias roupas. 

Fica claro que, em se tratando, de  equipamentos de camping, ele tem vários regulamentos e funcionalidade, isso depende muito para o local que o campista vai. 
Se quer saber mais ou tem dúvidas onde ir, leia.. Qual o melhor tipo de camping?
Se é um camping natural (selvagem), organizado, praia, mato ou montanha. Ele deve saber a lista completa de todos esses equipamentos, para no caso de uma emergência, não faltar nada. 

Veja sobre equipamento que possam interessar.. Equipamentos, tralhas e roteiro
Ou também.. Armando o acampamento
Sem contar com o quesito alimentação! que o campista de moto deve saber muito bem: o que levar e onde comprar, se é perto de casa ou próximo ao acampamento.
Na escolha do saco de dormir é aconselhável levar os com enchimento de acrílico, pois pesam a metade dos comuns, com espuma, ou seja, cerca de 1,5 kg. 
Kit com uma barraca camping Iglu 2 pessoas, mais 2 sacos de dormir.

Novidade em saco de dormir:
Saco de dormir Teton  Sports, peso 1,3 kg. Saco múmia-mochila que contorna à forma do seu corpo minimiza peso e volume. É suficiente para mantê-lo quente na maioria dos climas, desde que você não esteja acampando em ambientes congelados de inverno. Tudo enche-se em um pequeno saco que é fácil de armazenar em sua moto.

No caso de se levar a barraca inflável, a alternativa de colchões de ar pode ser a melhor, pois ocupam pouco espaço e quase nada pesam. 
A bomba que acompanha a barraca resolve o problema de enchê-los. 
Facas, pás, lanternas e martelos podem ser comprados em qualquer loja de equipamentos de camping ou loja de ferragens.
Bom, agora que você já tem informações básicas para acampar com sua moto, é escolher o seu caminho, pé na estrada e boa viagem!




9 comentários:

  1. Olá Valter Luna,
    Tenho uma boa experiência em motos, viagens e motocampismo. Gostei muito desta postagem. Estou iniciando um blog sobre viajar e passear de moto, tenho já uma lista de postagem pra fazer sobre diversas viagens que já fiz de moto. Em breve devo publicar também dicas sobre os acampamentos.
    No que precisar de mim estou a disposição, parabéns pelo blog.

    www.viajarepasseardemoto.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Glaiton, valeu mesmo! e seu link estará sempre aqui;
      agradeço se houver mais novidades neste artigo de motos (que sou um pouco leigo nesse assunto).
      Muito obrigado,
      volte sempre amigo!

      Excluir
  2. Tranquilo achei show para mim iniciante que vejo de tudo um pouco na internet, sinceramente não encontro a tal barraca inflável da taba, de resto poderiam colocar sites onde se encontram pois são inúmeros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xanddy, desculpe sinceramente por anos de espera para te responder: aconteceu (aqui) um imprevisto sério no sistema, mas já está tudo bem! No seu caso "já que você era iniciante, na época", a melhor coisa é ter mais convívio com veteranos tarimbados, eles te ajudarão! obrigado amigo, e volte sempre, um abraço.

      Excluir