6.7.16

Pernambuco

Como chegar - BR-101: os 222 km que atravessam o Estado apresentam traçado reto, aclives e declives lives que exigem cuidado nas ultrapassagens. Nas cidades há lombadas pedestres e animais atravessando a pista. Ao norte, cuidado com ventos laterais e queimadas na zona canavieira.

O que ver - As praias de Fernando de Noronha estão entre as mais belas do país. Em Recife, não deixe de conhecer o ateliê do ceramista Francisco Brennand, o Museu do Homem do Nordeste e as igrejas centenárias. As igrejas e o centro histórico de Olinda também merecem uma visita. 
Em Itamaracá, confira o Forte Orange, a ilhota da Coroa do Avião e os peixes-boi em cativeiros. E a Pinacoteca do Convento de Santo Antônio, em Igarassu.
Em dezembro a abril, o verão é a época mais movimentada e há maior oferta de passeios. No inverno, as chuvas são intensas e as temperaturas permanecem altas. Porém, existem algumas vantagens: além dos banhos de mar, ocorre uma redução geral nos preços de hospedagem e refeições.
Em Fernando de Noronha a visibilidade é maior no inverno. O verão tem mais ondas, ótimas para o surfe.
As praias de Porto de Galinhas são uma das mais frequentadas de Pernambuco.
Pernambuco-850

Goiana

◬13 m. Recife 70, João Pessoa 50.
São mais de 10 igrejas espalhadas pela cidade. Ainda preserva construções da época colonial, a maioria dos séc. XVII e XVIII e passando por reformas. Esta cidade histórica ficou famosa por ter sido palco de várias lutas contra franceses e holandeses.

Para acampar em Goiana, somente na cidade de Igarassu.
Zumbi Safari Camping - Estr. do Mangue Seco - Nova Cruz, Igarassu: área camping, barracas, trailers e motorhomes, luz.
Acampamento MCB -  Alameda dos Ingazeiros, 1 - Aldeia dos Camarás, Camaragibe: Acampamento de férias.


Itamaracá

Cidade histórica.
◬3 m. Recife 49, Goiana 53, João Pessoa 104, Caruaru 173.
A principal atração é o Forte Orange, construído durante a ocupação holandesa e cenário para fotos. Na praia ao lado da fortaleza é possível fazer passeios de jangada (a motor ou a vela) até a Ilha Coroa do Avião ou a piscinas naturais. O período de chuvas é entre março e junho. Na ilha existe o Centro de Preservação do Peixe-boi (sirênio) que pode ser visto nos tanques. A ilha tem várias atrações históricas e onde os presos da penitenciária agrícola produzem e vendem artesanato.

Zumbi Safari Camping - Estr. do Mangue Seco - Nova Cruz, Igarassu: infra-estrutura para camping.
Obs: mesmo camping de Goiana.
Paraíso Camping Clube - Rod. PE - Grupo Jardim Paraíso: área camping.


Igarassu

◬19 m. Recife 39, Goiana 34, João Pessoa 86.
Um local histórico com bonitas praias. Um dos primeiros povoados portugueses no Brasil. 
Passeando a pé pelo Centro é possível ver construções históricas dos séc. XVII, XVIII e XIX. O destaque é a Igreja de São Cosme e São Damião, a mais antiga do Brasil (1535), e o Convento de Santo Antônio. Percorrendo 14 km chega-se à Praia da Gavoa, de onde saem passeios de catamarã para as ilhas de Itamaracá, Coroa do Avião e para a Praia de Maria Farinha. O sol é forte o ano todo e é aconselhável usar roupas leves e protetor solar. Nos passeios de catamarã, não se esqueça da roupa de banho para nadar nas piscinas naturais.
Zumbi Safari Camping - Estr. do Mangue Seco - Nova Cruz, Igarassu: área camping, barracas, trailers e motorhomes, luz.


Olinda

Praia; Patrimônio Cultural da Humanidade.
◬16 m. Recife 7, Igarassu 23, João Pessoa 116, Caruaru 141.
Ruelas e ladeiras sobem e descem morros, revelando casas de portas estreitas, mas com quintais amplos e arborizados. Da época do Brasil Colonial - quando se passou da dominação holandesa para a lusitana - restou um preservado conjunto arquitetônico com igrejas, conventos, museus e sobrados imponentes. Aqui quase tudo tem valor cultural e artístico, desde o artesanato popular (xilogravuras) no Alto da Sé aos ateliês espalhados pela Rua do Amparo.

O Centro Histórico, onde estão quase todas as atrações, pode ser visitado a pé ou de carro, mas é bom contar com a ajuda (gratuita) dos guias mirins. Treinados pela prefeitura, eles conhecem toda a história dos monumentos. Contudo, há algumas pessoas que fingem ser guias e cobram pelo serviço.
Obs: para acampar em Olinda, siga os mesmos campings para Igarassu e Itamaracá.


Carnaval

O Carnaval de Olinda começa uma semana antes, com a saída do bloco"As Virgens do Bairro Novo". A partir daí a festa não para. Há o desfile dos bonecos gigantes (como o "Homem da Meia-Noite"), maracatus (cortejos herdados de antigas nações africanas, com a "realeza" carregando finos estandartes, acompanhada do som grave dos bumbos), troças e blocos de frevo. 
Todos se encontram nos Quatro Cantos, a esquina mais famosa da cidade, e saem pelo Centro Histórico arrastando pelos 20 km de ruas e ladeiras mais de 500 mil foliões fantasiados.


Recife

Cidade histórica; capital do Estado; porto.
◬4 m. Brasília 2 220, João Pessoa 120, Maceió 285, Fortaleza 799, Salvador 842, Rio de Janeiro 2 338, São Paulo 2 660.
Fortes do séc. XVII, dezenas de igrejas, 39 pontes que cruzam os rios Capibaribe, Beberibe e Jordão, ilhas e praias formam esta cidade moderna com 450 anos de história. O resultado é uma combinação de lugares sofisticados e outros rústicos com uma das culturas populares mais ricas do Brasil, que pode ser admirada nos repentes, forrós. mamulengos, frevos e maracatus.

A Praia de Boa Viagem, com seus recifes e piscinas naturais, é um dos pontos mais conhecidos de Pernambuco. Mas é no Centro, com igrejas, museus e casarões históricos, que a cidade revela sua importância histórico-cultural. Para descobri-la e fugir do trânsito, o ideal é andar a pé nos finais de semana. À noite, o principal ponto é o Recife Antigo. O bairro, que em 1537 deu origem a cidade, teve os casarões (séc. XVII) da Rua Bom Jesus recuperados para abrigar bares, teatros e restaurantes.
Camping Hostel Boa Viagem - Rua Aviador Severiano Lins, Praia de Boa Viagem: camping com piscina, cozinha coletiva.


Cabo de Santo Agostinho

◬29 m. Recife 33, Porto de Galinhas 34, Palmares 87, João Pessoa 253, Caruaru 167.
A presença de penhascos e morros junto ao mar projetou a cidade na história de Pernambuco e do Brasil.

O forte situado em suas encostas foi um foco de resistência à invasão holandesa do séc. XVII. Com exceção de Gaibu, agitada e um tanto desordenada no verão, as demais praias e vilas são pacatas, com muitos bares e quiosques na orla e poucas opções de boa hospedagem.
Em Cabo de Santo Agostinho, a melhor opção para acampar é em Ipojuca.
Camping Maracaipe -  Av. Beira Mar - Maracaipe, Ipojuca: área com pontos de luz, banheiros, cozinha.


Porto de Galinhas

Distr. de Ipojuca.
◬10 m. Recife 64, Ipojuca 17, Cabo de Santo Agostinho 36, São José da Coroa Grande 87.
Esta vila de ruas estreitas fica congestionada nos fins de semana de verão.
Uma das mais frequentadas e mais bem estruturadas praias de Pernambuco.

Em Porto de Galinhas pode-se praticar esportes de terra, mar e ar. As piscinas naturais, com águas mornas e transparentes, são mais bem aproveitadas na maré vazante, normalmente pela manhã e à tarde. O Pontal do Maracaípe ao contrário, é frequentado por surfistas na maré cheia. Na Praia do Muro Alto, a 4 km do Centro, recifes formam uma piscina natural permanente de 2,5 km de extensão.
Camping Maracaipe -  Av. Beira Mar - Maracaipe, Ipojuca: área com pontos de luz, banheiros, cozinha.


São José da Coroa Grande

◬2 m. Recife 99, Barreiros 31, Cabo 67, Maceió 163.

Uma  típica vila de pescadores com muitas jangadas e redes secando ao sol. Passeios de barco partem da Praia Várzea do Rio Una. São José da Coroa Grande é um dos melhores locais do Nordeste para pesca submarina. A saída é na Praia da Coroa Grande.

O nome foi emprestado de rochas em forma de círculo (a coroa), que compreendem toda baía, na divisa de Pernambuco e Alagoas.
Uma das opções de camping para São José da Coroa Grande, é em Maragogi (AL).
Beira Mar Camping e Chalé -  Av. Jubarte - Barra Grande, Maragogi: Área gramada e ampla, pontos de luz, cozinha completa, banheiros masculino/ feminino.


Fernando de Noronha

Parque Nacional Marinho.
◬38 m. Recife (1h40 de avião), Natal ( 1h10 de avião).
Única ilha habitada do arquipélago, Fernando de Noronha é servida pela BR-363, que corta os 26 km² de terras vulcânicas e liga as vilas em que se concentram as pousadas. Não espere muito conforto, pois a maioria consiste de casas adaptadas, e, por isso rústicas.

São 10 praias, quase todas com paisagens que certamente estão entre as mais belas do país. Graças à ótima visibilidade das águas e com inúmeras piscinas naturais, é muito fácil admirar a fauna marinha. Nos passeios de barco pode-se observar golfinhos-rotadores e aves marinhas. Alugue bicicleta ou bugue para se locomover pela ilha.
Campings e área de camping na ilha, como também o camping selvagem, são proibidos.
Há mais de 20 pousadas em Fernando de Noronha, fica uma pergunta, por que não camping?
Escolha uma pousada, tem as tradicionais: Pousada Maravilha, Solar dos Ventos, Zé Maria, e outras.


★★★ Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha

O parque abrange as 21 ilhas do arquipélago e tem algumas áreas com acesso interditado ao público. A vegetação é típica do agreste nordestino e na, área da Ponta da Sapata, a Mata Atlântica insular. Nas ilhas vivem várias espécies de aves como viuvinha, mumbebos (tipo de pelicano), catraia, arribaçã, rabo-de-junco de bico amarelo e a de bico vermelho. 
Há também aves migratórias (como o maçarico e batuíras) e espécies endêmicas que só existem na ilha, como a mabuia (lagartixa), o sebito (pequeno pássaro) e a cobra-de-duas-cabeças (lagarto). 
O mar ao redor apresenta inúmeras espécies de peixes coloridos (sargentinho, cocoroca e moréia), lagostas, esponjas e corais. Golfinhos-rotatores, que dão vários saltos seguidos, são uma atração especial, assim como as tartarugas marinhas - a aruanã ou verde e a tartaruga-de-pente - que usam as praias do parque para a desova. A caça submarina é proibida.
P.N.M.F.Noronha

Mergulho

Em Fernando de Noronha é possível conhecer o habitat de peixes, arraias, tubarões, tartarugas, moréias, barracudas, golfinhos, esponjas, algas e 18 tipos de corais coloridos. 
Banhada pela corrente sul-equatorial e com profundidades que chegam a 62 m, a ilha tem águas claras, com visibilidade de até 50 m e temperatura média de 25°C. 
É um dos melhores locais do mundo para a prática de mergulho e mesmo quem não sabe nadar pode fazê-lo contatando as operadoras que incluem instrução, translado e equipamento (cilindro ou snorkel, máscaras e nadadeiras).




Atenção: O blog Camping Natural não se responsabiliza por alterações realizadas pelos estabelecimentos (infra-estrutura, roteiro, etc.) após o fechamento desta postagem.


2 comentários: