Menu

14.1.24

Piauí

Piauí - Delta do Parnaíba e parques ecológicos

Camping Natural
Como chegar - BR-222 e BR-343: aclives e declives retos, exceto entre a divisa de CE/PI e Piripiri, trechos com muitas curvas e em obras. Daí partem os 180 km em pista boa do acesso a Parnaíba. Até Teresina a estrada federal já foi recuperada.
Piauí-22-Campingnatural

O que o Piauí tem de melhor?

Os melhores passeios são, restaurantes com comidas típicas, pousadas e campings.
Além disso, o Piauí também é a casa de diversos parques com áreas de preservação ambiental. 
Neles, é possível fazer trilhas, ver o cuidado com as espécies em vias de extinção e conhecer um dos maiores conjuntos de pinturas rupestres das Américas. 
Outro ponto de destaque são as praias do Piauí.
Com o sol o ano todo, aprecie as quedas d'água dos parques de 7 Cidades e da Cachoeira do Urubu, e os igarapés no Delta do Parnaíba, de dezembro a julho, quando os rios estão cheios.
A comida regional no Piauí se divide em regiões: no interior, bode, carne-de-sol, caranguejo e galinha capote. Em Teresina e no litoral, camarão e matrinxã. Leia sobre comida típica nestas cidades e em Parnaíba.

Teresina

Teresina é um município brasileiro, capital do estado do Piauí e a única capital da Região Nordeste que não se localiza no litoral, distando 343 km do Oceano Atlântico.
Historicamente, Teresina desenvolveu-se por meio do Rio Parnaíba, através da navegação fluvial. Sendo a primeira capital planejada do Brasil, surgiu para substituir a então capital Oeiras, que isolada na região central do Piauí, não conseguia deter a influência comercial e industrial da cidade de Caxias, no estado vizinho do Maranhão, sob boa parte do oeste do estado. 
É conhecida por Cidade Verde, um codinome dado pelo escritor maranhense Coelho Neto, em virtude de ter ruas e avenidas entremeadas de árvores, além de grandes áreas verdes.

Camping da Vila Pagã
Localizado no povoado Morada Nova, Zona Rural de José de Freitas, a 30 km do centro de Teresina. Fica isolado em cidade do interior, não é possível chegar a pé ou transporte público, vá pela estrada do Povoado Soinho e passando pela estrada da Cajaíba.
O camping está localizado em uma das maiores áreas de preservação da cultura politeísta, em todo o mundo: Na Vila Pagã é possível conhecer de perto as tradições culturais e a espiritualidade mística do povo piaga. 
Faça sua reserva e curta momentos mágicos e inesquecíveis, aproveitando a tranquilidade de um ambiente arborizado, familiar, cheio de encantos e energia positiva. Estrutura: rústica / simples.

Parnaíba

Porto fluvial.
◬5 m. Teresina 366, Luís Correa 18, Tianguá 302, Sobral 394.
O Delta do Parnaíba é o único das Américas em mar aberto. 
Apesar de 65% de sua área pertencer ao Maranhão, o principal acesso e apoio é Parnaíba, no Piauí.
São necessários pelo menos 3 dias para conhecer a região.
Não existe nenhuma oferta ou local para camping na cidade. 
Existe empresas que fazem passeios no Delta do Parnaíba e possui várias opções de estadia.
As agências de turismo locais fazem 2 tipos de passeio. 
O mais rápido é a visita de 1 dia a um igarapé, com paradas nas dunas e banhos de água doce; o mais longo é ir de barco até Tutóia e pernoitar na cidade, retornando no dia seguinte.
Além de ser a porta de entrada para conhecer o Delta, é o principal exportador de caranguejos do país.

Comida típica

Caranguejo

Além de servir como alimento para os catadores do Parnaíba, o caranguejo-uçá, típico desta região, transforma-se no petisco mais consumido por turistas e moradores. O crustáceo é cozido em água e sal e servido de três maneiras.
A mais tradicional é o caranguejo inteiro para ser desmembrado e quebrado com pauzinhos. 
Tem, ainda, a patinha à milanesa e a casquinha de caranguejo, feita com a carne cozida e temperada, opções mais práticas e indicadas para iniciantes.

★★★ Delta do Parnaíba

O Delta do Parnaíba é formado por um rio que separa o Maranhão do Piauí e chega ao Atlântico por meio de 5 barras (formação em cascalho, areia e argila na foz dos rios). 
Esse tipo de foz é chamado de delta por ter a forma de um triângulo, e o do Parnaíba é o único das Américas em mar aberto.
As barras Tutóia, Carrapato (ou Melancieira), Caju e Canárias, no Maranhão, e Iguaraçu, no Piauí formam um emaranhado de igarapés, lagoas e cerca de 70 ilhas de todos os tamanhos e com paisagens variadas; dunas, florestas, plantações, manguezais e praias desertas. 
A área total do delta é de cerca de 2 700 km² , com 90 km de litoral.

No santuário ecológico podem ser encontrados macacos, quatis, veados, jacarés, garoupas, bonitos, anchovas, arraias, garças e guarás. 
Algumas ilhas são preservadas por particulares e os barcos só atracam com autorização dos proprietários. 
Para conhecer o Delta é preciso embarcar em Parnaíba, no Piauí. Há passeios regulares, com 8 h de duração em média.

★ Refúgio Ecológico Ilha do Caju

Mun. de Araioses - 4 h de barco, Parnaíba: 
A ilha é uma área de proteção ambiental (reserva particular com quilômetros de praias desertas) e sua permanência só é permitida após reserva na única pousada da ilha (cujos proprietários incentivam a preservação do local) não aceita menores de 15 anos. 
Esta preservação torna a ilha uma das poucas que ainda mantém intacto seu ecossistema. 
Há passeios organizados e existem muitas restrições ecológicas para passear pela ilha (é necessário assinar um Termo de Responsabilidade Pessoal e pagar a taxa de permanência), além da pouca infra-estrutura, não entram carros e a energia é de gerador.

Esperantina

59 m. Teresina 308, Batalha 25, Piripiri 111, São Luís 393, Floriano 430.
A única atração da cidade é a Cachoeira do Urubu, que fica no Parque Ecológico da Cachoeira do Urubu a 301 km de Teresina, em uma região de quedas d'água.

★★ Parque Ecológico da Cachoeira do Urubu

Uma passarela de 400 m permite ao visitante passear sobre as cascatas, boas para banho, a melhor época é jan/ e jun, já que nesse período, até abril, acontece a piracema, quando milhares de peixes procuram as nascentes para desovar. 
No lado da cidade de Esperantina ficam os melhores locais de banho, as cachoeiras mais altas e as boas opções de lazer com pousada e restaurante anexos.
A época mais apropriada para visitar o local é de janeiro a junho, quando as chuvas enchem o Rio Longá. Entre abril e maio ocorre a piracema.

Camping Parque Cachoeira do Urubu - Esperantina: área camping, banheiros, bar, restaurante.


Piripiri

162 m. Teresina 180, Parnaíba 185, Sobral 212.
O município fica a 20 km do Parque Nacional de 7 Cidades e conta com infra-estrutura para o visitante. No parque há grandes rochas com formas de animais e objetos. Em algumas existem inscrições rupestres.

★★★ Parque Nacional de 7 Cidades

Com área de 6 221 ha. Acesso a partir de Piripiri pela BR-222, 26 km, ou de Piracuruca, pela BR-343, 20 km.
Sete grupos de formações rochosas chamadas de "cidades" pelos primeiros estudiosos a chegar ao local. Os monumentos foram esculpidos por vento, chuvas e calor e as inscrições encontradas são dos índios tabajaras. 

As formações curiosas estão divididas entre as cidades: a Pedra dos Canhões fica na primeira cidade; o Arco do Triunfo, as pedras da Jibóia e do Americano (com inscrições rupestres), na segunda cidade; a Cabeça de D. Pedro I, os Três Reis Magos, o Beijo e o Dedo de Deus, na terceira cidade; na quarta estão o Mapa do Brasil e o Beijo do Lagarto; na quinta, as pedras do Gorila, do Índio, do Camelo, do Rei Coroado e algumas inscrições rupestres; e na sexta, as pedras do Elefante, da Tartaruga e do Cachorro. 
A sétima cidade só pode ser visitada com autorização do Ibama. 
Os passeios podem ser feitos de carro, motocicleta, bicicleta ou a pé. 
É aconselhável ir com guia. 
O percurso tem em média 12 km (3h de carro e 5 h a pé), e o clima é sempre muito quente. 
Recomenda-se levar água e usar roupas leves. A infra-estrutura é precária, tanto no Centro de Visitantes quanto no abrigo e no camping mantido pelo Ibama.

Camping do Parque 7 Cidades - Piracuruca: área de camping administrada pelo parque, com alojamento, lanchonete.
Camping Hotel Fazenda - Parque Nacional das Sete Cidades - Fazenda Puçazeiro, Piripiri: ao lado do parque, área camping, restaurante, trilhas e passeios.


Atenção: O blog Camping Natural não se responsabiliza por alterações realizadas pelos estabelecimentos (infra-estrutura, roteiro, etc.) após o fechamento desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário