caping2

24.7.16

Planalto Central

Como chegar - Pela BR-040: grandes retas, alterna trechos recapeados e gastos, sem buracos. BR-153: asfalto precisando ser recapeado e com acostamento irregular. O movimento de caminhões é constante. Ultrapassagens perigosas em todo o percurso.

BR-050: a pista é defeituosa e sem sinalização de Uberlândia a Brasília. Após a cidade mineira existe um trecho de 100 km onde as quedas de barreira são comuns. BR-060: muito movimento nos 200 km entre Brasília e Goiânia.

A época boa para ir vale o ano todo Uma sugestão em Goiás é a Semana Santa com a Procissão do Fogaréu. E em Pirenópolis, 50 dias após a Semana Santa, é promovida a Festa do Divino, que atinge o auge na Cavalhada.
Em Goiás, a casa da poetisa Cora Coralina, os museus e a Serra Dourada. Em Pirenópolis, a Serra dos Pireneus, com cachoeiras e reservas ecológicas do cerrado. As águas termais são o destaque em Caldas Novas e Rio Quente. Não deixe de visitar Brasília, Patrimônio Cultural da Humanidade e cidade planejada por Niemeyer e Lúcio Costa. A região conta com outras excelentes atrações ecológicas, como a Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso de Goiás, Salto Corumbá, em Corumbá de Goiás, e Salto do Itiquira, em Formosa (175 m).


Alto Paraíso de Goiás

◬1 186 m. Goiânia 412, Brasília 222, Uruaçu 231, Barreiras 465, São José do Rio Preto 925. 
A cidade serve de base para conhecer a Chapada dos Veadeiros, cercada de serras repletas de rios e cachoeiras naturais que são exploradas por trilhas na mata.

Alto Paraíso de Goiás é considerada uma das cidades mais altas e frias do estado de Goiás (juntamente com Cristalina, que possui 1.189 metros de altitude), possui um clima tropical de altitude.

Camping Viveiro - Rua 3, Quadra 7, Lote 6, s/n - Estância Paraíso - Parte alta: área camping (2 000 m² ), cozinha, banheiros femininos/masculinos, chuveiros água quente, churrasqueira, estacionamento interno. 

A Chapada dos Veadeiros também é bastante conhecida por ser o melhor local para avistamento de Objetos Voadores Não Identificados em Goiás, o que acaba atraindo a atenção de diversos curiosos que vêm até a região para tentar observar estes fenômenos.


★★★ Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Com área de 65 mil ha. Inúmeras cachoeiras (principalmente no Rio Preto) e formações rochosas são as grandes atrações do parque. A paisagem é formada também por campos e veredas ponteadas pelos buritis. Ao longo dos rios há árvores de maior porte. A fauna é variada e as espécies mais comuns são cachorro-do-mato, raposinha, lobo-guará e aves como araras, papagaios, carcará, ema e seriema. Com sorte, alguns animais raros também podem ser vistos,  como veados-campeiros, cervos-do-pantanal, tamanduás-bandeira e urubus-reis. Há duas trilhas principais e divergentes, com cerca de 6 km cada. Uma leva ao Cânion I, Cânion II e Cachoeira das Cariocas. A outra leva até as Pedreiras (várias corredeiras), a Cachoeira I do Rio Preto (80 m de queda, formando a maior piscina natural da Chapada, com cerca de 300 m de diâmetro) e ao Salto II do Rio Preto, com 120 m de queda. Calor forte e trilhas longas pedem roupas leves mas resistentes. roupas de banho é imprescindível - há boas piscinas naturais para se refrescar. Como não há estrutura para alimentação é recomendável levar água e alimentos leves. Só é permitida a entrada com guias credenciados pelo Ibama, que podem ser contratados em Alto Paraíso de Goiás.


Brasília

Capital do Brasil.
◬1 171 m. Goiânia 209, Belo Horizonte 741, São Paulo 1 015, Cuiabá 1 133, Campo Grande 1 134, Rio de Janeiro 1 148, Vitória 1 238, Curitiba 1 366, Salvador 1 446, Florianópolis 1 673. 
Patrimônio Cultural da Humanidade, é um dos marcos da arquitetura moderna. O planejamento de Lúcio Costa é complementado pelos prédios públicos projetados por Oscar Niemeyer e ornamentados com obras de Alfredo Cescchiatti e Athos Bulcão. Os maiores exemplos da visão desses artistas está no conjunto formado pela Praça dos 3 Poderes e pela Esplanada dos Ministérios. Lá estão o Congresso, os palácios do Planalto e Itamaraty, o Supremo Tribunal Federal e a Catedral Metropolitana.

O comércio e os serviços concentram-se em setores específicos na região central e entre as superquadras. Existe um controle de velocidade feito com radares e sensores na pista. A sinalização é eficiente, mas a região central e os setores de habitações individuais, fora do plano piloto, podem causar alguma dificuldade para o motorista.

Camping Casa do Lago -  Shis Ql 10 Conjunto 2, 2 - Lago Sul - DF: área de camping e chalés no centro, cozinha, área lazer, churrasqueira, piscina, acesso internet, comércio.


Caldas Novas

◬686 m. Goiânia 167, Morrinhos 58, Uberlândia 162, Brasília 393, São José do Rio Preto 444. 
O maior pólo turístico do Estado recebe anualmente mais de 1 milhão de visitantes. A ampla rede hoteleira costuma trabalhar com grupos e pacotes, e os hotéis mais estruturados também são clubes, oferecendo parques aquáticos de águas termais, que variam de 37°C a 58°C, com propriedades medicinais.

Desde 1996 está proibido perfurar poços termais e, consequentemente, sua rede hoteleira permanece estagnada. A exploração abusiva colocou em risco o maior manancial de águas termais do mundo e toda a estrutura turística da cidade. O lençol freático, que nasce na vizinha Serra de Caldas, com temperaturas oscilando entre 35°C e 58°C, baixou 52 m, obrigando à colocação de hidrômetros em cada poço artesiano, cujo bombeamento ficou limitado a 14 horas por dia. Com essas medidas, o nível subiu 32 m.

Camping Lagoa Termas Parque - Av. Pedro Zappelini: área camping 50 barracas, banheiros, estacionamento, restaurante, parques. Pode ser necessário ser sócio e, este camping está quase sempre interditado.

Camping Tropical I - Rua Coronel Cirilo Lopes Morais - Alameda das Termas: anexo ao hotel e clube, pequena área camping, banheiros, restaurante, piscina. Espaço só para barracas.


Rio Quente

◬520 m. Goiânia 186, Caldas Novas 31,  Morrinhos 45, Uberlândia 200, Brasília 380. 
O complexo Pousada do Rio Quente Resorts confunde-se com a própria cidade, que parece despercebida, localizada a 6 km. Na vizinha Serra de Caldas nasce o rio de águas termais que abastece a gigantesca estrutura de lazer do Hot Park, aberto ao público, com 10 piscinas de água quente corrente, entre 37°C e 42°C.

 Nos meses de janeiro e julho, a população do complexo chega a quase 2 mil hóspedes, fora os 600 visitantes diários. A maioria dos visitantes desembarca em vôos fretados.

Camping Esplanada - Rua Espirito Santo - Setor Central - bairro Esplanada: área barracas, trailers e motorhomes, luz 220 V, banheiros, estacionamento, rio de águas quentes.


Goiás

Monumento nacional.
◬496 m. Goiânia 144, Itaberaí 43, Aruanã 191, Barra do Garças 266, Jataí 476. 
Ao lado da Serra Dourada e cortada pelo Rio Vermelho, a ex-capital do Estado guarda em suas estreitas ruas de pedras irregulares e nas construções coloniais as marcas do Ciclo do Ouro.

Os museus históricos e a casa da poetisa Cora Coralina são os lugares mais visitados. A famosa Procissão do Fogaréu, auge da Semana Santa, atrai muitos turistas.
Fundada em 1726 pelo bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera, a cidade volta a ser capital no aniversário do município (25 de julho), quando o governador do Estado despacha do Palácio Conde dos Arcos.


Comida típica

Cozinha Goiana - De origem indígena, recebeu influência de mineiros e paulistas que foram ao Planalto Central em busca de ouro, no final do século XVIII. Alguns pratos são facilmente encontrados: peixe assado na telha; empadão goiano (frango, carne de porco, linguiça, guariroba, e queijo); galinhada; frango com pequi (fruta silvestre aromática de forte coloração amarela); e guariroba (espécie de palmito amargo). Outros, mais raros, podem ser encontrados nos restaurante típicos, como leitão pururuca; arroz com suã (espinha do porco); angu (abóbora verde refogada e quiabo). Entre os doces: pamonha; curau; biscoito de queijo; biscoito de polvilho frito; doces de cascas de frutas (laranja, goiaba e limão); e frutas cristalizadas (abóbora, caju e banana).

Pousada Camping Cachoeira Monjolinho - BR-414, Corumbá de Goiás - GO: área camping, cachoeira natural, infra-estrutura.


Pirenópolis

Monumento nacional.
◬770 m. Goiânia 131, Anápolis 74, Brasília 159. 
Localizada no sopé da Serra dos Pireneus e cortada pelo Rio das Almas, a cidade é conhecida pela Festa do Divino, considerada uma das maiores manifestações folclóricas da America do Sul.

Os santuários silvestres, que preservam a vegetação de cerrado, e as cachoeiras a caminho da Serra dos Pireneus são boas opções de lazer. Em Corumbá de Goiás existem construções históricas e o Salto Corumbá. A cidade é famosa pelo artesanato de prata e pedras semipreciosas.

Camping Namaste - Rua do frota Q 66 L 11 - Bairro / Distrito: do Carmo: com infra-estrutura para camping.

Camping Sombra da Mata - Localizado a 03 km da cidade: camping gramado e arborizado, banheiros chuveiro quente, piscina, cachoeiras, área churrasco (trazer grelhas), rio passa dentro.

Camping Beira Rio - Estrada das Pedreiras, km 1,5 - Zona Rural: área 8 chalés, 250 barracas, cercado, pontos de luz, banheiros, duchas água quente, o Rio das Almas pode ser visto do camping.



















Atenção: O blog Camping Natural não se responsabiliza por alterações realizadas pelos estabelecimentos (infra-estrutura, roteiro, etc.) após o fechamento desta postagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário