Menu

10.2.24

Litoral SC

Litoral de Santa Catarina - E suas praias

Camping Natural
Como chegar - BR-101: um dos trechos mais movimentados e perigosos do país, tanto que está sendo duplicado. A falta de sinalização exige atenção redobrada com os canteiros de obras entre Joinville e Florianópolis.
A estrada entre a Serra do Mar e o litoral, apresenta aclives e declives acentuados, sujeitos a erosão e quedas de barreira.

O que ver no litoral de Santa Catarina? 

No verão, para aproveitar melhor as praias, fora de temporada, a estrutura turística do Balneário Camboriú é muito usada por excursões de terceira idade, já na temporada é invadida por jovens, principalmente a vida noturna. 
Além das praias, vale a visita: o Museu Nacional do Mar, em São Francisco do Sul, Beto Carrero World, mergulho na Reserva Biológica do Arvoredo e o Farol de Santa Marta.

Quais são melhores lugares do litoral de Santa Catarina?

Em Florianópolis, não deixe de ir as dunas entre a Praia da Joaquina e a Lagoa da Conceição e de conferir os passeios de veleiro passando pelos fortes. Para a prática do surfe são indicadas as praias da Joaquina, Ferrugem e Rosa. 
Nesta podem ser vistas baleias-francas, no período de setembro a outubro.
E ainda em Penha o Beto Carrero Word e praias do Balneário Camboriú.

Qual a melhor praia do litoral?

Ilha do Campeche, Lagoinha do Leste, Praia Mole, Florianópolis; Praia da Lagoinha, Praia da Sepultura, Bombinhas; Praia do Estaleiro, Balneário Camboriú; Guarda do Embaú, Palhoça; Praia do Rosa, Imbituba.

Qual é a praia mais bonita de Santa Catarina?

Entre as melhores praias de Santa Catarina está a Ilha do Campeche sem dúvida é a mais bonita, além de outras maravilhosas para descansar como a Lagoinha do Leste, a Ilha de Porto Belo, Guarda do Embaú, Praia do Estaleiro, e outras incríveis para as suas férias.

São Francisco do Sul

◬9 m. Florianópolis 226, Joinville 46, Jaraguá do Sul 59.
O melhor acesso é pela BR-280, evitando passar pela área urbana de Joinville.
Tombada pelo Patrimônio Histórico, a cidade é a mais antiga de Santa Catarina. Reúne no Centro um conjunto de casas preservadas do período colonial.

Outra atração é o Museu Nacional do Mar, com a maior coleção de embarcações brasileiras. Na Baía de Babitonga, são realizados passeios de barco.
 Do outro lado da baía, fica a Vila da Glória, uma opção para quem busca tranquilidade.

Tony Camping - Rua Campos Novos - Praia de Ubatuba, quadras para barracas, sendo 2 cobertas, 8 banheiros, 7 churrasqueiras.

Camping Passarela - Rodovia Duque de Caxias, bairro de Ubatuba. Local para barracas e trailers.

Penha

◬20 m. Florianópolis 112, Barra Velha 18, Itajaí 26,  Blumenau 61.
A antiga terra dos índios carijós recebe na temporada 100 mil pessoas atrás de diversão no Beto Carrero World, na Praia da Armação de Itapocorói.
Essa praia é um bom lugar para relaxar e estar em contato com a natureza. Conta com uma boa faixa de areia de areia acinzentada batida, o mar é calmo, de águas transparentes que mais parece uma piscina natural.

O maior parque multitemático do mundo, O Beto Carrero World.

O Parque é um dos roteiros turísticos mais procurados no Brasil e América do Sul. Possui modernos e radicais brinquedos, com apresentações de shows ao vivo.

Outro atrativo é experimentar a culinária açoriana, onde os imigrantes que se instalaram na região adaptaram a seu paladar os produtos da terra recebendo influência dos nativos índios carijós. 

A principal contribuição indígena é a farinha de mandioca, que é a base dos ingredientes do pirão. Todos os visitantes recebem também uma dose de "consertada" (cachaça feita por eles) e "biju" (espécie de bolo).
Alguns desses pratos deliciosos e seus respectivos acompanhamentos podem ser encontrados no Restaurante Pirão d'Água - Av. São João (Praia da Armação).


Pousada e Camping Pé na Areia - Rua Antonio Carlos K. Reis, bairro Armação de Itapocorói - Espaço várias barracas e trailers, segurança 24 horas, estacionamento, banheiros masc/ fem, churrasqueiras.

Pousada e Camping Refúgio do Poá - Rua Waldemar Werner, em Armação - De frente para o mar, em ambiente paradisíaco, aberto 24 horas o ano inteiro.


Balneário Camboriú

◬18 m. Florianópolis 81, Itajaí 10, Brusque 43, Blumenau 64.
Bastante agitado no verão, tem praias sossegadas ao sul. As praias do Centro ficam congestionadas na alta temporada, a vida noturna atrai jovens turistas hospedados nos municípios vizinhos.

Fora da temporada a prioridade são as convenções e o turismo de terceira idade.

A Praia do Pinho, com infraestrutura modesta (é considerada a primeira de naturismo no Brasil), tem acesso controlado.
Camping  Estaleirinho - Rua Victório Fornerolli - Praia do Estaleirinho. Com acesso direto a praia, área para barracas, trailers, motorhomes, área de lazer, piscina, churrasqueira.

Camping Praia do Pinho - Naturista - Av. Rodesindo Pavan (Rodovia Interpraias), capacidade 200 barracas, amplo estacionamento, 2 banheiros comunitários, cozinha coletiva, churrasqueiras.

Camping e Pousada do Chicão - Av. Rodesindo Pavan - Próximo Praia do Estaleiro, capacidade 30 barracas, cozinha coletiva, banheiro, churrasqueira, estacionamento.

Bombinhas

◬1 m. Florianópolis 70, Itajaí 56, Blumenau 92, Criciúma 272.
Conhecida por ser um excelente local para mergulho. 
A principal atração para os aficionados é a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, um conjunto de 3 ilhas a 7 km da costa.
Composta de trinta e nove praias, Bombinhas possui sem dúvidas, as melhores praias de Santa Catarina para família!, principalmente por ser um espaço ideal para mergulhar, com águas cristalinas e também passeios de barco.
Bombinhas - A Capital do Mergulho
As escolas de mergulho da região organizam excursões e não é necessário ter experiência.
O município possui trilhas que levam a praias desertas e selvagens (como a Quatro Ilhas, Mariscal, Conceição, Tainha, Porto da Vó..), e vilas de pescadores.
Camping Bombinhas - Rua Tainha - A 200 metros da praia, área gramada e arborizada para 40 barracas, banheiros, próximo mercado, estacionamento.
Quatro Ilhas Camping - Rua Atol das Rocas - Totalmente arborizado, vista para o mar, banheiros, salão de festas/ jogos, churrasqueiras.

Camping Bombas - Rua Martim Pescador - 800 metros da praia, capacidade 20 barracas, supermercado, banheiros femininos/ masculinos, refeitório, fogão a lenha, churrasqueira.


Porto Belo

◬1 m. Florianópolis 66, Balneário Camboriú 22, Blumenau 88.
Baía de águas tranquilas com várias marinas. Esta cidade é considerada a capital sulbrasileira quando se trata de transatlânticos (são vários que a visitam todos os anos).
A capital dos transatlânticos no sul do Brasil.

Porto Belo perdeu as melhores praias em 1992, depois da emancipação do município de Bombinhas, com o qual divide uma península. 
É ponto de partida para passeios de barcos, como, a Ilha de Porto Belo (Ilha João Cunha), onde há um museu com fotografias, vídeos e objetos das viagens da família Schurmann em veleiro.
Campings - Possui os mesmos campings de Bombinhas, por ser cidades tão próximas.
Mas Porto Belo possui praias (para os mais aventureiros) desertas e de acesso difícil por trilhas (melhor ir de barco). São praias quase selvagens, algumas com vilas de pescadores; como Praia de Estaleiros, Caixa'Aço, Prainha e Araçá.

Opinião: São propícias  para o banho, calmas e sossegadas, e algumas famílias aproveitam para levar crianças e idosos. 
Conta com nenhuma ou moderada infraestrutura, mas uma boa opção é levar medicamentos, alimentos e bebidas para que não aconteça nenhum imprevisto. Fazer uma caminhada durante o entardecer é uma boa opção para relaxar.

Governador Celso Ramos

◬40 m. Florianópolis 49, Itajaí 71, Blumenau 123, Joinville 167.
Apesar de estar entre Florianópolis e Porto Belo, a região não é muito procurada, devido à pouca infra-estrutura e às estradas de terra que contribuem para o seu isolamento. 
Isto faz com que as praias fiquem desertas e selvagens, com algumas vilas de pescadores, sendo uso quase exclusivo de turistas aventureiros e campistas.
Na Ilha de Anhatomirim pode ser visitada a Fortaleza de Santa Cruz, exemplo de arquitetura barroca militar. Foi a principal fortificação do antigo sistema defensivo da Ilha de Santa Catarina, projetada e construída pelo brigadeiro português José da Silva em 1739.

Camping Palmas das Gaivotas - Rua dos Recantos - Palmas. Área para barracas, trailers e motorhomes, vista e saída para praia, cozinha comunitária, banheiros, quadra de vôlei.
Para os aventureiros as praias afastadas são boa pedida: Praia de Fora, Caravelas, Tinguá e Cordas (desertas), e a Baía dos Golfinhos, onde pescadores alugam barcos para levar os visitantes até a Ilha de Anhatomirim.

Florianópolis

◬25 m. Brasília 1 673, Curitiba 300, Porto Alegre 476, São Paulo 705, Rio de Janeiro 1 144.
Considerada por muitos habitantes e turistas que a visitam como detentora de uma beleza singular, dotada de fortes traços da cultura açoriana, observados nas edificações, artesanato, no folclore, culinária e nas tradições religiosas, Florianópolis tem no seu turismo diversificado uma de suas principais fontes de renda.

Presentemente, dentre os atrativos turísticos, além das praias, têm importância particular as localidades onde se instalaram as primeiras comunidades de imigrantes açorianos, como Ribeirão da Ilha, Lagoa da Conceição, Santo Antônio de Lisboa e o próprio centro histórico. 
São mais de 40 praias e paisagens como dunas, lagoas e mangues, além de trilhas e vistas panorâmicas do alto de morros.
- A Ilha do Campeche tem Mar azul-Caribe, é ótima para mergulho e você ainda pode fazer caminhadas por trilhas para ver as inscrições rupestres.
Ao norte ficam os balneários mais urbanizados, como Canasvieiras, Ingleses e Jurerê. Ao sul, as praias de Armação, Campeche e Pântano do Sul.
- Oferece passeios de barco, pontos de mergulho e refeições à base de peixes e crustáceos.
Uma boa pedida é a chamada "sequência de camarão"; uma espécie de rodízio oferecido perto da Lagoa da Conceição.
No verão os congestionamentos são inevitáveis, principalmente nos fins de semana. A duplicação da BR-101 facilitou o acesso para quem vem do sudeste.

Camping Recanto do Santinho - Rua Raul Pereira Caldas,  Costão do Santinho. Infraestrutura para barracas, trailers e motorhome. Banheiros com chuveiros quentes, luz, segurança e tranquilidade, aberto o ano inteiro.

Camping Costa do Sol - R. Clorinda Ventimiglia - Cachoeira do Bom Jesus. Área 15 000 , estacionamento, vagas barracas, trailers restaurante, playgound, salão de jogos, quadra futebol, churrasqueiras.

Camping Lagoa da Conceição - Av. das Rendeiras. Completa infraestrutura para camping, estacionamento mensal para motorhomes, aberto o ano todo.

Casarão Camping & Hospedaria - Rua Raul Pereira Caldas, Praia do Santinho. Área de camping com vasta sombra, aproximadamente 300 metros do mar, quartos coletivos e privativos, lotes individuais para barraca, estacionamento, banheiros, ampla cozinha e sala de convivência.

Palhoça

◬3 m. Florianópolis 25, Santo Amaro da Imperatriz 11.
Cidade de negócios, com trânsito intenso, faz parte da Grande Florianópolis, e concentra grandes indústrias.

Praia da Guarda do Embaú - Acesso pelo Rio da Madre. Próxima ao Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. Praia de tombo muito procurada por surfistas. 
O Morro do Urubu oferece vista de toda região, incluindo a Praia da Pinheira e a Ilha do Coral. 
O vilarejo fica separado da praia pelo Rio da Madre e a travessia é feita em pequenos barcos de pesca.
Guarda do Embaú Surf Camp - Rua Manoel Alfredo dos Santos - Palhoça: capacidade 120 barracas, banheiros masculinos/ femininos, (quente e frio), churrasqueira, cozinha comunitária, estacionamento.
Camping Maeporã - Rua Manoel Alfredo dos Santos - Palhoça: área com Wi-Fi, churrasqueira, estacionamento, pontos de luz, duchas ao ar livre, banheiros banho quente.

Garopaba

◬18 m. Florianópolis 96, Laguna 61, Tubarão 80, Araranguá 160.
Antigo polo pesqueiro, recebe a cada ano mais turistas.

Praia da Ferrugem, é o paraíso dos surfistasMuitos dos visitantes são surfistas, que encontram boas ondas nas praias Silveira e Ferrugem, consideradas 2 dos melhores pontos de surfe do país. 
As praias distantes, como Gamboa, Siriú e da Barra, mantém as características primitivas.
Camping Lagoamar - Rua Lagoa Mar, Centro. Área 60 000 , capacidade 500 barracas, motorhomes, trailers, pontos de luz, fogões coletivos, churrasqueiras.

Camping Garopaba - Rua Nereu Ramos. No centro, 2 quadras da praia, próximo supermercados, restaurantes e farmácias. Área 5.000 m², para  60 barracas, suítes e quitinetes para alugar, churrasqueiras.

Praia da Rosa

Florianópolis 80, Garopaba 17, Imbituba 23, Joinville 250.
Os moradores e os ecologistas empenham-se em manter um ambiente rústico. 
Não há iluminação nem ruas asfaltadas e a construção de edifícios é proibida.
Considerada a capital nacional da Baleia-franca, estrutura-se mais a cada ano para receber o crescente número de turistas que visitam a cidade. 

Sendo considerada uma das 30 baías mais bonitas do mundo, a Praia da Rosa ainda não tem um núcleo populacional definido e faltam transportes.
Baleia-franca e seu filhote, no litoral de Praia da Rosa.

Cercada por costões, é berçário das baleias-francas de maio a dezembro. Há passeios de barco que levam os turistas para ver as baleias de perto.
Camping do Rosa - Estr. Geral do Rosa (próximo Restaurante do Geraldo), Praia da Rosa. Área para barracas, cozinha comunitária, churrasqueiras.

Laguna

◬2 m. Florianópolis 124, Tubarão 32, Imbituba 35, Criciúma 90.
Urbanizada, conta com casas de veraneio. A cidade tem um complexo de 3 lagoas, o que lhe deu o nome, e apresenta muitas atrações.

A Praia do Mar Grosso concentra a infra-estrutura turística. As praias do sul são menos estruturadas. Na Lagoa do Imaruí (nome dado pela presença constante deste mosquito) há pesca de tainha e camarão.

Além das praias e da pesca noturna do camarão, o visitante pode passear pelo Centro Histórico, com casas preservadas da época colonial. 
Os destaques são a antiga residência de Anita Garibaldi, sede da República Juliana (movimento separatista do sul do país) e o Farol de Santa Marta.

- Restaurada na década de 70 e transformada em relicário histórico. A casa onde Anita Garibaldi vestiu-se para casar pela primeira vez.
Na Praia do Mar Grosso, os molhes criam duas áreas: uma à esquerda, com ondas boas para surfe; a outra, a Barra Mansa da Lagoa de Sto. Antônio dos Anjos, é procurada para windsurfe e vela.
- A grande atração na lagoa Sto. Antônio dos Anjos é a pesca da tainha com auxílio de golfinhos, que conduzem os cardumes em direção às tarrafas e depois recebem a recompensa em forma de peixes.

Camping Molhes da Barra - Rua Maria Egídia - A 50 m da Praia do Mar Grosso. Capacidade 300 barracas, 100 motorhomes, 03 baterias de banheiros, 03 complexos cobertos com churrasqueiras, playground, cancha de bocha, campo suíço de futebol.

Araranguá

◬13 m. Florianópolis 220, Criciúma 46, torres 66, Porto Alegre 240.
Paredões rochosos, dunas e a Barra do Rio Araranguá - cuja cor se alterna entre azul e verde - compõe seu principal cartão postal: o Penhasco Morro dos Conventos.

Próximo a foz do Rio Araranguá, onde ocasionalmente aparecem golfinhos, abriga um farol, local procurado para quem salta de asa-delta.
Camping Morro dos Conventos - Av. Atlântica. Área 95 000 m², para 600 barracas, trailers e motorhomes, estacionamento, banheiros, cantina, 4 piscinas, quadras futebol, tênis e vôlei, churrasqueiras, alojamentos em cabanas e chalés.
- Por enquanto, não está mais em disponibilidade áreas para camping em barracas.



Atenção: O blog Camping Natural não se responsabiliza por alterações realizadas pelos estabelecimentos (infra-estrutura, roteiro, etc.) após o fechamento desta postagem.

2 comentários:

  1. sugestao, coloque mais informações sobre o camping em si, como coordenada GPS, contato, se possivel fotos das instalações para ser util para decisao hospedagem, (claro que se a intenção do seu blog for indicar lugares que se possa conhecer acampando), pois as fotos apresentadas nao trazem a real do camping, podendo induzir os leitores a ir num local pensando ser uma coisa e ser outra. Muitos campings citados sao ruins e eu nao recomendaria, ou melhor falaria não va se nao quiser se incomodar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - Um bom dia, Andry. As informações dos posts estão corretas, e vale verificar que Camping Natural não se responsabiliza por nenhuma mudança em campings; isto foi dito e recomendado.
      Camping Natural também não se propõe a viabilizar as condições, nem distâncias cronometradas de estradas; isto foi dito.
      As fontes em Camping Natural (algumas, claro, antigas e sendo reformuladas) são de toda confiança e probidade, sendo exibidas às pessoas que gostam de camping.
      Camping Natural, sempre pede auxílio, comentários e qualquer tipo de informação que possa melhorar os posts.
      Peço desculpas a algum post meu mal intencionado.
      Boa sorte, a você, e obrigado.

      Excluir