Menu

6.2.23

Interior de SP

Interior Paulista - Cultura e desenvolvimento

Camping Natural

Quais são as principais cidades do interior Paulista?

Cidades do interior paulista como Campinas, Jundiaí, Piracicaba, Campos do Jordão, Atibaia, Itu, Bragança Paulista, Sorocaba, São José dos Campos, São José do Rio Preto e outras nas proximidades da Grande São Paulo e da Região Metropolitana de Campinas costumam receber elevado número de visitantes. 
Pequenas cidades do interior também apresentam um fluxo considerável de turistas, sobretudo as cidades históricas e estâncias turísticas, como no Vale de Paranapanema.

O que tem de importante no interior de São Paulo?

O interior tem destaque por possuir um conjunto cultural muito rico, inclusive com vários sotaques próprios e diferentes daquele da capital e do litoral.
O interior paulista sustentado pela renda do agronegócio e da cana-de-açúcar foi a região que mais ampliou gastos com alimentos, bebidas, produtos de higiene e limpeza no primeiro semestre de 2011 em relação a igual período de 2010, à frente até dos mercados mais famosos do consumo, como o Nordeste e o Centro-Oeste.

Itu

◬ 583 m. São Paulo 102, Sorocaba 39, Campinas 48, São José dos Campos 185, Bauru 240.
A cidade "Estância Turística" conta com vários monumentos históricos, como o Museu da Convenção, a casa onde ficou hospedado dom Pedro II, o famoso Telefone Público, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária, o Semáforo próximo ao orelhão e o Armazém do Limoeiro, entre outras. 
A maior parte das atrações de Itu está no Centro e pode ser conhecida num só dia, a pé.

Camping Fazenda Paineiras - Rodovia Marechal Rondon, KM 115,5 – Bairro Itaim – Itu: área com infraestrutura para barracas e motorhomes, com chalés, piscinas, pesca.

Camping Chapéu do Sol - Av. das Garças, siga placas até a Estrada Itu 010 - Itu: área 85 mil metros quadrados de área verde, piscinas,  churrasqueiras, salão de jogos, playground, quadras esportivas, lago pesca, restaurante.

Camping do Alemão - Estrada dos Romeiros (mais conhecida como Estrada do Parque) no Km 90: área para barracas ou hospedar-se em chalés, estrutura completa, piscinas, lanchonete.


Indaiatuba

◬ 624 m. São Paulo 99, Campinas 22, Itu 24, Sorocaba 57, Bauru 265.
Com o seu crescimento, Indaiatuba se tornou uma cidade turística e tranquila. 

Seu principal ponto turístico é o Parque Ecológico de Indaiatuba que é um extenso eixo de aproximadamente 10 quilômetros lineares com uma área de aproximadamente 2 milhões de metros quadrados que contaria 12 centros comunitários, viveiro de pássaros, restaurante, museu, pátio de esculturas, centro de exposição de flores, centro administrativo com Fórum, Câmara e Paço Municipal, barcos, pedalinhos, teatro de arena, lanchonete e ciclovia em todo o contorno do Parque com muito verde. 
Camping Cabreúva - Rod. Dom Gabriel P. Bueno Couto, km 92,5 - Pinhal - Cabreúva, próximo Indaiatuba: área para camping,  pia lavatório em cada platô, postes com iluminação (220v), estacionamento em frente, sanitários masculinos e femininos, chuveiros com aquecimento central.

Campinas

◬ 696 m. São Paulo 99, Araraquara 191, Ribeirão Preto 238, Bauru 269, Curitiba 476, Belo Horizonte 601. 
Quanto aos atrativos turísticos, o principal parque urbano da cidade é o Parque Portugal, mais conhecido como Taquaral, em função do nome da lagoa, fundado em 1972.
Nele há um ginásio esportivo, uma rota de bonde que circunda a lagoa, o Planetário.

Outras atrações são o Bosque dos Jequitibás, que em seu interior abriga um mini zoológico e o Museu de História Natural. O mirante no alto da Torre do Castelo permite uma vista quase completa da cidade a partir de suas seis amuradas. 

Camping Macuco - Estrada Municipal Gov. Mario Covas, Km 4,6, S/n - Macuco, Valinhos - SP, próximo Campinas: camping com estruturas e camping selvagem, piscinas, campos, lagos, churrasqueiras.


Bragança Paulista

Estância climática.
◬ 817 m. São Paulo 89, Itatiba 32, Campinas 59, Pouso Alegre 129, Ribeirão Preto 238, Belo Horizonte 519.
Centro de comércio e serviços para fazendas e indústrias da região. 
A vida noturna concentra-se às margens do lago, na entrada da cidade, perto da Universidade São Francisco. 
Bragança Paulista é um dos 12 municípios paulistas considerados estâncias climáticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual.

Camping Ilha Morada do Sol - Estrada Municipal José Vaccari, s/n - Represa Jaguari - Bragança Paulista: área para barracas e RVs, lavatórios, chuveiros quentes, churrasqueiras, estacionamento.

Jundiaí

◬ 761 m. São Paulo 60, Campinas 45, Itu 51, São José dos Campos 149.
A paisagem mais marcante da cidade é a Serra do Japi, uma das grandes áreas de Mata Atlântica nativa contínua no estado de São Paulo, denominada como "Castelo de Águas" por muitos naturalistas, devido a sua riqueza hídrica. 

Tombada em 1983 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e, posteriormente, regulamentada como reserva biológica. 
Declarada em 1992 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura como reserva da biosfera da mata atlântica.


Camping Sítio Serra das Paineiras - Estr. da Laranja Azeda - Santa Clara, Jundiaí: na Serra do Japi, toda infraestrutura, vestiários, chuveiros, trilhas ecológicas, contato com a natureza e ecoturismo.

Santo André

◬ 755 m. São Paulo 19, São Bernardo do Campo 6, Paranapiacaba 35, Santos 68.
Santo André ainda possui uma carência da expansão das áreas de lazer e recreação. Mas há várias casas de espetáculos, clubes particulares, parques públicos e o Centro Histórico e Ecológico de Paranapiacaba.

Para o turismo histórico, além do Museu Municipal e da Casa do Olhar, na região central de Santo André, uma opção é a Vila de Paranapiacaba. 
No Museu Ferroviário é possível saber da história do crescimento do estado de São Paulo. 
A Vila de Paranapiacaba, com construções tipicamente inglesas, foi criada para ser uma vila de ferroviários. 


Em Paranapiacaba, também é possível realizar turismo ecológico, através das trilhas em meio à Mata Atlântica preservada, que reservam paisagens não comuns ao meio urbano, como cachoeiras, animais em extinção e vegetação nativa.
Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba.

★★★ Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba 

É uma Unidade de Conservação (UC) Municipal, de proteção integral, com uma área total de 400 hectares e conserva uma importante remanescente de Mata Atlântica no entorno da histórica vila inglesa de Paranapiacaba, no município de Santo André. 

O Parque tem como objetivo proteger a paisagem natural, destacando os contrafortes da Serra do Mar, as nascentes formadoras do Rio Grande, além de contribuir com a valorização do patrimônio histórico nacional “Vila de Paranapiacaba.”

A Unidade de Conservação localiza-se ao redor de mais duas UCs, a Reserva Biológica do Alto da Serra de Paranapiacaba e o Parque Estadual da Serra do Mar, contribuindo na formação de um extenso corredor ecológico voltado a preservação e sustentabilidade da Mata Atlântica, integrante à área tombada como Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Pela proximidade da Serra do Mar, por seu clima, com a neblina típica, e pelas sua belezas naturais, o Parque Natural possui potencial para atividades voltadas para o uso público, como esportes na natureza, caminhadas em trilhas, estudo de meio, interpretação, recreação e educação ambiental.

Funcionamento do Parque

O Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba conta com três locais onde é feito o controle de entrada e saída de pessoas: Guarita da Estrada do Taquarussu, Guarita da Pontinha e Guarita da Estrada da Bela Vista.
 
O Parque é aberto à visitação pública de terça a domingo, das 9h às 16h. As visitas só podem ser realizadas com o acompanhamento de monitores cadastrados. 
O Parque também conta com um Centro de Visitantes, localizado na Rua Direita, 371, próximo ao Núcleo de Interpretação Ambiental Núcleo Olho d’água.


O Centro de Visitantes, além de ser um espaço de recepção aos turistas, possui dependências com equipamentos que permitem ao visitante ter uma visão geral do Parque por meio de maquetes e fotos. Além disso, há exposições temáticas, jogos interativos e sala de treinamento, que é utilizada para aperfeiçoamento dos monitores ambientais e desenvolvimento de cursos com a comunidade local.
Atualmente o parque possui cinco trilhas abertas a visitação e dois Núcleos de Interpretação Ambiental.

Núcleos de Interpretação Ambiental

Olho d’água - É uma área de interpretação ambiental que possui duas trilhas para caminhadas: a Trilha das Hortênsias e Trilha dos Gravatás.
No local o visitante poderá conhecer a integração entre a engenharia inglesa e a natureza. 
O sistema de abastecimento de água foi construído juntamente com a Vila Martin Smith. 
A água é coletada diretamente nas nascentes e atualmente abastece a parte baixa da Vila de Paranapiacaba. 
Na época da construção parte do sistema abastecia as máquinas do sistema funicular e outra parte era destinada para o abastecimento das casas.

Tanque do Gustavo - Neste outro Núcleo de Interpretação Ambiental é possível conhecer o sistema de abastecimento de água das máquinas do sistema funicular. Atualmente a água abastece a Parte Alta da Vila de Paranapiacaba. 
O nome Tanque do Gustavo foi atribuído em homenagem ao alemão Gustavo Hartmann, empreiteiro da SPR que construiu o reservatório.

Trilhas

Trilha das Hortências - Possui 325m de extensão e pode ser percorrida em aproximadamente 30 minutos. É considerada de grau médio de dificuldade devido sua declividade (de 15º a 20º) . 
Nela, o visitante pode observar plantas ornamentais exóticas, como a Hortência, de origem asiática, além de conhecer o tratamento dado à água que abastece a parte baixa da Vila.

Trilha dos Gravatás - Possui 389m de extensão e pode ser percorrido em aproximadamente 30 minutos. É considerada de grau fácil de dificuldade, possuindo declividades de até 15º. Percorre-la é um passeio bastante agradável em virtude da sombra das copas das árvores.


Trilha da pontinha - Acompanha o percurso do rio Grande, possuindo aproximadamente 1090m de extensão com 1h de caminhada. 
Tem início na estrada de Paranapiacaba e fim na via de manutenção para o Tanque do Gustavo. 
A caminhada é fácil (declividade de 15º) e pode-se apreciar parte do antigo sistema de abastecimento de água da 5 máquinas fixas do segundo sistema funicular, que atualmente abastece parte da parte Alta da Vila.

Trilha do MiranteAcompanhando a encosta da serra, por dentro da mata, a trilha de possui cerca de 1.185m de extensão que podem ser percorridos em aproximadamente 1h. 
Possui grau fácil de dificuldade e declividade de até 15º. 

O principal atrativo é o mirante, que está cerca de 1.000 km de altitude, no limite com o Parque estadual da Serra do Mar, núcleo Itutinga-Pilões, possibilitando a visão da Baixada Santista e do mar, do complexo rodoviário Anchieta-Imigrante e o pólo industrial de Cubatão.

Trilha da Comunidade - Partindo do final da trilha da Água Fria e com 1.569 m de extensão, esta trilha dá acesso à um dos pontos mais altos do Parque, podendo ser percorrida em aproximadamente 2h. É uma caminhada difícil, com desnível de 276 m e declividade acima de 30º, durante e qual pode-se observar bromélias e orquídeas. 

No alto do morro, encontram-se ruínas que dizem se tratar de uma antiga comunidade alternativa da década de 1970. Pelo local, passa a divisa de três municípios: Santo André, Santos e Mogi das Cruzes.

Campos do Jordão

Estação climática.
◬ 1 628 m. São Paulo 184, São José dos Campos 93, Monte Verde 110, Pouso Alegre 117, Rio de Janeiro 359.
Os hotéis, bares, restaurantes concentram-se na Vila Capivari.

Campos do Jordão é chamada de "Suíça Brasileira", como estratégia de marketing, pela sua arquitetura tardia baseada em construções europeias e pelo seu clima mais frio que a média brasileira. Por isso, a cidade recebe maior quantidade de turistas durante a estação do inverno, especialmente no mês de julho.

CCB Campos do Jordão - Av. Pedro Paulo - Estr. para o Horto Florestal - Rancho Alegre - Campos do Jordão: área para barracas e RVs, sanitários, chuveiros quentes, estacionamento.

Camping da Malu - R. Dona Eliza - Capivari - Campos do Jordão: área para barracas e RVs, sanitários, chuveiros quentes, estacionamento.

Atibaia

Estância climática.
◬ 803 m. São Paulo 69, Bragança Paulista 25, Monte Verde 85, Campinas 88, Belo Horizonte 505.
O Monumento Natural Estadual da Pedra Grande é um dos pontos turísticos de Atibaia. 
Se localiza a 1 450 metros acima do nível do mar. 

No alto de uma colina, aflora um enorme monólito que permite em algumas ocasiões, a prática de voo livre, asa delta, paraglider, escalada, rapel e mesmo de um magnífico mirante para toda Atibaia e regiões vizinhas a ela.
Camping Rio Manso - Av D. Pedro I, Km 77,5 - Estr. dos Pires - Bairro Caetetuba - Atibaia: toda infraestrutura para camping e lazer, junto a natureza.

Socorro

◬ 752 m. São Paulo 131, Águas de Lindóia 28, Serra Negra 34, Bragança Paulista 45.
O município de Socorro tem o turismo como uma de suas principais atividades econômicas.
É conhecida como a Capital Nacional do Tricô e Malha.

A Feira Permanente de Malhas e o Moda Shopping atendem aos turistas e cobrem as encomendas de grandes lojas da Capital. 
A cidade também tem potencial para os esportes de aventura. 
Hoje, ela é uma das principais cidades do Circuito Nacional e também faz parte do Projeto Socorro Acessível, em que as práticas esportivas incluem pessoas com necessidades especiais.

A cidade tem uma ampla cobertura de Hotéis e Pousadas distribuídas na cidade e fazem parte do Turismo Rural. Há também cerca de dez alambiques, dez pesqueiros e pequenas propriedades para a comercialização de produtos orgânicos.

Anualmente, no primeiro final de semana após o carnaval, também é realizado o tradicional "Rock in Help Festival", reunindo público e bandas de diversas regiões do Brasil.

Camping Valle das Águas - Estrada Municipal , S/N - Zona Rural, Socorro - SP: cozinha comunitária, banheiros femininos/ masculinos, estacionamento, sala jogos,  área para fogueiras.

Vale do Paranapanema


As principais atrações de Paranapanema ficam nos arredores, como a Represa Jurumirim.


 O local é perfeito para a prática de esportes náuticos como windsurf e jet-ski, além de oferecer excelentes pontos para a pesca. 

Piraju

Estância turística
◬ 646 m. São Paulo 339, Avaré 70, Ourinhos 73, Itapeva 120, Itapetininga 179.
Estância turística de Piraju tem o ecoturismo como principal atração, tem rios fartos na variedade de peixes, cachoeiras e represas que atraem os visitantes. 
No sudoeste do estado e banhada pelo Paranapanema, a Estância de Piraju tem rios fartos na variedade de peixes, justificando assim o nome da cidade, de origem indígena (significa “peixe dourado” em guarani).

O clima tropical, agradável durante todo o ano, as inúmeras cachoeiras, corredeiras, represas, locais para pesca e prática de esportes náuticos propiciam um turismo dinâmico e rico em ambientes. 
Quem prefere tranquilidade pode relaxar nas praias de água doce.

Camping Pedrinha - Piraju: lugar para acampamento, lazer, churrasqueiras, praia, lanchonetes, atividades como pesca, etc.

Para quem não quer acampar há pousadas:
Hotel Pousada Farol do Lago - Rodovia Raposo Tavares, km 297 .
Pousada Campos Verdes - Rua Constantino Leman, 361 - Jd. Ana Cristina.
Pousada do Monte Alegre - Estrada Velha de S. Paulo - Bairro Monte Alegre.


Avaré

Estância turística
◬ 766 m. São Paulo 258, São Manuel 55, Botucatu 70, Ourinhos 131, São José do Rio Preto 356, Curitiba 447.
O turismo é um ponto forte do município, que hoje é uma estância turística. "Terra da Água, do Verde e do Sol", Avaré é um convite à beleza e à paz da Represa de Jurumirim.

O Horto Florestal (Floresta Estadual de Avaré), criado em 1945 pelo governo do estado, é um roteiro turístico obrigatório. 
Um verdadeiro recanto da natureza, com uma área de 95,30 hectares, árvores raríssimas e vasto gramado às margens de uma pequena represa. 
Antes mesmo de o estado apropriar-se das terras, a população já utilizava a represa, o que demonstra a importância dessa área como opção de lazer para a comunidade local.

Camping Municipal de Avaré - Rodovia João Melão SP-255 - Bairro Costa Azul:
 capacidade 700 barracas, área de 48.000 m2, com 1 Km de praia, toda infra-estrutura, 3 sanitários masculinos e femininos, chuveiros elétricos, parque infantil.

Camping AABB - Praia das Garças, Represa Jurumirim:  boa área com banheiros, churrasqueiras, bar, restaurante, tomadas de força, estacionamento, etc.

Ipaussu

◬ 568 m. São Paulo 315, Piraju 29, Ourinhos 30.
Município do estado de São Paulo.
O Governo do Estado de São Paulo oficializou  a inclusão de Ipaussu no Mapa Turístico do Estado de São Paulo.

Até 2019, a Prefeitura será beneficiada com recursos e ações junto ao Ministério do Turismo. 
A inclusão no Mapa também facilita a liberação de verbas na Secretaria de Estado de Turismo.
Nas proximidades do rio Paranapanema e de Santa Cruz do Rio Pardo. 

No final do século XIX dois mineiros partindo de Avaré, João Justino  e João Correa de Miranda partiram para invasão de novas terras e ali, em um coqueiral onde hoje é o marco zero de Ipaussu, estabeleceram um povoado.

No verão, o camping de Ipaussu é um dos locais preferidos das famílias da região que procuram por um local com boa infraestrutura, águas calmas e contato com a natureza. 
A inclusão no Mapa Turístico do Estado deve ampliar investimentos e atrair mais turistas para a cidade.

Camping Municipal de Ipaussu - Washington Luis, 819: Capacidade 350 barracas, toda infra-estrutura,  plataforma para embarques de lanchas, sanitários bem conservados, duchas, churrasqueira, lanchonete, Posto Médico, salva-vidas e um sistema de segurança próprio com o apoio da Policia Militar. 
O Camping de Ipaussu já foi recomendado na mídia por duas vezes por programas jornalísticos de TV.

Parque das Neblinas

Situado nos municípios de Mogi das Cruzes e Bertioga, em São Paulo, o Parque das Neblinas, reserva privada da Suzano Papel e Celulose, gerida pelo Instituto Ecofuturo, cumpre um importante papel na conservação dos recursos naturais da Serra do Mar paulista, contribuindo para a proteção do maior contínuo de Mata Atlântica do Brasil, o Parque Estadual da Serra do Mar e a Serra de Paranapiacaba. Seu acesso se dá pelo distrito de Taiaçupeba, no município de Mogi das Cruzes.

Com 6 mil hectares, o Parque conserva a bacia do rio Itatinga e promove pesquisa científica, manejo florestal, educação socioambiental, proteção da biodiversidade, restauração da Mata Atlântica e visitação.

Camping Simplão de Tudo - Estrada do Quilombo Km 8, S/N - Quatinga, Mogi das Cruzes - SP: Para quem curte caminhada, tem mais ou menos oito quilômetros, mata nativa, água de nascente, fogão à lenha..etc...




















Atenção: O blog Camping Natural não se responsabiliza por alterações realizadas pelos estabelecimentos (infra-estrutura, roteiro, etc.) após o fechamento desta postagem.

2 comentários: