Menu

6.2.23

Onde acampar

Onde acampar - Procurando um caminho

Como grande parte de vocês, sendo entusiastas do mundo digital, ninguém resiste testar todos os apps de viagem possíveis. Acho que a tecnologia aplicada a esta área abre milhares de possibilidades e facilita muito a nossa vida. 
No entanto, essa pequena e pouco científica experiência off-line faz lembrar que alguns hábitos "vintage" são extremamente enriquecedores para viajantes.
Camping Natural

Pedir informação (a pessoas) 

O senhor sabe como eu faço para chegar no Camping tal? Sabe onde acampar? Este ônibus passa no Centro da Cidade? Essas e outras questões geográficas, hoje em dia, são solucionadas com dois cliques. 

Mas, pense bem: às vezes, pedir informação é uns dos poucos elos de conexão com as pessoas do lugar. E elas podem levar a um “De onde vocês são? Conhecem também o Camping do Sossego? Sabiam que está rolando uma excursão de ecoturismo ótima por lá?”. 
Nada substitui o contato humano. Precisamos fazer força para lembrar disso.

Usando o velho mapa de papel

O GPS está deixando a gente mais burro e destreinado no exercício da orientação. 
Ao depender exclusivamente de Google Maps e afins para encontrar os caminhos em uma cidade que não conhecemos, quase sempre voltamos para casa com a mesma falta de noção de direção com a qual desembarcamos.
 
Somos  capazes de repetir o mesmo caminho do camping até a rodoviária obedecendo vozes eletrônicas "N" vezes e jamais decorar o caminho. 

Por outro lado, quando se dão o trabalho de olhar um bom e velho mapa, ficam com o traçado daquele lugar fixado na memória por anos a fio e, em um ou dois dias, já se sentem mais em casa. 


Perder-se

Outra vantagem de desapegar dos aplicativos de GPS é simplesmente andar sem rumo. Rondar. Improvisar. Perder-se. 
É nas quebradas do rumo incerto que a gente acaba encontrando aquele boteco incrível, uma lojinha minúscula e interessante, um restaurantezinho aonde os turistas não chegam. Não é?

Usar o instinto para encontrar um camping/lugares

A delícia número um é: nada de “fuçar” camping. Zero lição de casa. E onde acampar?
Praticamente nenhum planejamento. Qual o camping do momento segundo o APP X? Qual o camping que o blogueiro fulano de tal disse que você precisa conhecer antes de morrer? Quem é o número um do TripAdvisor? Que se explodam! 

Seguindo nossos bons e velhos instintos, acabamos acampando e curtindo (muito bem) em vários lugares dos quais nunca tínhamos ouvido falar. 

É um belo exercício de desapego para quem, por questões profissionais (e vício pessoal), sempre ficam muito focadas em procurar os melhores lugares, coletar dicas, testar campings e lugares  novos que estão dando o que falar. Definitivamente, os achados também se fazem ao acaso, e até bem melhores.


Pedir dicas para os locais (ao vivo)

Além do modo “roleta russa”, também é bom apostar por simplesmente perguntar para a turminha da mesa do lado ou ao garçom: “Ei, onde vocês vão tomar uma depois do jantar? Conhecem a região? Recomendam algum lugar? Opa, sabe de algum lugar onde acampar?”. 

Talvez esse comportamento seja um pouco brega em lugares onde as pessoas são superfechadas (não sei se teria as manhas de fazer isso numa região muito interiorana, por exemplo), mas  temos certeza que com jeito e bom jogo de cintura, a taxa de sucesso vai ser de 100%. Afinal de contas, perguntar não ofende.

Este blog vai te ajudar

Uma dúvida que muita gente tem - onde acampar - o objetivo aqui é fazer o campista, iniciante ou não, saber exatamente para onde vai, curtir momentos junto com familiares e amigos ou mesmo sozinho, para aproveitar e curtir a sua viagem com tranquilidade e segurança.

Então será uma breve passagem sobre alguns lugares paraísos; como chegar, suas áreas, histórias, onde acampar e comer gastando pouco dinheiro e aproveitando toda sua beleza e atrativos.
Muitos dos locais mencionados existem realmente, mas não sabemos realmente o que fizeram; progresso, continuação do projeto ou outro empreendimento, devastando, depredando ou fazendo algum melhoramento para o bem deles ou para nós.
Isso, só telefonando antes de visitar ou ir ao local, ver e constatar se ainda existe ou vale a pena mesmo ir. Mas mesmo assim isto acontece, como as coisas que mudam no nosso dia a dia.
Family-camping-113-CampingNatural
Fazer um blog para você tirar o máximo proveito nas suas acampadas e viagens pelo Brasil.
Foi com essa ideia que preparamos Camping Natural.
Depois de viajar anos, conhecer, visitar e pesquisar lugares e cidades, apresentamos a você um blog renovado.

Com comentários sempre curtos, e imagens distribuídas pelos temas que interessam a você, queremos deixar-lhe ainda mais informado sob os aspectos que afetam diretamente o seu acampamento, como as indicações de comida típica, as sugestivas atrações e os eventos mais importantes.
Também publicamos textos para ajudar você a entender cada cidade publicada e os melhores campings.

Nossa política

Camping Natural não é um blog especializado em roteiros cronometrados como: mapas, GPs, distâncias com vias de acesso, estações rodoviárias, etc..
Somente mapas simples e indicações fáceis, que qualquer um possa assimilar facilmente para chegar ao seu destino.

Como os campings no Brasil estão passando por constantes modificações, é recomendável ligar para o estabelecimento antes de visitá-lo. Os telefones estão à disposição numa lista ou na central telefônica de sua cidade.
Os números e prefixos de telefones em todo o Brasil estão sofrendo alterações. 
Caso você não consiga completar uma chamada, procure o auxílio da telefonista da operadora local.

O Critério para seleção e inclusão de campings é puramente pesquisa aleatória, não favorecendo nem ou ou outro estabelecimento.
Como a administração do blog não aceita cortesias de nenhum estabelecimento.

O blog Camping Natural não se responsabiliza por alterações realizadas pelos estabelecimentos (infra-estrutura, roteiro, etc.) após o fechamento das postagens.
Em nossa política não divulgamos taxas de preços de nenhuma espécie (diárias, etc.) por motivos já mencionado anteriormente.
Os números dos estabelecimentos não serão publicados (seja qual for ele, inclusive bancos, órgãos federais como Ibama, etc.), não sendo o caso de confundir ou dificultar o campista, mas a nossa política entende que pelo tamanho de um camping, acha desnecessário tal divulgação. 

Assim mesmo, pelas orientações concedidas, é muito difícil o campista se perder. E se for o caso, uma boa pergunta é bem aceita.
Previna-se contra mudanças telefonando e marcando visitas, antes de se hospedar.
Acesse e leia a nossa.. Política de Privacidade

Family-2-Campingnatural

Símbolos usados neste blog:

◬ - altura das cidades
★ - alguma importância
★★ - muito importante
★★★ - não deixe de ver
Cor destaque - atrações diversas, comidas, etc.
Brasília 1 191 - distância entre cidades
Mapas do Brasil com localização dos Estados - bom, especialmente visitantes estrangeiros. Com símbolo internacional de camping.

Este blog é dedicado às pessoas que acham que importante não é viver ao ar livre e desfrutar a natureza, e sim, respeitá-la, entende-la e conservá-la.

Àqueles que amam e veem a arte do campismo como uma escola viva de companheirismo, naturalismo, conservacionismo e expressão de liberdade.
E as coisas maravilhosas e inoportunas que intercederam na minha vida ao longo das experiências aprendidas e às que hão de vir.

Valter da Silva Luna
Administrador do Blogger




Nenhum comentário:

Postar um comentário