Menu

6.2.23

A Higiene

A higiene no camping e respeito à natureza 

Camping Natural
Em um camping você precisa de água e comida para sobreviver e se manter, mas também deve ter e aplicar altos padrões de higiene pessoal. Em qualquer situação, a limpeza é um fator importante na prevenção de infecções e doenças. 
Mas existem vários outros fatores que torna-se ainda mais importante em uma situação de risco a saúde do campista, como o banho diário, cuidado com o lixo, cuidados pessoais, etc. E o respeito à natureza.

O Lixo 

Nos campings organizados use as latas de lixo colocadas ao lado das barracas: a coleta é feita diariamente (Obs.: apenas uma vez).
Mas inclua em sua bagagem sacos plásticos, pois o camping só fornece um por dia.
Em se tratando de área selvagem o lixo deve ser queimado ou enterrado.

Mantenha sacos plásticos para coleta 

Latas podem ser enterradas, mas garrafas devem ser levadas de volta.
Nos campings organizados, como o nome já diz, as lixeiras ficam ao lado das barracas.


Em um acampamento selvagem, o lixo deve ser acondicionado de tal modo, que ao final do acampamento ele deverá ser enterrado, mas o que puder queimar é melhor, pois assim não ficará nenhum vestígio de que você esteve ali.

É aquele ditado; Olhe bem a área quando você chegar, e deixe exatamente igual quando sair.
Esse é um final de um camping, onde pessoas inescrupulosamente não tinham nenhum senso de higiene e respeito com o meio ambiente.

Para não acontecer isso! catadores de lixo encontram um local onde pessoas fizeram camping selvagem. 

Porque não fizeram como diz o ditado; o resultado é sempre esse, doloroso para nós campistas conscientes: É proibido acampar; e eles estão errados?

Essa lixeira é uma pequena parte da imundície que vem do mar; demonstrando que além de existirem os maus campistas, há uma população inteira fazendo dos esgotos, rios e mares seus depósitos de porcarias.

Isso ninguém vê; até mesmo quem critica os campistas jogam o lixo de suas residências no mar.
Até, por incrível que pareça, lugares e ilhas selvagens que o homem nunca pisou se deparam com essa cena.
Vamos ver até onde isso vai dar!


Tempo de decomposição de materiais.

Certifique-se que você possui uma forma de acondicionar o seu lixo.

O Sanitário 

Use os banheiros do camping, em se tratando de camping organizado, mas, se por acaso o camping for "desorganizado", e não dispor de banheiro, (infelizmente existe alguns deles) há a opção de sanitários portáteis, com sacos plásticos ou produtos químicos, que tem o inconveniente de alguns serem volumosos.
Banheiros de um camping organizado.


Veja kit completo de sanitários para camping, Copakit, e pesquise outros.
Nas áreas selvagens faça uma fossa (chamada fossa negra), cercando-a com tecido ou plástico, cubra-a de terra, jogue uma colher de cal vivo (ou outro produto químico) sempre que for usada: isso evita o mau cheiro e o acúmulo de mosquitos.

Essa fossa tem que ficar no mínimo uns 30 a 50 metros de distância do acampamento, e se o terreno for em aclive, não faça ela acima do acampamento por causa das chuvas.
Alguns campistas mais arrojados e experientes fazem verdadeiros banheiros ao ar livre, só com os expedientes do local (como bambu, folhas grandes, galhos e lenhas diversas), além de lonas plásticas e um pouco de imaginação.

Quando for embora, cubra completamente o buraco com terra. 
Ao escolher o local da fossa, tenha o cuidado de não destruir árvores nem plantas.
Há também um tipo de barraca sanitária portátil a venda de apenas 160grs, mas até hoje eu não vi ninguém usando.
Finalmente, para afastar os insetos, além dos repelentes, use o conselho de um campista veterano: espalhe pedras de carbureto em volta da barraca, para a garantia de um sono tranquilo.

Esse campista caprichou na construção do seu banheiro particular.

O Banho

Para tomar banho a solução mais prática é usar as dependências do camping, caso seja ele organizado, sendo selvagem o melhor é o banho de rio, cachoeira ou qualquer tipo de água doce. 
Caso a água doce não seja possível para o banho, no caso de praia, basta enxugar-se com uma toalha logo que saia da água. Desta forma se tira todo sal do corpo.

Banheiros completos em um camping organizado.

Camping selvagem, banho na cachoeira.

Camping selvagem - Riacho doce.

Banho de mar próximo ao camping.

Banho de balde

Banho de balde; em acampamentos selvagens próximo ao mar o banho diário é normal, mais quando chega a tardinha tomar banho de água doce é inevitável. 


Perto de uma fonte de água leva-se um balde e um sabonete e pronto, é rápido, fácil, e aquele frio que você ia sentir no início passa rapidinho; é como ensina aí Gisele como se faz; é ela mesmo quem está pensando, Gisele Bündchen!.


Material de Higiene Pessoal

Para a higiene pessoal não se esqueça de levar:
sabonete ou sabão de coco, escova e pasta de dentes, xampu e creme, desodorante, papel higiênico, toalha, pente ou escova.

Roupas  

O mais importante em se tratando de roupas, não tem mistério, é só o campista olhar a previsão do tempo e a estação.
O erro mais frequente dos campistas de primeira viagem é levar uma mochila lotada de roupas, e isto é impraticável. 
Além de levar muito peso, é incômodo e volumoso.

Um bom estoque de roupas baseia-se nisto:
duas camisetas com mangas, um bom short com bolsos, sunga de praia, calça comprida, pijama de frio (calça e camisa manga longa), duas cuecas, casaco de frio tipo impermeável, meias compridas, par de chinelos (tipo havaianas é melhor), par de chinelos social, coberta fina, manta e travesseiro.
Com esse material, você está apto a acampar em qualquer tempo, exceto em climas de frio rigoroso.



No verão; não tem jeito, é short, sunga, bermuda, biquíni, sunquini... e um bom chapéu.

Em um camping natural, ao contrário que muitos pensam, existe regras importantes em se tratando de higiene; além do mais, é a natureza e você que está em jogo.
Fique atento para isto.

Leia mais.. As regras do camping natural 


Nenhum comentário:

Postar um comentário