Menu

6.2.23

Camping Organizado

Camping organizado - Tranquilidade e sossego

Antes de partir para um camping organizado, verifique se está dentro de seus objetivos, veja as comodidades, os preços e principalmente a localização.
Trata-se de uma área na maioria privativa, onde o campista tem a segurança dia e noite por guarda-campings, e infra-estrutura básica que em cada um deles tem suas vantagens e desvantagens, e a escolha só depende daquilo que se espera do passeio e de suas pretensões de conforto e tranquilidade, sobretudo mais sossego para quem acampa com crianças e idosos.
Camping Natural
Campings organizados ou parques de campismo, são grandes áreas onde você começa procurando sanitários, chuveiros quentes, um lugar para estacionar o carro e às vezes até mesmo uma loja para comprar seus mantimentos, é preciso saber escolher entre milhares de áreas espalhadas pelo Brasil, além de estar dentro do seu orçamento de preço, e segurança muitas vezes discutidas e localidades não condizentes.

Para pessoas mais sensíveis ou menos chegado a aventuras, ou mais acomodadas ao relax total, e menos arrojadas, que não toleram ficar tomando decisões a toda hora, e que o mais importante é a amizade e o companheirismo acima de tudo, então nem pense em camping selvagem. 
O seu lugar é um camping organizado, de preferência àquele que seus amigos e parentes frequentam e que o indicam.
Camping do Siri - (ES)


Fica bem claro que, para quem prefere uma área cercada, portaria, guarda-camping, banheiros e sanitários (masculinos e femininos), lava-pratos, lava-roupas, varal, luz elétrica, chuveiro quente, cantina, lanchonete, minimercado, quadras para esporte, piscina, saunas, cavalos e barcos de aluguel, telefone, butiques, o conforto de um banho quente, TV, um bom ar-condicionado, além de outras facilidades, e não gosta de insetos, com certeza se sentirá melhor num camping organizado.

Os campings organizados pertencem a grupos campistas, clubes de campismo e a particulares, e estão espalhados por todo o Brasil, sempre perto de alguma atração turística ou um belo recanto da nossa natureza.

Às vezes, existe uma limitação; não por falta de espaço, mas pelo número de pessoas usando as instalações, em todo caso, sempre que se dirigir a uma área de camping organizado, procure saber das comodidades, da localização, reservas e o preço do pernoite.
Camping Marymar  - Paraty - (RJ)

Como se comportar 

Para se comportar-se em um camping organizado, é muito fácil, é como se estivesse em sua própria casa. Em sua casa você não faz uma fogueira no seu jardim, não xinga palavrões, não corta árvores, etc. No camping organizado exige-se que o campista se comporte com respeito e siga obrigatoriamente as regras impostas. 
Procurar chegar sempre durante o dia. Essa é uma regra de ouro para o camping, seja lá qual for, salvo algumas exceções se for um camping selvagem.
Camping Vila das Velas (Ilhabela) - (SP)
O camping organizado apresenta alguns problemas:
As pessoas encarregadas da segurança e manutenção nunca são em número suficiente, isso acontece devido ao fluxo de campistas que aumenta em certas épocas do ano, enquanto na maior parte ele fica as moscas.
Antes de chegar na área do camping, dirija-se à portaria para identificação e preenchimento da ficha de acampado, recebendo identificação de equipamento e veículo.


No camping organizado há o horário de silêncio, não permite, por exemplo: o barulho de alguém montando uma barraca, ou chegando de carro em horas indevidas; aliás, o sono dos outros campistas deve ser respeitado.

Pode ir deixando em casa a velha lona de camping "tipo carreteiro" ou o paraquedas, pois em alguns campings organizados, não se permite material fora dos padrões.
Não deixe o equipamento largado em qualquer lugar, deixe tudo bem organizado, se precisar sair tranque tudo dentro da barraca.
Em um camping organizado são raros os casos de furto, mas a desorganização e o desleixo causam péssima impressão.

Animais de estimação não é permitido, e não se permite que sejam desrespeitados os princípios básicos de convivência coletiva.
As condições de limpeza, higiene e o uso das dependências ou das áreas de acampamento, deve haver sempre o cuidado em comportar-se com correção.
Não são aconselháveis algazarras, discussões muito acaloradas e inúteis; equipamento de som deve ser mantido com volume baixo, batucadas evitadas, além de outros incômodos que indicam o bom senso do campista.


Fora, em certas épocas do ano, como Ano Novo ou Carnaval, foge um pouco as regras, mas com comedimento.

Amizade/ Descontração

Campismo é para pessoas aventureiras, alegres, descontraídas, que gostam de fazer sempre novas amizades, curtir a natureza e esportes, sabendo se virar nos momentos mais difíceis com satisfação.
Se você é daqueles que gosta de exigir tudo de bom e do melhor, que não gosta de fazer amizades, e que tudo tem de ser feito na sua hora certinha, desista!
Se o que você deseja é curtir a natureza, sem importar-se com o isolamento nem com a falta da infra-estrutura, o camping selvagem numa praia deserta ou num recanto perdido da mata é uma boa opção.
Há ainda outro tipo de camping, o semisselvagem, como eu abordei em outro capítulo, que é pouco recomendável. 

Ele fica em um plano intermediário entre o organizado e o selvagem, valendo-se ressaltar que não será grande surpresa, você amigo chegar em um camping organizado pré-indicado e encontrá-lo totalmente desorganizado, abandonado e depredado, com quase nenhuma infra-estrutura, e esse é o descaso das autoridades competentes.


2 comentários:

  1. Parabéns pela publicação!!! Somos do Camping das Gaúchas. Área rural de Ibiúna. Peta são bem-vindos (consulte regras pets).
    Dispomos de: área de camping selvagem. Semi-selvagem e organizado. Podendo mudar de área em qualquer momento!!!
    Contato exclusivamente via Whatsapp:11 999458022

    ResponderExcluir