Menu

10.2.24

Belém e Marajó

Belém e Ilha de Marajó 

Camping Natural
Como chegar - BR-316 e BR-010: asfalto recapeado e liso. Depois de Santa Isabel do Pará, a BR-010 recebe o tráfego intenso da Belém-Brasília. De Belém, a balsa leva 3h30 até a Ilha de Marajó. Evite ir nos meses de novembro a maio, por causa das chuvas.

O que tem pra ver de bom em Belém e Marajó

Veja a Floresta Amazônica, Rio Amazonas, o Parque Emílio Goeldi e o Bosque Rodrigues Alves em Belém, e praias de Marajó.
Mas lembre-se: Previna-se contra a febre amarela, vacine-se 15 dias antes de ir para a região.

Belém 

Capital do Estado; porto fluvial.
◬10 m. Manaus 96 horas de navio ou balsa, Marabá 654, Altamira 740, São Luís 806, Teresina 947, Brasília 2 141, São Paulo 2 933, Rio de Janeiro 3 250. 
Ponto de partida para a Ilha de Marajó e incursões na Floresta Amazônica e no Rio Amazonas.
Fundada em 1616, é famosa por causa das mangueiras seculares plantadas nas ruas, dos antigos casarões de azulejos portugueses e pelo Mercado Ver-o-Peso, onde se encontra artigos típicos como a cerâmica marajoara, frutas e comidas regionais e ervas medicinais.

O Parque Zoobotânico Emílio Goeldi 

O Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi é um importante centro de pesquisa, conservação e educação localizado em Belém, capital do estado do Pará, Brasil. 
Ele faz parte do Museu Paraense Emílio Goeldi, uma das instituições científicas mais antigas e prestigiadas do país, dedicada ao estudo da biodiversidade e das culturas da região amazônica. 
A área do parque foi fundada em 1895, e é considerado o primeiro parque zoobotânico do Brasil. 

A instituição desempenha um papel fundamental na divulgação do patrimônio natural da Amazônia, proporcionando aos visitantes uma experiência imersiva na biodiversidade e nas culturas amazônicas. Essas atividades promovem a conscientização e o respeito pela natureza, bem como a valorização das comunidades tradicionais que dependem dos recursos naturais da região.com aquário (peixes da região), museu de arqueologia, botânica, etnologia, geologia e zoologia. 
Oferece uma série de atividades educativas e visitas guiadas, proporcionando aos visitantes a oportunidade de aprender sobre a biodiversidade da Amazônia e a importância de sua conservação. Os programas educacionais abrangem diversos temas, como ecologia, fauna e flora amazônica, etnobotânica e a relação entre as comunidades tradicionais e o meio ambiente.

★ O Bosque Rodrigues Alves 

O Bosque Rodrigo Alves e Jardim Botânico da Amazônia, ou simplesmente Bosque Rodrigues Alves (inicialmente chamado Bosque Municipal do Marco da Légua) é uma área de preservação ambiental brasileira localizada no bairro do Marco, na cidade de Belém, capital do Estado do Pará.
Foi idealizado pelo José Coelho da Gama e Abreu, o Barão de Marajó, e inaugurado em 1883, na então Província do Grão-Pará, durante o reinado do Imperador D. Pedro II.
Abriga mais de 300 espécies de flora e 58 espécies de fauna e recebe, em média, 20 mil visitantes ao mês. Em 2008, foi elevado a categoria de Jardim Botânico, integrando assim a rede de espaços nacionais e internacionais de preservação natural e histórica, a Botanic Gardens Conservation Internacional (BGCI).

O Bosque Rodrigues Alves é tombado em esfera estadual por seu Conjunto Arquitetônico e Paisagístico, desde 1982. 
O Bosque conserva até hoje estruturas originais do século XIX, como o portão monumental da entrada principal, o monumento aos intendentes municipais, a estátua aos legendários guardiões da floresta Mapinguari e Curupira, o quiosque chinês, a gruta de pedra-sabão e os lagos artificiais. Em 1985, um chalé de ferro do século XIX foi restaurado e transferido para o Bosque, onde encontra-se até hoje.

Comida típica

Tucupi

A comida paraense tem forte influência indígena, tanto no preparo como no tipo de ingredientes utilizados. 
O tucupi, por exemplo, um líquido amarelo de gosto amargo e acentuado, é um acompanhamento muito popular e utilizado em carnes, peixes e no famoso pato no tucupi. 
Preparado a partir do suco da raiz de mandioca, deve ser cozido longamente, pois, segundo os índios, é venenoso quando cru. 
A esse molho costuma-se acrescentar algumas folhas de jambu, uma verdura que deve ser comida com moderação, pois causa certa dormência nos lábios.



Camping Parque dos Igarapés - Travessa WE-12 - Centro - Satélite: área com infraestrutura para camping.

Algodoal 

◬45 m. Belém 168, Castanhal 91, Marudá 184, Marabá 822, São Luís 828.
Vilarejo situado na Ilha de Maiandeua, com charretes nas ruas de terra, casas de madeira e choupanas de barro e palha. Luz, só de geradores. 
O mar agitado impede a passagem de balsas e a presença de automóveis na ilha. 
Areias alvas como algodão, como o nome sugere. 
O acesso é feito por barco, a partir de Marudá (40') ou de Maracanã (2h).

A Praia da Vila do Algodoal é a mais procurada por surfistas. Em forma de ferradura, tem areia grossa e clara formando dunas. Pode-se acampar na praia.

Algodoal Camping Club - Ilha do Algodoal - Maracanã: área com infra-estrutura para camping.

Soure 

10 m. É um município brasileiro localizado na zona fisiográfica da Ilha de Marajó, é a capital da Ilha,  que tem pouco mais de 24 mil habitantes e as principais atrações turísticas de todo o arquipélago.

O atual município de Soure, primitivamente era uma aldeia dos índios Muruanazes, onde na época colonial do Brasil residiram alguns missionários.
O município de Soure pertence à região geográfica de Soure-Salvaterra (antiga Microrregião do Arari).

★★ Ilha do Mosqueiro

Ilha do Mosqueiro é um distrito administrativo do município de Belém. De fato, Mosqueiro é uma ilha fluvial localizada na costa oriental do rio Pará, um braço sul do rio Amazonas, em frente à baía do Marajó. 
Apresenta área de aproximadamente 212 km² e está localizada a 70 km de distância do centro de Belém. Possui 17 km de praias de água doce com movimento de maré.

Ligada a Belém pela Ponte Sebastião R. Oliveira, é o principal balneário da capital. 
É uma ilha fluvial de praias de água doce muito parecidas com uma orla marítima e algumas dunas. 
Apresenta ondas fracas, boas para windsurfe. 
Na Praia Paraíso, inclinada, em forma de ferradura e com estreita faixa de areia escura e grossa, há ondas boas para surfe, dependendo do vento e da maré. 
É tranquila, possui palmeiras e é possível acampar nela.
 
Camping Quintela - Estrada do Paraíso - 500 m das Praias Paraíso e Marahu, Ilha do Mosqueiro: infraestrutura para camping.

Círio de Nazaré - Festa religiosa

O Círio de Nazaré é uma manifestação religiosa católica, herdada dos colonizadores portugueses, marcada por procissões (romarias) em devoção a Maria de Nazaré, que ocorre na cidade brasileira de Belém (estado do Pará), celebrado anualmente desde 1793, no segundo domingo de outubro, reunindo cerca de dois milhões de pessoas.

O Círio é a maior manifestação católica do Brasil — e um dos maiores eventos do mundo — reunindo mais de dois milhões de pessoas em uma só manhã. Sendo, em 2004, reconhecido como patrimônio cultural imaterial pelo Iphan e, em dezembro de 2013, declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.


★★★ Ilha de Marajó

Belém 6 horas de barco, Salvaterra 5.
Cercada pelos rios Amazonas e Tocantins e pelo Oceano Atlântico, é a maior ilha fluviomarinha do mundo. 
Há várias praias com dunas de areias claras e fofas, apresentações de danças folclóricas, como carimbó e lundu, e restaurantes de comidas típicas. 
A viagem para Cachoeira do Arari, onde fica o Museu do Marajó, proporciona a visão completa do horizonte em qualquer ângulo que se olhe, graças ao relevo plano. 
Nas fazendas do interior da ilha é possível se hospedar e acompanhar o dia-dia dos trabalhos.
Os seus 49 602 km² abrigam uma rica fauna e a maior manada de búfalos do país.
Selvagem e pouco conhecida, este paraíso ecológico é dominado por poucas e grandes fazendas.
A ilha tem 2 tipos de terrenos: no lado leste há uma planície de 23 000 km², coberta por vegetação do tipo savana. 
A oeste, numa área de 26 500 km², predominam densas florestas.
Algumas fazendas localizadas no interior da ilha estão preparadas para receber grupos de turistas e levá-los para passeios. Todas dispõe de luz elétrica e água encanada. 
Os passeios são feitos em jipes, a pé e a cavalo, e levam aos igarapés, aos alagados e as matas, mostrando também as singulares manadas de búfalos. A caça é proibida e os transportes são feitos por barcos e táxis aéreos.

Salvaterra 

É um município brasileiro da ilha de Marajó (estado do Pará), pertencente a Região Geográfica de Soure-Salvaterra (Região Geográfica de Breves) na Região Norte do Brasil. 
É uma das principais entradas do Marajó, através do porto de Camará, localizado no extremo sul do município, na foz do Rio Camará.
Búfalos em Salvaterra

Salvaterra era, desde 1901, distrito de Soure e apenas em 1961 foi elevada à categoria de município, sendo conhecida desde então como a Princesa do Marajó. 
Conta-se hoje que o nome da cidade foi criado quando ao explorar o território da ilha e ver seus encantos, os jesuítas gritaram: "Salve Terra".

Quanto tempo demora de Belém a Marajó?

O trajeto de lancha entre Belém e Marajó dura 2h. As saídas são até Soure  e acontecem de segunda a sábado as 8h15.

Como ir de Belém para a Ilha de Marajó?

Desde 2016, existe um barco rápido que faz a travessia Belém-Ilha de Marajó. Tornando o meio de  viagem mais fácil. O catamarã tem capacidade para 150 e sai diariamente às 8h da manhã do Terminal Hidroviário de Belém.

Comida típica de Marajó

Búfalo 

A cozinha marajoara, preparada pelos moradores das fazendas do interior da ilha: utiliza a carne de búfalo que se destaca em dois pratos conhecidos como frito de vaqueiro (com cubinhos de minguinha, fraldinha e fritos) e filé marajoara (grelhado e coberto com queijo de búfala). 
No interior se consome ainda a carne de caça. 
A tapioca com tucupi, prato típico da região norte, também é apreciada pelos ilhéus.

Camping e Pousada Boto - Av. Alcindo Cacela, esquina com a 5ª Travessa - Ilha de Marajó, Salvaterra: áreas para barracas, segurança, infraestrutura, banheiros masculinos/ femininos, restaurante, salão jogos.



Atenção: O blog Camping Natural não se responsabiliza por alterações realizadas pelos estabelecimentos (infra-estrutura, roteiro, etc.) após o fechamento desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário