Menu

6.2.23

Equipamentos

Equipamentos - O que levar pro acampamento


Camping Natural
Você sabe o que levar para um acampamento em sua primeira viagem? As dicas a seguir pode dar algumas pistas importantes. Os equipamentos, o que levar na mochila, como se manter conectado no meio da natureza e muito mais.

Será que vou me acostumar com uma barraca?

Passar alguns dias em meio à natureza pode parecer desafiador. Por isso, uma boa dica para quem está saindo para acampar pela primeira vez é escolher um camping com mais estrutura. Existem diversos deles espalhados pelo país, alguns com TV, banheiro e até restaurantes. Dá uma olhada neste blog em "campings organizados" para conhecer todos os detalhes.

Claro que, mesmo contando com a estrutura do camping, você precisa investir em sua barraca. 
Para investir em conforto maior, é sempre bom comprar um modelo com uma vaga a mais. 
Se for em casal, uma barraca para 3 pessoas. Se for em 5, uma barraca de 6 e assim por diante.
O espaço extra pode ser usado para acomodar as mochilas. 
Se a sua opção for apenas dormir na barraca, pode abrir mão de modelos com mais de um ambiente. Mas, se pretende realizar programações próximas a ela ou a região for de muito frio, convém ter modelos com área de convivência.

E, claro, o mais importante: sempre monte a sua barraca pelo menos 2 vezes em casa antes de estar no campo. 
A pressão por terminar rápido a montagem em um ambiente novo pode atrapalhar você.
O camping selvagem, claro, tem seus atrativos também. 
Nesse caso, a dica é, mesmo sendo sua primeira vez, reúna uma turma com uma ou mais pessoas experientes nesse tipo de aventura. Assim, você evita imprevistos e consegue aproveitar melhor o passeio.

A Escolha do Local

Talvez seja o item fundamental para o sucesso do acampamento. 
Por esse motivo quando for acampar em lugares desconhecidos "principalmente selvagens" não se incomode de perder um pouco de tempo procurando pelo local ideal (preferivelmente sombreado). 
É muito desagradável montar acampamento num lugar e logo na primeira volta pelos arredores descobrir um local próximo com melhores condições.
A escolha do local deve ser muito bem estudada, com todas as condições mais favoráveis possíveis. Se possível perto ou próximo de um córrego ou riacho.

Como arrumar a mochila e descobrir o que levar?

Ao escolher pelo camping selvagem, você deve se preparar melhor. Por isso, imagine esse tipo de acampamento para montar a mochila ideal. Então, depois de escolher a sua barraca ou tenda, monte sua mochila e não se esqueça de levar, pelo menos, o que está indicado a seguir.

Para não ficar desconfortável durante o dia e na hora de dormir, sua mochila deve conter: protetor solar, repelente, óculos de sol, chapéu (ou boné), remédios, nécessaire, saco de lixo, álcool em gel, artigos de higiene, protetor labial, vela de citronela, papel alumínio, toalhas, saco de dormir e roupas de cama. 
Já que o assunto é curtir a natureza, você vai andar e conhecer lugares novos, certo? 
Então, reserve um espaço em sua mochila para itens como rádio, mapa, bússola, botas para caminhada, sensor de chuva, lanterna, corda, canivete, garrafa de água, tablete purificador (serve para tornar a água potável), binóculo, kit de primeiros socorros, entre outros.

E, para terminar, na hora em que estiver relaxando de um dia de descobertas, é sempre bom levar para um acampamento canivetes multiuso, fósforos, uma bateria extra para o celular e até mesmo um pequeno livro de bolso para passar o tempo.

Dicas de segurança e proteção 

Se você nunca saiu para acampar e nem tem o costume de fazer longas caminhadas na natureza, é bom lembrar que nunca deve sair para uma caminhada sozinho e, mesmo em dupla, deve deixar avisado - até mesmo colocar um bilhete na barraca - sobre a trilha que pretendem pegar.

Tenha atenção também às sinalizações 

Em trilhas mais frequentadas, é comum ter placas com indicação de percurso, avisos sobre trechos com alto índice de acidentes e coisas do gênero.

Na hora de escolher o que levar para um acampamento, pense em desconectar. Mas não de tudo!
Para os conectados de plantão, vale lembrar que baterias extras nunca são demais. 
Ao sair de casa, coloque seu smartphone no modo de economia de energia e leve 2 baterias extras carregadas. Normalmente, é o suficiente. Sempre lembrando que aparelhos "falham"!

E, para evitar o imprevisto da falta de sinal, prepare seu aparelho para enfrentar uma temporada off-line. 
Mesmo no modo avião, ele pode ainda tirar excelentes fotos! Isso sem falar nas músicas e joguinhos que funcionam sem a necessidade de conexão e ajudam a passar o tempo ao fim da tarde.
Agora é respirar fundo, tomar coragem, seguir a lista do que levar para um acampamento e colocar o pé na estrada!

O Que Levar/ Uso pessoal 

Durante a preparação de seu primeiro camping, limite suas compras ao essencial, os alimentos podem ser comprados no próprio camping (organizado) ou em supermercados próximos, ou se preferir leve tudo já de casa.
Em se tratando que esse tipo de acampamento é com toda a família; muito importante é fazer uma lista das coisas que deve levar, incluindo todos apetrechos, e consulte-a sempre, se faltar alguma coisa, anote, e vá conferindo um por um para não esquecer nada.
Logicamente que esta lista obedece um padrão básico de equipamentos, e cada um tem a sua, principalmente se tratando de uso pessoal.
Para quem inicia, é aconselhável fazer o seu primeiro acampamento com o mínimo indispensável, antes de adquirir a tralha definitiva. Se for possível, acampe com um amigo, ou consiga emprestado o equipamento, a fim de ganhar experiência.


O Roteiro

Isso fica a gosto de cada um. O Brasil é imenso - São sete mil e quatrocentos e oito quilômetros (me corrigem se eu estiver errado) só de orla marítima! - e há muitos locais agradáveis. Pode ser na beira de um rio, uma praia, na montanha, perto de fontes de águas cristalinas, ou de lagos maravilhosos.

São milhares de recantos paradisíacos e cidades para se conhecer, principalmente nesse nosso país de múltiplas possibilidades de turismo, seja ecológico, camping, hotéis e pousadas.
Escolhido o roteiro, informe-se sobre a forma mais prática e rápida para o transporte do pessoal e do equipamento, e se vão de carro, ônibus ou a pé, etc. (Para isso certifique-se do tamanho da sua tralha, pois há lugares difíceis, e você terá que levar tudo nas costas, às vezes quilômetros!).

Mas não só pelo tamanho, é também pela sua biodiversidade, que é a maior do mundo!. 
Eu aqui com minhas contas doidas, pensei; se nascesse hoje e começasse a acampar agora, eu iria chegar aos 70 anos sem conhecer a metade desse Brasilzão. 
Olha quem está aí na foto para quem não conhece; vai conhecer, é Karina Oliani (grande aventureira!).

O Equipamento certo

O que levar para o acampamento pode se transformar num problema para o campista inexperiente. Relacionar o que realmente vai precisar, sem exageros e sem esquecer objetos importantes, só se aprende com o tempo. 
De acordo com o local e a época do acampamento, além do meio de transporte, pode-se ter uma visão clara do que é preciso levar.
Você volta da praia louco para tomar aquela cervejinha gelada que deixou na barraca e percebe que esqueceu de trazer o abridor de garrafa. Toca a arranjar um emprestado! 
Vai fazer o almoço e descobre que nem se lembrou do abridor de latas, do escorredor de macarrão, da panela grande. 
Apesar da habitual solidariedade e camaradagem entre os campistas, geralmente dispostos a "quebrar o galho" dos companheiros, nada mais desagradável que viver pedindo coisas emprestadas. A melhor maneira de resolver isto é fazendo uma chek-list..
Equipamento básico

A Tralha (lista) certa - A melhor maneira de resolver este problema é organizando uma chek-list, "como foi dito antes", enumerando todos os itens necessários a um passeio tranquilo.
Mais ou menos fiz uma lista. Evidentemente que ela não precisa ser seguida à risca, mas pode servir de base.


Dividimos o material como uma lista básica assim:

Barraca, cordas sobressalentes, espeques de fixar a barraca, sacos de dormir ou colchonetes, fogareiro, botijão de gás 2 ou 3kg, cheios, lampião à gás ou querosene, camisinhas para o lampião, galão de 20 litros para água, cadeira de praia, lanterna, uma boa faca, facão, canivete, escovão para limpar a barraca e pés, e ainda jogo de talheres, panelas e copos.
Há mesas e banquetas próprias para camping, mosquiteiros, geladeiras de isopor de vários tamanhos.
A opção de um saco de dormir elimina a necessidade de levar roupas de cama.
Não se esqueça de abridores de lata e de garrafas, de saca-rolha e de uma caixa de pronto-socorro com algodão, gaze, esparadrapo, iodo ou mertiolate, pomadas ou unguento para queimaduras, antialérgicos; repelente pode ser substituído por óleo de cozinha ou de amêndoa.

Não leve muita roupa, mas lembre-se que não se pode passar o dia inteiro de maiô sob o sol forte. 
Um agasalho para enfrentar a queda inesperada da temperatura deve constar de sua relação.
Os alimentos no acampamento devem ser leves, fáceis de preparar, nutritivos. 
O ideal é diminuir o número de refeições, fazendo um bom café da manhã, um almoço no meio da tarde e uma refeição ligeira à noite.
 
Como medida de economia é bom levar de casa pão de forma, patês, carnes frias e enlatados como sardinhas, atum, salsichas e linguiças (que devem ser compradas no início da viagem). 
Na falta de uma churrasqueira, improvise um braseiro e espetos para grelhar carnes ou peixe comprados na cidade mais próxima. 

Um isopor para gelo deve ser abastecido na chegada (pessoalmente faço gelo em casa acondicionando-os em pequenos potes plásticos) e o gelo se conserva mais quando misturado com serragem.
Para adquirir um bom isopor "caixa térmica", existe em diversos tamanhos, marcas e preços variados, em diversas lojas. 

Refrigerantes e cervejas em lata é uma pedida desde que haja espaço no carro. Se você levar frutas de casa, lembre-se de que as que duram mais são laranjas, limões, abacaxis, maçãs e bananas, nessa ordem.
Bem, essa é uma das listas básicas do campista, há outras que elaborei, que abordarei em outras postagens.

Kit Talheres Para Camping Com Canivete Multifuncional Nautika Uso Militaré um conjunto de talheres compactos feitos em aço inoxidável que  se encaixam perfeitamente. São três talheres: uma colher, um grafo e uma faca (com função de abridor de latas). Acompanha estojo de transporte com passador de cinto e/ou encaixe para cinto tático multiuso. 
Você encontra esse kit à venda em diversas lojas de artigos de camping.

Facão e Facas

Sem um bom facão, fica difícil acampar no mato, pois com ele você irá cortas galhos, fazer picadas, trilhas, etc. 
Encontre um bom Facão e Facas à venda nas melhores lojas de camping.
Para isso, sua escolha deve ser minuciosa; existe vários de excelente qualidade, e outros que não vale a pena comprar; eu mesmo acampei com um emprestado (coisa que não se faz; pois o facão é coisa única) e cortei a mão pois ele quebrou o cabo. 
Preste bem atenção no material do aço; se ele enverga ou é rígido.

Para pesquisar sobre um bom Cantil e bons preços, procure nas melhores lojas.

Fogareiro de uma boca

É bom dar uma pesquisada nos Fogareiros, como de 1/2 bocas, a gás, elétricos, etc.. 
Para ver o melhor preço e marca, procure nas melhores lojas de camping.

Cordas (várias espessuras e tamanhos).

Mochila para todo seu equipamento pessoal e outros objetos

Encontre um bom colchão inflável nas melhores lojas, casal ou solteiro. 

Mesas com cadeiras para qualquer tipo de camping, em alumínio, mas existe também em PVC, madeira, etc..


Novidades no mercado

Saco De Dormir Sea to Summit Spark SP1
Um saco de dormir vai tomar um bom pedaço de espaço em sua bagagem ou adicionar um grande volume de massa quando amarrado a qualquer parte de seu equipamento. É assim mesmo, e nós vivemos com isso. Mas nada tem a ver o caso agora, com o incrivelmente minimalista Spark SP1.


Feito pela Sea to Summit, é um saco de dormir de embalagem mínima que pode dobrar em um pacote invulgarmente compacto, tornando o companheiro perfeito para a sua mínima jaqueta. 
Sério, parece o tamanho de uma lata de cerveja. 
Ele vem com um saco de compressão igualmente pequeno, também, então tudo é limpo e arrumado quando você leva para suas caminhadas e excursões.
Para alcançar o tamanho compacto, o Spark SP1 não foi construído como o mais denso e mais quente saco de dormir, por isso é apenas restrito para uso durante os meses de primavera, verão e outono. 
Não se preocupe, você não vai congelar até a morte deslizando sobre ele enquanto dorme nas montanhas. 
Ele vem com forro ultra seco para baixo, dando-lhe um  melhor calor/peso entre sacos de dormir minimalista no mercado. 
É cortado como um saco ajustável, com um capuz cheio, uma caixa no pé, e um fecho de correr curto, maximizando o ajuste e o tamanho em todas as partes dianteiras. 
Ele vem em dois tamanhos, regular (se encaixa pessoas até 1,80m) e longo (para gigantes até 2,20m).
O Sea to Summit Spark SP1 está disponível nas melhores lojas do ramo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário