Menu

24.2.24

Alagoas e Sergipe

Alagoas e Sergipe - Entre mar e lagoas

Camping Natural
Como chegar - BR-101: os 211 km que cruzam Sergipe apresentam asfalto preservado. O acesso de Estância a Itanhi (final da Linha Verde) tem seus 35 km esburacados.
Em Alagoas os 257 km da rodovia federal estão gastos. 
Para evitar os trechos precários, como os 10 km de Junqueiro a Teotônio Vilela e o grande movimento da BR-101, use a estrada litorânea via Penedo. Queimadas na zona canavieira alagoana podem dificultar a visibilidade.



O que ver em Alagoas e Sergipe? 

Como o sol é presença constante o ano todo, nesta região, os passeios de catamarã em Aracaju, e de barco, nas piscinas naturais de Barra de São Miguel, são imperdíveis.
Vale a pena passar o dia na Praia do Gunga, com suas inúmeras opções de lazer, como passeios de jangada, barcos, banana-boat, bugues, ultraleves e barraquinhas de petiscos.
A carne-de-sol em Aracaju. 
A peixada ao leite de coco é o prato mais encontrado no litoral de Alagoas
As grandes lagostas na manteiga, o camarão graúdo são muito apreciados também, apesar de estarem escasseando ano a ano.

Maragogi

◬5 m. Maceió 136, São José da Coroa Grande 16, Recife 135.
Praias com ondas fracas, recifes e areia fina. Na maré baixa formam-se bancos de areia com piscinas naturais conhecidos como Croas (a 5 km da costa) e da Galé (a 6 km). É um passeio de meia hora em barcos.

Abaixo de Japaratinga surgem as falésias, com até 30 m de altura, que podem ser percorridas de carro por uma pequena estrada em boas condições.
No povoado de São Bento várias casas vendem o bolo de goma. Feito de maisena, manteiga, leite de coco, ovos, sal e açúcar, é uma tradição herdada dos invasores holandeses.


É grande produtora de café, e é a maior bacia leiteira da região.
Camping do Jesus  (do Sávio) - Praia Ponta de Mangue: área arborizada, luz, cozinha coletiva, banheiros masculinos e femininos, churrasqueira.

Camping do Bacurau - Loteamento Praia de Japaratinga: com estacionamento, cozinha comunitária, banheiros.

Maceió

Capital do Estado; porto.
◬16 m. Brasília 2 013, Recife 285, Aracaju 294, Salvador 632, Rio de Janeiro 2 131.
Não é preciso andar muito para encontrar boas praias em Maceió. Perto do Centro praias como as de Ponta Verde, Sete Coqueiros, Pajuçara e Jatiúca oferecem águas verdes, piscinas naturais, passeios de jangada e vida noturna.

Em períodos de chuvas, principalmente durante o inverno, trechos entre as praias de Pajuçara e Cruz das Almas ficam impróprias para banho.
Aqueles que preferem praias menos urbanizadas podem usar Maceió como ponto de partida para visitas: ao sul, às do Francês, Barra de São Miguel e do Gunga; e ao norte, às Garça Torta, Pratagi e Paripueira.
Antigo camping CCB na praia de Jacarecica

Nas águas mais tranquilas das lagoas Mundaú e Manguaba pode-se fazer passeios de escuna e barco. 
À beira da primeira funciona o Núcleo Artesanal de Pontal da Barra, onde rendeiras fabricam e vendem passadeiras, colchas e outras peças de renda.
Camping Santa Rita - Av. Brigadeiro Gomes, Praia Cruz das Almas: área para barracas, trailers, motorhomes, beira mar, pontos de luz, cozinha, banheiros masculino e feminino, área de conveniência.

Praia do Francês

Distr. de Marechal Deodoro.
◬31 m. Maceió 21, Marechal Deodoro 10, Barra de São Miguel 12.
Uma barreira de recifes de 5 km de extensão forma uma piscina natural ao longo da praia. A ausência de ondas permite que vários esportes náuticos, como jet sky e vela, e passeios de jangada sejam praticados.

Também é possível passear de ultraleve. Na orla, inúmeros quiosques oferecem bebidas e pratos à base de frutos do mar.
Procurada pelos jovens de classe média de Maceió devido aos bares e aos esportes náuticos.
Pousada Trilha do Mar - Rua Mexilhão, Mal. Deodoro: Áreas pontos de luz, local motor-Home, estacionamento, cozinha, banheiros feminino e masculino.

Barra de São Miguel

◬2 m. Maceió 29, Marechal Deodoro 16, Propiá 191, Recife 314.
Um dos pontos mais frequentados no litoral sul de Alagoas. É margeada pela Lagoa do Roteiro e por uma extensa barreira de recifes, que forma piscinas naturais, bancos de areia em pleno mar (onde se pode caminhar) e canais com criadouros de ostras e mariscos.

As praias oferecem ótima estrutura de lazer, com quiosques, bares e aluguel dos mais variados equipamentos náuticos.

Comida típica

Peixada

O prato mais comum e característico do litoral alagoano, principalmente do norte, é feito em uma panela de ferro. Juntam-se, cebolas, batatas e cenouras (todas picadas em grandes pedaços), ovos cozidos e uma posta de peixe, que pode ser olho-de-boi, badejo, cavala ou robalo.

Refoga-se com tomates sem pele e tempera-se com coentro. 
No final o leite de coco é espalhado sobre o peixe. 
O arroz branco e o pirão acompanham a peixada. Da mesma forma são preparados a lagosta e o camarão.

Para acampar em Barra de São Miguel, somente na Praia do Francês - Pousada Trilha do Mar.

Coruripe

◬16 m. Maceió 150, Teotônio Vilela 44, São Miguel dos Campos 74, Penedo 76.
Praias tranquilas - algumas com rios - e muitos coqueirais compõem o cenário deste trecho do litoral alagoano.

Ao sul, fica a Foz do Rio São Francisco e o Pontal do Peba, onde ocorre a desova das tartarugas. Ao norte, os canaviais chegam até quase a praia.


Vive da pesca e do artesanato - cestos e bolsas - feito com palha de ouricuri, um tipo de palmeira.
Fran6 Eco Hostel e Camping - Rua Ostras, Mal. Deodoro: área com infra-estrutura para camping.

Penedo

Beira-rio.
◬27 m. Maceió 173, Arapiraca 70, Coruripe 76, Aracaju 199.
Depois de um período de estagnação e abandono, a histórica cidade de Penedo está reformando seu casario colonial. Várias igrejas e prédios históricos estão sendo recuperados e reabertos ao público.

Existe um projeto para retirar todas as placas de propaganda que cobrem as fachadas dos prédios comerciais na orla do rio. Guias da prefeitura explicam gratuitamente as atrações do município.
Em Penedo não há áreas de campings, somente algumas pousadas, mas além da parte histórica, Penedo oferece ao visitante passeios até a Foz do Rio São Francisco.

★★ Foz do Rio São Francisco

A encantadora cidade histórica de Penedo é um bom ponto de partida para conhecer a foz do mais extenso rio navegável do país, o São Francisco. 
É o único lugar da região a oferecer uma infra-estrutura razoável. 
E tem atrações próprias: um belo casario (foi chamada pelo escritor Gilberto Freyre de Cidade dos Sobrados) e construções.
O pôr-do-sol refletido nas águas do Velho Chico é inesquecível. 
A partir de Penedo, pode-se ir até Piaçabuçu para tomar um barco e fazer uma viagem aventureira, explorando uma região bastante selvagem, cheias de dunas e terrenos alagadiços (plantações de arroz).
O São Francisco deságua no Atlântico provocando correntezas perigosas.

Os habitantes da região são simples e hospitaleiros, sempre dispostos a participar de uma boa pescaria. Em 40' de barco (a partir de Piaçabuçu) chega-se a vilazinha de Cabeço (em Sergipe), ilhada em meio à foz e que guarda uma beleza ainda primitiva em águas pluviais e marinhas. 
A região tem muitos manguezais, pequenas dunas, lagoas e ilhotas. Ao sul, na Praia de Pirambu, fica a Reserva Biológica Santa Isabel, com areias fiscalizadas e protegidas para desova (set/mar) de espécies de tartarugas marinhas ameaçadas de extinção. 
No lado de Alagoas há um trecho de litoral de valor ecológico semelhante, onde fica a Área de Proteção Ambiental de Piaçabuçu, demarcada para proteger a desova das mesmas tartarugas marinhas. 
Essa área oferece paisagens bem mais interessantes, com dunas extensas, de até 2 km de largura, e não muito altas. 
A circulação de bugues, o veículo mais adequado para a região, está restrita à beira do mar. Mas pode-se percorrer as dunas a pé.

Aracaju

Capital do Estado.
◬4 m. Brasília 1 652, Maceió 294, Salvador 356, Recife 501, Rio de Janeiro 1 855, São Paulo 2 188.
Cidade planejada de fácil circulação. O trecho da orla mais urbanizado fica na Praia de Atalaia, onde estão concentrados os melhores hotéis e a maioria dos restaurantes.

A capital de Sergipe e outras cidades próximas são muito conhecidas por suas festas juninas. Ponto de partida para passeios de catamarã pelos rios Sergipe, Real e Vaza-Barris. Aracaju tem uma orla de praias desertas (na Ilha de Santa Luzia) e urbanas (Atalaia).

Camping CCB SE-01 - Av. Santos Dumont, Praia de Atalaia: grande área para camping, frente a praia, estacionamento, trailers, motorhomes, pontos de luz, banheiros, cantina.

Itaporanga D´ajuda

Estância
◬9 m. São Cristóvão 59.
Itaporanga é um termo de origem tupi que significa "pedra bonita", pela junção de itá (pedra) e poranga (bonita)."D'Ajuda" é uma referência à padroeira da cidade, Nossa Senhora da Ajuda.
Localiza-se às margens do rio Vaza-Barris.

E está de braços abertos para acolher todos os sergipanos e visitantes com muito carinho.
Entre as atrações musicais, destaques para os cantores famosos, e todos os shows serão realizados na Praça de Eventos.

Camping Sitio Santo Antonio - Rodovia Humberto mandarino - km 22 - Praia da Caueira: barracas,
Vs, praia, etc..

Comida típica

Carne-de-sol com Pirão de Leite

A carne-de-sol é muito apreciada pelos sergipanos. Seu preparo consiste na carne polvilhada com sal a gosto e frita em óleo até dourar.

Para acompanhar, é servido junto o pirão de leite, que é preparado com farinha, creme de leite, manteiga e sal, cozidos até engrossar.

São Cristóvão

Monumento Nacional.
47 m. Aracaju 15, Estância 59 Lagarto 68, Propriá 112.
A cidade é dividida entre a parte baixa e a parte alta, setor mais antigo onde estão os prédios históricos da época em que o município foi capital do Estado (até 1855).
Quarta cidade mais antiga do país e capital do estado do Sergipe até 1855, São Cristóvão promete atrair ainda mais visitantes, que costumam fazer passeios de um dia a partir de Aracaju. 
Além da praça e seus arredores, o município abriga igrejas e museus que guardam alguns dos mais ricos acervos de arte sacra do Brasil, além de belo casario. 
A Praça de São Francisco foi eleita Patrimônio da Humanidade pela Unesco. 
Para acampar em São Cristóvão, somente em Aracaju, no CCB Praia do Atalaia.





Atenção: O blog Camping Natural não se responsabiliza por alterações realizadas pelos estabelecimentos (infra-estrutura, roteiro, etc.) após o fechamento desta postagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário