Menu

31.1.24

Litoral Cearense

Litoral Cearense - Praias, jangadas e muito sol

Camping Natural
O quarto maior estado da região Nordeste, banhado pelo oceano Atlântico, o destino é uma escolha acertada para aqueles que desejam conhecer o litoral cearense lindo e exuberante. 
O jornal americano The Washington Post escolheu sua a praia de Jericoacoara como uma das dez mais belas praias do planeta em 1994. 
Aqui separamos o litoral cearense por regiões para melhor entendimento.

Como chegar - BR-304, BR-116 e BR-222: longos aclives são uma constante nessas rodovias. Além disso, o motorista deve ficar atento para pedestres e animais na pista, acostamento em desnível e péssima sinalização.
Uma alternativa para ir de Aracati até Fortaleza sem trafegar pela BR-116 é usar a CE-004 (Costa Dourada), mesmo sem acostamento. 
Da capital cearense até a divisa com o Piauí, a BR-222 foi recapeada, mas a recém-construída CE-085, a partir de Caucaia, leva a acessos mais próximos às praias até Mundaú. Tráfego intenso tanto na entrada quanto na saída de Fortaleza.
Litoral-cearense-1

O que curtir de melhor no Ceará? 

Artesãos das garrafinhas com areias coloridas trabalham no Labirinto da Praia de Morro Branco, em Beberibe. A Praia de Iracema, com a ponte metálica. Rua Tabajaras, onde se concentra a vida noturna de Fortaleza, e Praia do Futuro. A Praia de Jericoacoara e a Lagoa do Paraíso, em Jijoca. Em Ubajara os 6 salões da gruta.
Peixada em Jericoacoara, caranguejo nas barracas da Praia do Futuro (Fortaleza), as tapiocas em Eusébio (a 15 km da capital no sentido norte) e pratos à base de lagosta nos restaurantes de Fortaleza. Leia mais sobre comida típica.

Quais as melhores cidades do litoral cearense?

Amontada, Aracati, Paracuru, Jijoca de Jericoacoara, Ubajara, Camocim, Fortaleza, Aquiraz, Canoa Quebrada, Beberibe, Trairi...

Quais são as melhores e mais bonitas praias do litoral cearense?

Cumbuco é uma das melhores, Praia do Preá (Cruz), Praia dos Remédios, Icaraizinho de Amontada, Lagoinha, Mundaú, Ponta Grossa, Guajiru (Trairi), Jericoacoara, Lagoa do Paraíso (Jericoacoara), Flecheiras, etc...

Região Leste

Paracuru

◬19 m. Fortaleza 106, Trairi 73, Sobral 194. 
O melhor Carnaval do litoral cearense é o da Praça da Matriz, na Barraca Ronco do Mar ou no Aurenir, também famoso pelo forró à beira-mar. As praias são boas para caminhadas e dispõem de várias bicas para banhos de água doce.
Com 17 km de praias, é procurada por moradores de Fortaleza que mantêm casas de veraneio. 
A conclusão da CE-085 facilitou o acesso à cidade.

Em Paracuru não há campings, somente hotéis e pousadas belíssimas. Escolha uma dessas opções ou então faça o que muitos fazem, armar a barraca na praia mesmo.
Os campings mais próximos ficam em Cumbuco, como o Camping Cumbuco.

Amontada 

◬34 m. Fortaleza 157, Paracuru 81.
Localiza-se na microrregião de Itapipoca, na mesorregião do Norte Cearense.
Conta com belas praias, hoje repletas de pousadas e com presença forte de turistas, principalmente na época dos ventos, onde são praticado esportes aquáticos. São elas: Icaraizinho de Amontada, Moitas e Caetanos.
Nos últimos anos vem se tornando um destino turístico bastante visitado, principalmente devido as suas belezas naturais. Tem também se estruturado quanto a hotelaria, contando hoje com pousadas que possuem estrutura para atender turistas e visitantes. 
Mas infelizmente "ainda" com pouca ou nenhuma infraestrutura para campings. O melhor é dar uma esticada até Paracuru ou Cumbuco.
Praia das Moitas

Pecém

◬20 m. Fortaleza 58, Paracuru 51, Sobral 260.
Vila de pescadores próxima à capital e com pequena infra-estrutura turística. Nesta praia são disputados campeonatos de surfe. Também é procurada para pesca e windsurfe.
Com a conclusão da CE-085, a cidade ficou mais próxima da capital. Aqui está sendo construído o novo porto do Estado, que vai dividir o fluxo de cargas com o antigo Porto de Mucuripe, em Fortaleza.

Em Pecém. como no caso de Paracuru, só existe boas pousadas, para acampar só em Cumbuco, no Camping Cumbuco.

Cumbuco

Fortaleza 39, Aquiraz 81, Sobral 224.
É uma das praias mais visitadas do litoral. Famosa por suas lagoas, esqui na areia e passeios de bugue pelas dunas. A Lagoa do Banana já conta com estrutura de lazer e restaurantes. A Lagoa de Parnamirim é cercada por dunas e a do Cauipe começa a ser descoberta por turistas. Bons ventos para a prática  de windsurfe.


Da capital, o melhor caminho, apesar de um desvio temporário, é seguir a Av. Leste-Oeste e atravessar a Ponte do Rio Ceará. A estrada asfaltada termina na Vila do Cumbuco e passa por Iparana, Pacheco, Icaraí - com infra-estrutura de comércio - e Tabuba.
Camping Cumbuco - Rua das Saúnas - Rua dos Coqueiros - Praia do Cumbuco, Caucaia: com luz, sala TV, cozinha, área para churrasco, atende esportistas kitesurf.

Fortaleza

Capital do Estado: porto.
◬21 m. Brasília 2 285, Natal 537, Teresina 634, João Pessoa 688, Recife 799, Rio de Janeiro 2 805, São Paulo 3 127.
A concentração de turistas fica na Av. Beira-Mar, com feira de artesanato e barracas na orla. 
A vida noturna tem programação de 2ª a domingo. 
Cada dia num lugar, realizam-se shows de humor, MPB e forró. 
Os melhores bares ficam na Rua Tabajaras, entre eles o tradicional Pirata, que toda 2ª apresenta show de sanfona. Da cidade partem excursões para o litoral leste e oeste.

É uma cidade em transformação: obras de duplicação nas rodovias de acesso, novos bares e restaurantes nas praias de Iracema e do Futuro, construções multiplicam-se nas avenidas paralelas à orla e restauração do Centro Histórico.
Cofeco - Campo de Férias -  Avenida Manoel Mavignier - Sabiaguaba: toda infra-estrutura para camping.

Camping Pousada Praia Sul - Av. Dioguinho - Praia do Futuro: com estacionamento carros e motohomes, segurança, banheiros.

Comida típica

Lagosta

A boa oferta de pescados garante à cidade a fama de servir ótimos pratos à base de peixes e frutos do mar. 
O mais conhecido é a lagosta ao natural, cozida apenas em água e sal e servida na própria carcaça. 
O pargo inteiro assado no sal grosso é outra opção muito procurada nas barracas da Praia do Futuro. Um passeio curioso é visitar o mercado permanente, na Avenida Beira-Mar. 
Limpo e bem estruturado, tem ao fundo as embarcações de pesca artesanal que deram fama à Praia do Mucuripe. 
Ali é possível conhecer uma infinidade de camarões, lagostas, arabaianas, pargos, arraias e polvos.

Tapioca

A tradição das tapioqueiras de Fortaleza já tem mais de 40 anos e pode ser conhecida por quem percorre o litoral leste do Estado. 
No trecho da BR-040 em Messejana, na saída para Eusébio, elas estão organizadas em uma espécie de corredor de pequenas casas com alpendre. 
Lá elas preparam e servem a autêntica tapioca cearense, à base de goma de mandioca, acrescida de coco ralado, água e sal. 
Depois de umedecida e esfarelada nas mãos, a massa, já em forma de disco, é assada na chapa de um fogão de pedra. São preparadas à vista do freguês e servidas com café.

Aquiraz

◬14 m. Fortaleza 31, Beberibe 47, Aracati 119, Mossoró 201, Juazeiro do Norte 552.
Tem alguns prédios tombados. Na Praia Porto das Dunas está o complexo aquático Beach Park, o maior da América Latina. Na Prainha encontra-se um dos maiores centros de rendeiras do Estado.


O melhor caminho para a cidade é a CE-025, que corta as dunas.
Foi a primeira capital do Estado e também a primeira vila da Capitania do Ceará, criada em 1699. Vive do artesanato e da pesca.

Camping Clube do Nordeste - Av. Barão de Studart  - Iguape, Praia do Barro Preto: a 100 m da praia, com infra-estrutura para camping.

Caponga

Distr. de Cascavel.
◬33 m. fortaleza 77, Cascavel 13, Aquiraz 45, Aracati 99.
Praias de passagem variadas, como Águas Belas, Barra Nova e Barra Velha. Em Cascavel, cidade de acesso ao litoral, há artesanato de cerâmica e móveis de cipó-de-fogo no Centro Artesanal. Aos sábados, na Feira de São Bento, em frente ao Mercado Público, pode-se comprar produtos típicos da região.
Acesso através de Cascavel. São duas opções pelo Centro, mas o melhor é seguir na direção do mercado, passando ao lado da fábrica de caju até chegar ao asfalto.
Em Caponga não há campings disponíveis, somente pousadas e hotéis. O melhor é acampar em Canoa Quebrada.

Beberibe

◬11 m. Fortaleza 78, Aquiraz 47, Quixadá 149, Natal 429.
A cidade possui duas praias: Morro Branco e das Fontes. 
Em Morro Branco, fica o Labirinto das Falésias, onde são coletadas as areias para a confecção das garrafinhas com paisagens típicas. 
Nesse loca, vários artesãos vendem seus trabalhos e é possível assistir a uma demonstração da retirada das areias coloridas. A Praia das Fontes é procurada por quem quer sossego.

Como em Caponga, Beberibe não possui campings estruturados, o melhor para acampar em Beberibe somente em Canoa Quebrada, Camping Via Láctea.

Canoa Quebrada

Praia no litoral leste do município de Aracati. Fortaleza 173, Aracati 9, Mossoró 92, Russas 114.
Cercada por dunas e falésias, é movimentada dia e noite. 
Na Broadway, a rua principal, funcionam bares e o forró entra pela madrugada. Ainda como opção de praia, existe Majorlândia, onde surgiram as garrafinhas com areia colorida.

O escultor Toinho da Areia Colorida, pioneiro na técnica, deixou as miniaturas e resolveu esculpir em plena falésia. O resultado são imagens de 7 m a 10 m de altura.
O passeio de bugue pelas areias e dunas são a principal atração da cidade.



Camping e Pousada Via Láctea - Rua Descida da Praia - Av. Beira Mar - Praia Canoa Quebrada, Aracati: área camping com 3 500 m², estacionamento.

Aracati

◬5 m. Fortaleza 142, Parnaíba, Mossoró 90, Sobral 380, Natal 391.
Em 2h é possível conhecer um patrimônio histórico do período colonial, como casarões do séc. XVIII recobertos de azulejos portugueses, Museu Jaguaribano e igrejas tombadas. 
Também é famosa pelo Carnaval de rua que ocorre na Av. Alexanzito.
Teve o núcleo urbano sede do município tombado em 2000 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como patrimônio nacional.
Símbolo da Praia de Canoa Quebrada, no estado, no município de Aracati, esculturas do artista Esio Luiz.
Eco Aldeia Flecha da Mata - Canoa Quebrada, próximo Estrada Aracati: camping comunidade rural que apresenta vivências de permacultura, estrutura com vista lagoa, cozinha aberta, banheiros fossa ecológica, redário, aquecedor água solar, sauna e horta orgânica.

Região Oeste

Camocim

◬8 m. Fortaleza 360, Sobral 122, Parnaíba 128.
A orla é dividida em prédios antigos, como o da estação ferroviária, e pelo porto pesqueiro. Oferece passeios de barco para os mangues e banho de água doce no Lago Seco.

Outra opção é ir até a Praia de Nova Tatajuba, com larga faixa de areia, dunas que segue a orla, águas límpidas e mansas e lagoas temporárias. 
O acesso só pode ser feito em carro com tração nas 4 rodas.
A faixa litorânea apresenta dunas, falésias, lagos, mangues, ilhas, praias de areia batida e o estuário do Rio Coreaú.


Camping do Natureza - Rua do Serrote - Jericoacoara: 2 minutos Praia de Malhada, toda infraestrutura para barracas.

Jericoacoara

Distr. de Jijoca de Jericoacoara.
◬12 m. Fortaleza 317, Jijoca de Jericoacoara 23, Camocim 103, Itapipoca 176, Parnaíba 227.
Uma das praias mais bonitas do Brasil, com coqueiros, lagos, dunas e caatinga. Acesso só para veículos com tração nas 4 rodas. Em Jijoca, fim da linha para carros comuns, é possível alugar um bugue e seguir até Jericoacoara.

As formações rochosas, como a Pedra Furada, a Sala de Duas Portas e a Pedra do Jacaré, são algumas das atrações da praia. Os passeios pelas dunas devem ser feitos com guias. Para quem quer nadar em água doce a opção é a Lagoa do Paraíso, em Jijoca.

Pequena vila de ruas arenosas que recebeu energia elétrica recentemente. Em Jijoca há uma lagoa azul, alternativa para quem quiser descansar do mar. A cheia ocorre entre dezembro e julho.
Flaco Camping - Jijoca de Jericoacoara: área de acampamento em meio a dunas e lagoas, tomadas de luz, cozinha, banheiros.

Comida típica

Peixada cearense 

Encontrada em quase todos os restaurantes do litoral do Estado, a tradicional peixada cearense segue uma única receita: peixe fresco, de preferência badejo, que antes de ir ao fogo é temperado com sal, limão e alho, ficando em descanso por alguns minutos. 

Enquanto isso, colocam-se numa panela, para cozer, pedaços graúdos de repolho, cenoura, cebola, batatas inteiras, tomates cortados em cruz e ovos, temperados apenas com óleo, colorau e sal.
 
Quando estiverem quase cozidos, juntam-se as postas do peixe e adiciona-se o leite de coco natural. 
O pirão feito com o caldo do peixe e o arroz branco são os acompanhamentos mais comuns.

Trairi

Fortaleza 133, Sobral 188, Jericoacoara 260.
Trecho ainda tranquilo do litoral que começa a ser explorado por turistas. Reúne as praias Mundaú, Imboaba (ao lado de morros), Flexeiras (com melhor estrutura de bares e pousadas e mais procurada) e Guajiru (vila primitiva de pescadores com dunas e currais-de-pesca).
O acesso à orla foi recentemente asfaltado.

Camping Taskinha dos Amigos - Estrada para Flexeiras, Povoado Estrela: área camping, restaurante, banheiros, churrasqueira.

Ubajara

◬847 m. fortaleza 348, Tianguá 18, Sobral 112, Piripiri 137, Teresina 311.
A principal atração é a Gruta de Ubajara, 6 salões com formações de estalagmites e estalactites. 
Para visitá-la existem duas maneiras: usando o teleférico, na ida e na volta, ou optando pela trilha na ida e o bondinho na volta. 
É o melhor acesso para o Parque Nacional de Ubajara, indo por Tianguá.

Marina Camping Hotel - Rua da Confiança, Serra de Ibiapaba: área para barracas e motorhomes, estacionamento, bar, restaurante, lanchonete, piscinas.

★★ Parque Nacional de Ubajara

Com 563 ha, é o menor parque nacional do País, e está localizado na Chapada de Ibiapaba, no Ceará. 
A principal atração é a Gruta de Ubajara com 1 129 m de extensão, apenas 420 m abertos à visitação. São várias galerias e salas com formações de estalactites e estalagmites.
 
O visitante é sempre acompanhado por um guia e há duas maneiras de conhecer o parque: quem tem mais tempo e disposição pode percorrer uma trilha de 3 500 m até a gruta e usar o teleférico de volta. Durante o trajeto, pode-se encontrar bandos de macacos-prego alimentando-se nas mangueiras, tomar banho em piscinas naturais ou matar a sede numa fonte de água mineral.
 
Outra opção é a utilização do teleférico na ida e na volta, com visão panorâmica da floresta de babaçu e de outras formações rochosas que pertencem ao parque, mas são fechadas à visitação. 
Para quem vai fazer a trilha é aconselhável o uso de tênis e roupas leves. 
São 2h para conhecer apenas a gruta via teleférico, e 3h para fazer o passeio pela trilha. O parque dispõe de boa infra-estrutura de estacionamento e centro de visitantes.



Atenção: O blog Camping Natural não se responsabiliza por alterações realizadas pelos estabelecimentos (infra-estrutura, roteiro, etc.) após o fechamento desta postagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário