Menu

6.2.24

Interior - SC

Interior de Santa Catarina - Aproveite o frio

Camping Natural
Como chegar - BR-116 e BR-153: quase toda em região serrana. Apresenta ondulações na pista e sinalização apagada. Quando existe, o acostamento é de terra e em desnível. 
A neblina e as quedas de barreira exigem atenção dos motoristas. 
A falta de terceira faixa e veículos pesados prejudicam o trânsito e dificulta a ultrapassagem.

Qual a melhor época para visitar Santa Carina?

A melhor época para ir, e visitar o interior de Santa Catarina é no inverno, para aproveitar o frio (Urubici agora é um dos lugares mais frios do Brasil, antes era São Joaquim), e em outubro, quando se realiza a Oktoberfest.

O que ver no interior de Santa Catarina?

Veja a arquitetura enxaimel, trazida por imigrantes alemães, a Caverna de Botuverá e a loja Havan, em Brusque. Em São Joaquim, confira o passeio e o mirante da Serra do Rio do Rastro. Para quem quer contato com a natureza: as hospedagens rurais de Lages.

Qual é a cidade mais bonita de Santa Catarina?

Conhecendo mais sobre o interior de Santa Catarina, fica esta pergunta. 
Nossa opinião: Urubici na Serra Catarinense, Bombinhas, Balneário Camboriú, Pomerode, um dos melhores destinos em Santa Catarina para ver a cultura germânica (principalmente nas casas), Joinville e Penha.

Joinville

◬3 m, Florianópolis 180, São Francisco do Sul 46, Curitiba 130, Blumenau 131.
É a maior cidade do Estado. Nos fins de semana, além de aproveitar algumas promoções dos hotéis, é possível conhecer o vale cortado pela Estrada Bonita.

Lá pequenas propriedades vendem produtos artesanais: queijos, melado, bolos, pães e cachaça. Cidade de negócios que investe pesado em feiras e convenções. Durante julho a cidade se mobiliza para o festival de Dança, que reúne até 3 mil artistas.
Turismo rural pela Estrada Bonita

Parque Aquático Recanto Davet - Rodovia SC-301 km3 - Estr. do Pico Pirabeiraba: área de camping, vestiários, lanchonete, campos de futebol e vôlei, piscinas, tobogãs, salão festas, 70 quiosques com churrasqueiras.


Jaraguá do Sul

◬29 m. Florianópolis 195, São Francisco do Sul 59, Joinville 63. 
Um dos maiores parques têxteis do país, a Capital da Malha. Boas ofertas podem ser encontradas nos mais de 160 pontos de venda na cidade.

De colonização alemã, preserva algumas tradições como a Festa do Tiro, em outubro.
Construída em 2012, a capela Chiasetta Alpina oferece uma visão panorâmica de Jaraguá do Sul, é grande a atração turística.
Jaraguá do Sul não possui campings no centro, apenas pousadas com pequenas estruturas simples.
O melhor para acampar é em lugares próximos, como em Rio dos Cedros - Península Palmeiras, na estrada Geral Palmeiras (ou em algumas das fazendas da cidade, com permissão do proprietário), e depois visitar Jaraguá, cidadezinha que vale a pena.

Alguns recantos procurados

Restaurante e Camping Rio Novo - Estr. Rio Novo - Rio Novo, Corupá: Infra-estrutura simples e lugar tranquilo.
Schützenhaus - R. João Marcato, Centro: Infra-estrutura simples, é local onde ocorrem as festas tradicionais alemãs.

Pomerode

◬85 m, Florianópolis 168, Jaraguá do Sul 27, Blumenau 32, Joinville 69.
Colonizada por imigrantes alemães em meados do séc. XIX, as tradições permanecem nas construções em estilo enxaimel, nas bandas típicas e na culinária, como o famoso "marreco recheado acompanhado de repolho roxo".
Também é comum ouvir as pessoas conversando em alemão nas ruas.
A cidade, que possui um dos menores índices de analfabetismo do país, tem uma famosa fábrica de porcelana com loja de venda a varejo.

Como no caso de Jaraguá do Sul, Pomerode também não possui campings no centro; o melhor é acampar em lugares próximos:

Península Palmeiras (Armalwee) - Rio dos Cedros - Estrada Geral Palmeiras, próximo ao Mercado Palmeiras: conhecida como Ilha Camping, estrutura para eventos, chalés, camping, restaurante, salão de festas, bocha, campo futebol, pesca, churrasqueiras, acesso à represa com jet-ski, lanchas, passeios de barco.

Blumenau

◬21 m, Florianópolis 139, Itajaí 51, Joinville 105, Curitiba 251.
Colonizada por alemães, exibe vários prédios em estilo enxaimel, que contrastam com uma cidade moderna e movimentada.

A Oktoberfest, um dos maiores eventos do país, e as lojas das fábricas de confecções, empresas de software e de cristais são algumas de suas principais atrações.

Camping Recanto Silvestre - R. Santa Maria - bairro  Progresso: área  totalmente gramada, estacionamento, banheiros com chuveiros quentes, restaurante, bar, quiosques com churrasqueiras.

Parque Recanto dos Anjos - Rua Gustavo Zimmermann (ao lado da Eletrosul), bairro Itoupava Central: com 66 000 m2, área de camping, estacionamento, trilhas/ caminhadas, 22 000 m2 de lagoas para pesca, tirolesa, toboáguas, restaurante, lanchonetes, salão de festas.

Brusque

◬36 m, Florianópolis 100, Blumenau 40, Itajaí 43, Joinville 34.
A terra do marreco recheado também é o berço da indústria de fiação em Santa Catarina. 
Os turistas percorrem os 4 grandes centros comerciais na estrada da cidade atrás de roupas e tecidos.

A moderna Arena Multiuso Antônio "Neco" Heil de Brusque tem uma área construída de 14.633,99 m²  e capacidade para 4 250 pessoas sentadas. 
Além de uma Quadra Multiesportiva a Arena possui um palco para shows de 500 m²  e toda infra-estrutura dos maiores complexos esportivos do mundo.
Para os aventureiros, a grande atração é um passeio pelos 580 m da Caverna de Botuverá.

Em agosto a cidade é visitada por milhares de romeiros em peregrinação ao Santuário de N. S. do Caravaggio, no Vale de Azambuja.
Para acampar em Brusque há opções, como o Camping Recanto Silvestre, próximo a Blumenau, e outros:
Camping Brisa do Mar -  Av. Nereu Ramos - Centro, Itapema: próximo praia, estacionamento e banheiros.

Chácara Bom Pastor - Estrada Geral das minas - Minas, Ilhota: possui boa infra-estrutura para acampamentos.

Santo Amaro da Imperatriz

◬18 m, Florianópolis 35, Imbituba 78, Lages 263.
Primeira estância termal do Brasil, sua economia depende basicamente dessas fontes.
As águas com suas propriedades terapêuticas têm fama internacional, atraindo visitantes de todo o mundo para tratamentos de saúde, descanso e rejuvenescimento.

Além desse balneário, há passeios no Parque da Serra do Tabuleiro, que recebe praticantes de paraquedismo, off-road e trekking.
Para acampar tem duas opções; peça informações sobre camping no Parque, ou escolha um dos dois campings.

Camping Beira Rio - Rodovia Governador Mário Covas, Massiambu Pequeno.
Camping Lagoa Conceição - Av. das Rendeiras - Lagoa da Conceição.

Lages

◬884 m, Florianópolis 252, São Joaquim 80, Vacaria 110, Caxias do Sul 216.
É a pioneira do turismo rural no país. O visitante é recebido pelos proprietários e acompanha a rotina da fazenda, que inclui algumas tradições gaúchas, como o churrasco, o fogo de chão e a roda de chimarrão.

As instalações são simples e rústicas, e as refeições caseiras, feitas pelas famílias dos proprietários. Além de acompanhar as atividades rotineiras das fazendas, os hóspedes podem percorrer trilhas, sair a cavalo, pescar e passear de canoa no açude.

Camping Tio Carmo - Sitio São Matheus BR-282, - (Sentido Lages-Florianópolis), bairro Trevo Otacílio Costa: área verde com trilhas ecológicas, campo futebol, vôlei, açudes para pesca, parque infantil, salão festas, bar, piscinas, churrasqueiras.

Chapecó

◬674 m, Florianópolis 577, Concórdia 95, Iraí 115, São Miguel d'Oeste 132, Lages 371.
Está entre as cinco cidades mais importantes do estado, possui um elevado Índice de Desenvolvimento Humano (0,790) entre os municípios brasileiros. Ostenta os títulos de "Capital da agroindústria", "Capital do Oeste" e "Capital de turismo de negócios". Foi totalmente planejada, e seu traçado é em forma de xadrez.

Chapecó ficou mundialmente conhecida após o acidente aéreo envolvendo a Associação Chapecoense de Futebol.
O município é polo turístico com dezenas de opções para diversão, com destaque para o tradicionalismo, monumentos, eventos, natureza e agro turismo. Conta com uma moderna infraestrutura hoteleira e gastronômica.


Floresta Nacional de Chapecó

A floresta nacional de Chapecó é uma unidade de conservação brasileira de uso sustentável da natureza localizada nos municípios catarinenses de Chapecó e Guatambu, sendo composta por duas áreas separadas entre si, uma em cada cidade, distantes aproximadamente 32 km uma da outra.
A floresta foi criada em 25 de outubro de 1968 com uma área total de 1 606,63 ha. 
Sua administração cabe atualmente ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Seu bioma é constituído de floresta com araucária e floresta estacional. Tem uma vasta área nativa que pode ser aproveitada para a realização de programas de educação ambiental para alunos do 1º grau, visitantes, moradores. 
Apresenta espaço físico próprio para recreação, lazer e turismo ecológico. 
A fauna é abundante e diversificada, dando condições para estudos da ecologia de espécies, algumas ameaçadas de extinção. 
A água é de boa qualidade, com inúmeras nascentes, protegidas conforme programa de Microbacias, existente no Estado, o que possibilita a criação de peixes e aves aquáticas. 
Sua vegetação é composta por pinus, eucaliptos, erva mate, e outras espécies nativas.
Camping Sítio Pousada - Linha Boa Vista, interior de Chapecó, SC: 40.000 m de área arborizada, gramada, com mesas, churrasqueiras, pias, água/luz 220 v. Aceita trailers e motorhomes.

São Joaquim

◬1 353 m, Florianópolis 288, Lauro Müller 79, Lages 80, Tubarão 150.
A neve é a principal atração desta cidade, que fica a 1 360 m de altitude. Apesar do frio que pode chegar a - 10º C, o município perde para Urubici o título de recordista em baixas temperaturas no país.

O acesso para quem vem do litoral é uma atração à parte. Pela sinuosa Serra do Rio do Rastro, o viajante encontra vistas panorâmicas entre curvas e precipícios.
A falta de leitos impede que o turismo aumente na cidade, mas a hospedagem rural vem crescendo.
O Parque Nacional de São Joaquim é precário em estruturas de visitação.

Pesque Pague e Camping Rio da Vaca - Estrada Geral Rio da Vaca, Zona Rural, Lauro Müller: área gramada "livre" para instalação de barracas, com energia (única taxa cobrada).


Hospedagens Rurais

Fazenda Água Santa - SC-438 p/Bom Jardim da Serra, 4 km. Oferece pesca no açude e uma de suas trilhas leva até a cachoeira  Água Santa.
Pousada Santa Rita - SC-438 p/Bom Jardim da Serra, 31,41 km. É possível participar da rotina campeira, que inclui ordenha, pesca de truta e o tradicional fogo de chão, acompanhado de música de gaita e e comida.
Fazenda Passo Velho - SC-438 p/Bom Jardim da Serra, 34,40 km. Aqui são criados cavalos de raça crioula e gado. Pode-se pescar no Rio Pelotas e, nas refeições, provar pratos típicos da região.

Urubici

◬915 m, Florianópolis 171, limítrofe São Joaquim.
Urubici era distrito de São Joaquim até 1956, hoje a cidade ganha o título de a mais fria do Brasil. 
Faz parte do Parque Nacional de São Joaquim. 
Ali é “onde o Brasil é mais frio”! A cidade recordista de baixa temperatura no país, tem aquelas cenas típicas de interior: a igreja, a pracinha e a avenida (esta é larga e única da cidade).

Como chegar - A partir de Florianópolis, pegue a BR-282 em direção a Bom Retiro. Ao chegar no distrito de Santa Clara, pegue a SC-430 até Urubici.
A serra catarinense é uma incógnita para muitos brasileiros e ali estão cenários de beleza única no país, pequenas cidades que merecem ser visitadas.

O frio que traz a neve todos os anos ao ponto mais alto da cidade, o Morro da Igreja com 1 822 m deixa tudo mais bonito e interessante, para os trilheiros e mochileiros, a natureza (presente todos os dias do ano) é o grande atrativo da região.

As imponentes serras do Corvo Branco e do Rio do Rastro, a Cascata Rio dos Bugres com 120 m de altura, e o Cânion Espraiado merecem destaque, bem como as inscrições rupestres, sem falar na cativante simplicidade do povo.
Para o camping, somente desbravando as serras, lembrando que o Parque Nacional de São Joaquim, onde também se localiza Urubici, não possui nenhuma infraestrutura, é selvagem mesmo.

Algumas pousadas na cidade

Pousada Andermann – Av. Pref. Natal Zilli - Super simples, a primeira pousada de Urubici, prédio em madeira com 16 quartos.
Pousada das Flores – Av. Adolfo Konder.
Pousada Tiéquer – Pça  Dom Daniel Hostin, Centro – Ao lado da Igreja Matriz.
Rio Canoas Refúgio de Montanha (Albergue/hostel e Pousada) - Fica a 30 km do centro de Urubici.

Treze Tílias

◬796 m, Florianópolis 500, Joaçaba 33, Curitibanos 150, Chapecó 203.
Pequena cidade em região serrana, habitada desde a década de 30 por imigrantes austríacos. 
É um ótimo lugar para descansar, conhecer os pratos típicos, as bandas, as danças folclóricas do Tirol e as esculturas de madeira nos ateliês.

Produtos coloniais italianos podem ser encontrados na Linha Pinhal.
Devido à colonização austríaca, o alemão é falado normalmente pela população nas ruas.
Camping Felder - Rua Min. Andreas Thaler - No centro da cidade, rústico, com banheiros.


Atenção: O blog Camping Natural não se responsabiliza por alterações realizadas pelos estabelecimentos (infra-estrutura, roteiro, etc.) após o fechamento desta postagem.


2 comentários:

  1. Boa noite. Parabéns pelo resumo qualitativo de nosso estado.
    Todos os campings arrolados permitem veiculos de recreação de todos os tamanhos? Pergunto pq disponibilizamos, graciosamente, um arquivo e um aplicativo com bons endereços para este segmento turístico e alguns deles não conhecemos.

    Saudações caravanistas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Graça e Renato.
      Infelizmente não; somente em Blumenau tem alguma estrutura para trailers e motor home, ainda não tão bem confirmado, como no Camping Recanto Silvestre. Também no Parque das Águas Recanto dos Anjos, só informam amplo estacionamento.
      Em Joinville, no Parque Aquático Davet, há eventos de encontros de motor home, mas não explicaram se há estadias para estes veículos.
      As outras cidades são pequenas, so há hospedagens rurais e pousadas rústicas, podendo ser que em algumas fazendas aceitem Caravanistas.
      Muito obrigado, Graça e Renato, espero ter ajudado em alguma coisa a vocês, neste lindo estado.

      Atenciosamente.

      Valter da Silva Luna.

      Excluir