Menu

1.11.23

Rio Branco - AC

Rio Branco - Acre - No coração da Amazônia


O visitante encontra contato com a natureza e pode vivenciar o turismo socioambiental, e conhecer belezas naturais únicas, o modo de vida dos ribeirinhos, comunidades indígenas, flora e fauna amazônica. Além disso, a capital oferece um tour cultural que conta a história da região e as origens de sua cultura.
Camping Natural
Como chegar - O Aeroporto Internacional Plácido de Castro (RBR) recebe voos de várias partes do Brasil. Uma dica é consultar ofertas no site Passageiros Promo ou na MaxMilhas e reservar as passagens com bastante antecedência, visto que é meio caro voar de última hora.

Como não há muitos voos diretos de outras regiões para o Acre (apenas Brasília e São Paulo oferecem essa opção), é comum conciliar a visita a Rio Branco com uma viagem pelo Peru ou pela Bolívia, países que fazem fronteira com o estado, ou mesmo em voos saindo de Manaus e Porto Velho (a 530km).

Se precisar alugar um carro para visitar Rio Branco, escolha o ponto de partida e compare os valores de todas as locadoras através do Rentcars.com. Assim você garante o melhor preço e ainda pode dividir em parcelas.


Rio Branco 

É um município brasileiro, capital do estado do Acre, na Região Norte do país e principal centro financeiro, corporativo, político e cultural do estado. Sendo a capital mais ocidental do Brasil, a 3 030 quilômetros de distância de Brasília.
Numa altitude de 153 metros acima do nível do mar. Aproximadamente à 925 km da Cordilheira dos Andes, a cidade é cortada pelo amazônico rio Acre, que divide a cidade em duas partes denominadas; Primeiro e Segundo Distritos. 
Atualmente, o rio é atravessado por seis passarelas - a mais nova é a Passarela Joaquim Macedo. Limita-se ao norte com os municípios de Bujari e Porto Acre, ao sul com os municípios de Xapuri, Brasiléia e Capixaba, a leste com o município de Senador Guiomard e a oeste com o município de Sena Madureira.

Melhor época para visita

O clima em Rio Branco é equatorial/amazônico, ou seja, o período chuvoso vai de outubro a abril, sendo que chove mais em janeiro e fevereiro. 
O período mais seco é de maio a setembro, sendo junho e julho os meses com menores índices de chuva, portanto, a melhor época para visitar.

Independentemente disso, faz calor o ano todo em Rio Branco. O ar é bastante úmido e os termômetros passam facilmente dos 40°. A temperatura média é de 30°, mas num dia "frio" pode chegar a 20°.

O que fazer - Atrações culturais

Palácio Rio Branco

Com entrada gratuita e uma exposição permanente, a antiga sede do Governo do Acre é uma das mais importantes construções de Rio Branco.

Pelas salas e andares do imponente prédio inspirado nas construções européias, vamos conhecendo a história da formação do estado, das suas 16 etnias indígenas, da Revolução Acreana, da história da borracha e do ambientalista Chico Mendes.

Nos fundos do palácio há o Memorial dos Autonomistas, que dá continuidade à história, mas é bem menor.

Calçadão da Gameleira

A Gameleira é uma árvore centenária presente às margens do rio Acre, a primeira rua de Rio Branco, que deu origem à cidade que viria a se tornar a capital. Agora é um bairro histórico que ainda conserva casarões antigos na orla do Rio Acre.

Quem quiser conhecer mais sobre o lugar pode conferir as placas pregadas nas fachadas, que trazem as datas em que os casarões foram construídos e um pouco de suas histórias. Vale a pena gastar um tempo caminhando pelo calçadão, às margens do rio.

Tem umas escadarias para sentar e apreciar a paisagem e alguns quiosques ao longo da "orla". A rua foi revitalizada no início dos anos 2000 e virou um centro cultural e de lazer da cidade.


Passarela Joaquim Falcão Macedo

É o maior símbolo de Rio Branco. No fim de tarde é quando as pessoas começam a aparecer só para ficar ali, olhando, conversando, passeando.

A construção inaugurada em 2006 fica ainda mais bonita à noite, quando é iluminada. Atravessando para o lado de lá, chega-se no Mercado Velho.

Novo Mercado Velho


É isso mesmo! Novo e Velho! "Velho" sempre foi seu nome, por causa da tradição do mercado popular, o o "Novo" veio depois da revitalização. É o ponto boêmio onde as pessoas se encontram para um chopp gelado e um petisco.

É também o lugar ideal para conhecer e comprar o artesanal local, cheio de madeiras e sementes diversas. É possível encontrar muitos produtos e remédios naturais, diretamente extraídos da floresta e da sabedoria indígena.

Praça da Revolução

Depois do Mercado Velho, andando mais um pouco, logo se avista a praça principal de Rio Branco, com suas barracas que ficam rodeadas de pessoas no fim de tarde, muitos com suas cumbucas de tacacá. Aliás, esse é um programa tradicionalíssimo em Rio Branco.

Museu da Borracha

O ciclo da borracha marcou a história da criação do Acre, e nesse museu você vai encontrar jornais, revistas, fotografias, documentos, utensílios e um acervo completo que fazem da visita uma verdadeira imersão na cultura local.

Parque da Maternidade

Trata-se de uma área verde revitalizada com teatro, ciclovia, bares e tranquilidade em pleno coração de Rio Branco. Um local para uma caminhada ou descanso. É lá que está a Biblioteca da Floresta, outro lugar imperdível, interativo e que vai além dos padrões de uma simples biblioteca. É a Casa dos Povos da Floresta, uma maloca indígena com uma mostra sobre os mitos que envolvem a Amazônia.

Passeios e contato com a natureza

Geoglifos amazônicos e Voo de Balão

São grandes figuras geométricas no solo (como as linhas de Nazca do Peru). Embora bem menos famosos que os peruanos, existem mais de 300 geoglifos descobertos no Acre. Os sítios arqueológicos atraem a atenção de estudiosos e turistas, mas para apreciar suas formas é preciso sobrevoar a área.

Fazer em voo de balão é a melhor opção para avistar os geoglifos do Acre e ainda ver um pedacinho da Floresta Amazônica. A empresa que opera os voos é a EME Amazônia, que oferece o tour para 2 ou 8 pessoas, saindo do hotel às 4h da manhã e retornando após um café.

Parque Ambiental Chico Mendes

O Parque Ambiental Chico Mendes, fica a 8km do centro de Rio Branco e funciona como um centro de educação ambiental e preservação natural. Foi fundado em homenagem ao ativista, uma das maiores personalidades da história do Acre.

Conta com um memorial dedicado ao ambientalista, que foi assassinado em 1988 por fazendeiros que eram contra sua luta pela preservação da Floresta Amazônica.
Além do espaço que reconta a luta e trajetória de Chico Mendes, o parque, que ocupa uma área de 53 hectares, oferece aos visitantes uma série de trilhas, playground, área para piqueniques e um mini zoológico.

Você vai ver muitas espécies amazônicas, como onças, macacos e serpentes, em processo de readaptação à natureza. A entrada é gratuita.

Sítio Histórico Quixadá

Está a 18km do centro, e é um dos pontos turísticos em Rio Branco. Construído para sediar as gravações da minissérie "Amazônia", na TV, o local hoje abriga um museu, com artigos utilizados na produção e um restaurante que serve pratos típicos da região.

★★ Parque Nacional da Serra do Divisor 

Maior área de biodiversidade da Amazônia, o parque é uma unidade de conservação integral localizada na fronteira do Brasil com o Peru.
A administração do parque está atualmente protegida a cargo do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e possui uma área superior a 800 mil hectares habitada por muitas tribos indígenas. 
A origem do nome vem do relevo (geografia) da região onde se encontra um divisor natural das águas das bacias hidrográficas do rio Ucayali (Peru) e rio Juruá (Brasil). 
Na sua região também se encontram valiosos vestígios fósseis. O parque está ameaçado por um projeto de lei da deputada Mara Rocha, que pretende rebaixá-lo à categoria de área de proteção ambiental.
Gavião real, uma das aves 
encontradas no parque e que 
estão ameaçadas de extinção.

Catedral Nossa Senhora da Glória

Na cidade de Cruzeiro do Sul está localizada a catedral, fundada por padres espiritanos, no ano de 1915, sendo considerada a primeira igreja do Vale do Juruá. A chegada dos religiosos na região colaborou muito para o desenvolvimento da cidade.

A obra possui arquitetura alemã e é inspirada em outra construção católica localizada na cidade de Colônia, na Alemanha. Uma curiosidade sobre o local é que sua cobertura foi construída antes das paredes, sendo esta, posteriormente erguida por macacos hidráulicos.

Passeio no Rio Abunã

O Rio Abunã é um dos afluentes do Rio Madeira e forma praticamente toda a fronteira norte entre o Brasil e a Bolívia. O rio nasce na Cordilheira dos Andes bolivianos e possui 320km de cursos navegáveis. Em algumas regiões por onde o rio corre, há a formação de lindas cachoeiras.

Museu Casa de Chico Mendes

No município de Xapuri está localizada a casa onde viveu o ambientalista Chico Mendes até seus últimos anos de vida, sendo este mais um dos lugares imperdíveis para se conhecer no Acre. Ali é possível ver os pertences de Chico Mendes e conhecer a forma como o ativista vivia.

Campings

Camping Caminho dos Andes - R. José Machado, 82 - Floresta Sul, Rio Branco - AC. Sem informações adicionais.

Parque do Village - R. Isaura Parente, 2258-2276 - Bosque, Rio Branco - AC. Campo de férias, lugar bom e agradável.

Chácara Elemento Água - Ac. Francisco Das Chagas, 176-58, Rio Branco - AC. Lugar bem aconchegante, tudo bem organizado. Campo de vôlei, futebol, duas piscinas. Espaço para festa, dentro do valor pedido.

Fazenda duas Meninas - Unnamed Road, Rio Branco - AC. Cabana de camping, sem mais informações adicionais.

Camping Clube do Círculo Militar de Rio Branco - R. Colômbia, 40, bairro Bosque, Rio Branco, AC. Aberto para não sócios com acesso mediante taxa. Ótima estrutura: lago pesque-pague, restaurante, piscina, banheiros, estacionamento para RV, áreas de churrasqueiras, quadra vôlei, campo de futebol.

Tarauacá

É conhecida como "a terra do abacaxi gigante". Esse fruto chega a pesar em torno de 15 kg, fato que provoca grande admiração nos visitantes. A cidade é dotada de razoável infraestrutura turística. Conta com hospedarias, bares, hotéis e restaurantes, onde sempre se encontram pratos à base de peixes nobres da região, dentre outras especialidades.

Evento


Festival folclórico 

O município de Tarauacá recebe anualmente o Festival Yawanawá, realizado no mês de outubro. Neste festival, durante uma semana, o povo Yawanawá se reúne para relembrar os seus antepassados e sua cultura, com danças, cantos, comidas tradicionais, brincadeiras e rituais sagrados.

O festival tem um limite de 150 participantes e os visitantes podem se hospedar em casas suspensas dentro da própria aldeia. Os ingressos são vendidos no site da organização do evento.

Dicas para visitar Rio Branco:

  • Fuso Horário - Atenção! Rio Branco tem duas horas a menos em relação ao horário de Brasília. Acerte então os relógios assim que chegar à cidade.
  • Não esqueça o protetor solar, o sol lá não perdoa.
  • Também não esqueça de um bom repelente.
  • É possível visitar a maior parte das atrações a pé, de transporte público ou utilizando carros por aplicativo.
  • Use roupas leves e tenha sempre uma garrafinha d`água na bolsa.
  • Respeite as tradições e cultura local e preserve a natureza.




Atenção: O blog Camping Natural não se responsabiliza por alterações realizadas pelos estabelecimentos (infraestrutura, roteiro, etc.) após o fechamento desta postagem.






Nenhum comentário:

Postar um comentário