Menu

6.2.23

Paraguai

Paraguai para você conhecer

O Paraguai é um país localizado na América do Sul, bem no interior do continente, com suas belas paisagens naturais, mistura de cultura europeia e indígena, suas duas línguas oficiais (espanhol e guarani) e sua arquitetura colonial, o país é um ótimo lugar para explorar a natureza, a história e a cultura da América Latina.
Camping Natural
Sua localização faz com o que o país não tenha saída para o oceano, utilizando hidrovias internacionais para escoar sua produção.
Sua localização geográfica permite uma rica diversidade na fauna e na flora do país, pois há influências do Pantanal e da Mata Atlântica, além dos Andes, na parte oeste do país, e dos Pampas, ao sul.

O que conhecer no Paraguai?


Monday Falls: Salto Monday, as Cataratas do Monday
Se o Brasil tem as Cataratas do Iguaçu, o Paraguai tem as Cataratas do Monday, um conjunto de quedas d’água belíssimo que faz parte da reserva de preservação na fronteira dos 3 países – Brasil, Paraguai e Argentina.
City Tour em Ciudad del Este
A Ciudad del Este é a cidade que está na fronteira do Brasil com o Paraguai, e que acaba se tornando uma opção de passeio para quem está em Foz do Iguaçu.
Mezquita del Este
A Mezquita del Este, como é conhecida a Mesquita Alkhaulafa Al-Rashdeen, é um dos pontos turísticos do Paraguai mais procurados por ser a segunda maior mesquita da America Latina.
Catedral San Blas
A Catedral San Blas é considerada a igreja mais antiga de Ciudad del Este, com construção datada de 1964.
Paroquia San Lucas
A Paroquia San Lucas é uma das igrejas mais bonitas do Paraguai, parada do city tour e um ponto turístico imperdível.
Lago de la Republica
O Lago de la Republica é um lago artificial que utiliza como fonte a água da represa do rio Amambay, uma das mais importantes da região que abastece a cidade.

Grande parte do território paraguaio apresenta baixas altitudes, com predomínio de planícies, cerca de dois terços do país. Para se ter uma ideia, o pico mais alto do país possui 842 m de altitude, o Cerro Tres Kandú, em Guaíra.

Existem alguns vazios demográficos e regiões pouco povoadas, como o Chaco e cidades mais ao noroeste e norte do país. 
As áreas densamente povoadas estão no centro e ao sul, principalmente na fronteira com o Brasil. Cidades como Assunção, Ciudad del Este, San Lorenzo e Fernando de la Mora são as mais populosas, sendo a capital Assunção a que possui o maior contingente populacional do país.

Há pontos turísticos bastante visitados no país, que recebe quantidades consideráveis de turistas durante o ano, principalmente os que desejam fazer compras. 
A Ciudad del Este é a porta de entrada para os amantes do consumo, com vários shoppings que vendem de tudo, de eletrônicos a artigos esportivos.

Outro local de visitação é o Marco das Três Fronteiras, que simboliza a fronteira do Paraguai com Brasil e Argentina.

Curiosidades do Paraguai

Nosso vizinho sul-americano possui curiosidades bem interessantes sobre a vida e o cotidiano de seus habitantes:
  • A culinária paraguaia usa muito o milho e/ou a mandioca em seus pratos principais, como a famosa sopa paraguaia.
  • O tererê (bebida que se assemelha ao chimarrão, porém é servida fria) foi criado pelos paraguaios.
  • O Paraguai é o único país da América do Sul a usar o guarani como idioma oficial.
  • O território paraguaio não possui litoral.
  • No Paraguai está localizada metade da maior usina hidrelétrica da América, a Usina Hidrelétrica de Itaipu. A outra metade está localizada em terras brasileiras.
  • No século XIX, o Paraguai era um dos países mais ricos da América do Sul.
  • A cidade mais populosa é Assunção, capital do país, com aproximadamente 526 mil habitantes.
  • O dólar estadunidense também pode ser usado em algumas cidades paraguaias para fazer compras.
  • Os paraguaios adoram a guarânia, um estilo musical próprio da região, mas que também pode ser encontrado no Mato Grosso do Sul.
  • A bandeira do Paraguai é a única no mundo a ter dois lados: na frente, um brasão com o nome do país; no verso, outro emblema com as palavras paz e justiça, em espanhol.

A capital

Assunção, a capital do Paraguai, é um destino vizinho do Brasil, mas que ainda não faz parte do roteiro de muitos brasileiros. Seja por preconceito ou simplesmente por não saber o que a cidade é capaz de oferecer, muitos passeios se resumem à Ciudad del Este, na tríplice fronteira, conhecida por ser o paraíso das compras.

O Paraguai tem muito mais a oferecer, e a imagem que muitos brasileiros ainda têm está bastante atrasada. O Paraguai é muito mais que muamba em Ciudad del Este. Com certeza!


Economicamente falando, é um dos países que mais crescem na América Latina e a cada ano se destaca e se desenvolve mais e mais. No que se refere ao turismo, o Paraguai possui um grande potencial e o melhor: ainda não foi descoberto. Então se você gosta de visitar lugares autênticos, comece a pensar no país do tererê!

Calle Palma

Essa é a rua principal do centro de Assunção, por isso é um dos principais pontos turísticos do Paraguai. Por lá você encontrará todo o comércio da cidade, e ainda poderá caminhar de ponta a ponta conhecendo todas lojas, arquitetura e pontos de visitação encontrados também nessa rua.

Lago Ypacaraí

Esse é um passeio mais voltado para os amantes da natureza, já que esse lago é um dos dois maiores do país. 
E onde ao seu redor se formou um famoso balneário chamado San Bernardino. 
Uma cidade de colonização alemã que encanta pelo charme e pelo agito no verão. 
E por lá pode-se praticar esportes aquáticos, existem locais de entretenimento e alimentação como bares, além de alguns hotéis onde muitos brasileiros se hospedam.

Fronteira Paraguai/ Brasil para compras

Esse é sem dúvida um dos motivos que muitos brasileiros procuram o Paraguai. 
Para ir nesse que é um dos pontos turísticos do país mais visitados: as cidades que buscam para fazer compras mais baratas. 
Normalmente você pode entrar no Paraguai pelas cidades que fazem divisa com o estado do Paraná, como Foz do Iguaçu e Salto de Guaíra.

A entrada no país é fácil. Você só precisa saber que tem um limite de gastos e que não precisa trocar seu dinheiro, já que lá recebem o dinheiro local. O real e o dólar. 
É um passeio muito vantajoso para aqueles que desejam comprar itens mais caros e o país oferece preços muito mais baratos que no Brasil.

Conhecendo Encarnación e as Ruínas Jesuítas do Paraguai


Viagem rápida pelo Paraguai, para conhecer Encarnación, na fronteira com a Argentina, e as Ruínas Jesuítas do Paraguai, em Trinidad.
É fato que pouquíssimos brasileiros dedicam muitos dias de viagem para conhecer o Paraguai. 
A maioria apenas passa por Ciudad del Este para fazer compras ou só por curiosidade.

Entrar no Paraguai é um pouco como estar de volta ao Brasil. Cervejas brasileiras, farofa, tapioca e cachaça já podem ser encontradas facilmente nos supermercados.
Tudo é muito limpo, amplo e organizado. 
Nada do que vem à cabeça quando pensamos em Paraguai. Muitos bares e restaurantes arrumadinhos. 
A praia tem restaurantes com mesinhas pra ficar com o pé na areia.

A água é de rio, então não é clara, mas se o calor fosse um pouco maior, não custa dar um mergulho. A partir da praia tem-se uma vista maravilhosa do pôr-do-sol.

Ruínas Jesuítas do Paraguai – Trinidad

É o maior e mais bem conservado conjunto de ruínas no Paraguai. Para chegar lá, vá ao terminal rodoviário de Encarnación e procure um ônibus para Ciudad del Este. 
Certifique-se de que ele passa pela entrada das ruínas.
Na beira da estrada, basta seguir as placas pelo vilarejo de Trinidad, e após uma caminhada de uns 15 minutos dá pra ver o acesso às ruínas.

Paga-se uma taxa de 25.000 guaranis para entrar. O ticket vale por 3 dias e lhe permite visitar as outras 2 ruínas da região, Jesús de Tavarangüé e San Cosme e Damián.
A visita às ruínas de Trinidad leva de 2 a 3 horas. 
Logo na bilheteria tem uma exposição com textos explicativos, bem interessante de ler antes de entrar.

Também perguntam se quer assistir a um vídeo contando a história do lugar, que vale bem a pena pra se situar na cronologia e não percorrer as ruínas às cegas. A área toda é imensa e as ruínas estão muito bem conservadas.

Ruínas Jesuítas


Para voltar, basta ir para a estrada e parar um ônibus que esteja indo para Encarnación (praticamente qualquer um que passar).

Como Chegar em Encarnación
De Asunción ou de Ciudad del Este há ônibus muito frequentes e com preços baixos. 
Algumas empresas tem fama de terem os melhores ônibus.
Chegando em Encarnación vindo de Córdoba, na Argentina, fica bem difícil conseguir informações sobre o ônibus que cobre esse trajeto. 
A empresa é a Expreso Singer, e a viagem leva cerca de 15h até Posadas. Dali mesmo do terminal de Posadas há um ônibus que atravessa a fronteira, indo para o terminal de Encarnación.

Onde Ficar em Encarnación

O Colonial Hostel e Camping - É super-recomendado. Além dos dormitórios e quartos privados, eles tem um quintal para acampar, com uma árvore que faz uma boa sombra. 
O café-da-manhã é servido para todos os hóspedes, incluindo os do camping. Fica perto da praia, na Calle General Artigas.

Outras opções de hostel com dormitório são o Maui Waui (ótima localização) e o Lore (hostel novo, um pouquinho mais afastado).
Pra quem busca quarto privado há várias opções com preços bons, ótima localização e avaliações positivas dos hóspedes anteriores: Hotel Puesta del Sol, com uma vista linda do pôr-do-sol no rio, Mandala Hotel, bem perto do calçadão onde ficam os bares e restaurantes, e o Del Rio Apart Hotel, a 3 quadras da praia.


Campings no Paraguai

Camping Balneario Ybytyruzú - C. Cerro Akati, Tercera Fraccion, Paraguai. Lindo lugar, bom atendimento, eletricidade, iluminação e banheiros modernos, várias mesas e cadeiras, amplo espaço para lazer junto ao córrego.

Zona de Camping, Estación Puerto Olivares - Endereço: 2PR4+XR8, Acevedo, Paraguai. 
Muito lindo para passar em família. 
Tem Cajak, trilhas para caminhada e ciclismo. Lugar muito agradável para se conectar com a natureza, margem de rio, sombra de árvores, tem wi-fi.

Zona de Camping, Fortín Boquerón - Endereço: 63G5+VH8, Unnamed Road, Com Indig Campo Alegre-Aldea 10, Paraguai. Bom lugar para acampar, instalações completas.

El Paraje Camping - Endereço: Mayor Hilario Amarilla S/N, Piribebuy, Paraguai. Com vista do jardim, o El Paraje Camping em Piribebuy oferece acomodações, bar..

Aurora Chaqueña - Endereço: 7X3M+8XM, Neuland, Paraguai. 
Este acampamento fica a aproximadamente 15 km do centro da cidade, ideal para passeios, descanso e lazer em família, churrasqueira, cozinha, quadra futebol e vôlei.

Moeda Usada no Paraguai

Guaraní Paraguayo (PYG). A conversão é de, aproximadamente, 1.000 PYG para R$0,50.
Na fronteira com o Brasil, em Ciudad del Este, o real é muito aceito. 
O mesmo acontece com o peso argentino, na fronteira com Posadas, em Encarnación.

O que comer no Paraguai

Em estados como o Mato Grosso do Sul, por exemplo, a culinária paraguaia se tornou a própria tradição local.
Na Ciudad del Leste, há os restaurantes regionais com uma variedade de sabores,  no La Mansa Paraguay, reúne as iguarias da região, além de ter vinhos argentinos.
Explorar a gastronomia de um local é uma das melhores formas de se conectar com o ambiente e sua cultura. E quando o assunto é culinária típica, o Paraguai não decepciona! São muitas as opções para você conhecer e se deliciar.
Mas, na verdade, os pratos paraguaios se confundem, muitas vezes, com os brasileiros. Isso se dá porque a imigração e a miscigenação proporcionadas pela proximidade dos dois países fizeram com que eles fossem incorporados ao nosso dia a dia.

Língua Falada no Paraguai

Primariamente espanhol, porém o guaraní é também uma língua oficial do país. A maioria da população fala as duas línguas, mas nas proximidades de Encarnación nos deparamos com muita gente sem fluência no espanhol.

Visto Para o Paraguai

Brasileiros são isentos de visto para turismo, podendo permanecer até 90 dias no país. É possível entrar com documento de identidade ou passaporte.

Melhor Época para Visitar o Paraguai
No início de outubro e pega-se muito calor. Em Encarnación há uma praia de rio maravilhosa, que no auge do verão deve ficar lotada, e que também é famosa pela festa de réveillon.

Seguro Viagem Para a América do Sul

É sempre essencial contratar um seguro viagem, mesmo para os países onde isso não é obrigatório. Pense assim: em caso de necessidade você terá que.
1) procurar um médico particular, que vai te custar caro, ou 
2) procurar assistência em um grande hospital (em caso de emergência, por exemplo), e dependendo do sistema de saúde do país, também sairá muito caro.
Contratar um seguro viagem é mais simples do que se imagina: no site da Seguros Promo, por exemplo, você consegue um seguro com boa cobertura por poucos reais por dia, valendo para todos os países da América do Sul!


Atenção: O blog Camping Natural não se responsabiliza por alterações realizadas pelos estabelecimentos (infra-estrutura, roteiro, etc.) após o fechamento desta postagem.






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário