Menu

10.12.23

Peru

Peru misterioso e enigmático


De norte a sul, as paisagens do Peru mudam intensamente. 
Da floresta amazônica ao oásis no deserto. De um lado, cordilheiras de montanhas, e do outro, as cidades históricas. 
Com uma gastronomia famosa, que possui uma das melhores cozinhas do mundo e restaurantes premiados.
Machu Picchu no Peru, é uma antiga cidade inca, construída no século XV no topo de uma montanha. Então vamos lá! partir para uma misteriosa aventura por este país, para tentar descobrir seus segredos.
Camping Natural
A cidade outrora perdida foi redescoberta em 1911 coberta pela floresta andina. 
É uma obra-prima arqueológica e, assim como as Pirâmides do Egito, Machu Picchu pertence às maravilhas do mundo. 
Não importa se você visita através do deslumbrante passeio de trem ou da mundialmente famosa caminhada Inca; Está prestes a se tornar um dos destaques da sua Rota do Peru
Este destino é repleto de cultura, história de antigas civilizações, e pedaços do passado que sobreviveram até hoje como um Peru misterioso e enigmático. 

Machu Picchu

Com certeza, Machu Picchu merece uma posição especial para conhecer o Peru. Visitar a cidade perdida dos incas é o sonho de muitos viajantes.

A cidade perdida dos incas está encravada no alto de uma montanha, acima do vale do rio Urubamba. Permaneceu desconhecida por muitos anos, até ser descoberta no começo do século XX.
Visitar Machu Picchu é como fazer uma viagem no tempo, uma experiência realmente marcante para os apaixonados por aventura e história das civilizações.

Para chegar em Machu Picchu, você pode fazer a lendária trilha inca, se fizer o estilo explorador. 
Mas para quem prefere não fazer tanto esforço assim, é perfeitamente possível chegar viajando pelas montanhas com o trem para Machu Picchu.

O trem te deixa na cidade de Águas Calientes, de onde todos os dias saem os ônibus até a entrada da lendária cidade perdida dos incas.
O importante para uma viagem a Machu Picchu, é planejar tudo com antecedência. 
Reserve  ingresso oficial para entrar em Machu Picchu, e se possível, um passeio guiado. Visitar com guia faz toda diferença!

Ingressar para Machu Picchu

Visitar Machu Picchu é incrivelmente popular – Com mais de 6500 pessoas entrando no sítio arqueológico todos os dias, é necessário comprar um ingresso com antecedência.
É necessário selecionar um horário específico para sua visita ao comprar os ingressos (por exemplo, das 6h às 12h). 
Isso permite que a organização controle o número de pessoas para uma melhor experiência.

No total, você precisará de 3 a 6 horas de exploração, dependendo se optar por subir nas montanhas.

Que tipos de ingressos para Machu Picchu?

Quando se trata de comprar um bilhete, você tem três opções:
1 - Apenas ruínas de Machu Picchu
2 - Montanha Huayna Picchu + Ruínas
3 - Montanha Machu Picchu + Ruínas
Recomendamos a compra de uma ou duas opções. 
Os ingressos estão disponíveis online, em empresas de turismo e em todas as grandes cidades como Cusco ou Aguas Calientes. 
Traga seu passaporte e dinheiro ao comprá-lo na cidade.

Como visitar? 

Evite a multidão acordando cedo e entrando quando Machu Picchu abrir às 6h. 
Caminhe por 5 minutos até as primeiras ruínas e chegue a tempo para o incrível nascer do sol aparecer por trás dos topos das montanhas de Huayna Picchu. (A grande montanha atrás das ruínas).

Como chegar a Machu Picchu?

De ônibus de Aguas Calientes para Machu Picchu - Para começar cedo, passe a noite em Aguas Calientes , uma pequena cidade localizada perto de Machu Picchu. 
De lá, pegue o primeiro ônibus (30 minutos) até a entrada. 
Observe que uma passagem de ônibus de volta custa 24 USD, o que é alto em comparação com as tarifas padrão no Peru.

Atenção: É proibido levar comida, tripés, bastões de selfie e drones.
Caminhada de Aguas Calientes - Sua segunda opção é economizar muito dinheiro e caminhar cerca de 60 minutos até a entrada de Machu Picchu.

Trilha Inca - Outra opção é caminhar pela Trilha Inca oficial e estar mais cedo dentro do local do que todo mundo. É uma caminhada de 4 ou 5 dias que, sem dúvida, dá uma enorme satisfação ao terminar em Machu Picchu.

As ruínas de Machu Picchu

Após o nascer do sol, explore as ruínas incas. Vastas estruturas de pedra que costumavam ser edifícios para as pessoas que moravam aqui. Os mais de 600 terraços foram construídos e usados ​​para o cultivo e como drenagem.

Montanha Huayna Picchu

Se você comprou um ingresso que inclui a caminhada até Huayna Picchu, observe que os portões para subir estão abertos apenas das 7 às 8h ou das 10 às 11h. (Verifique o horário no seu ingresso) – Para subir Huayna Picchu é recomendado reservar seus ingressos com 8 semanas de antecedência.

E o carimbo do passaporte?

E quando seu horário expirar, dirija-se à saída para colocar o carimbo oficial de Machu Picchu em seu passaporte. 
É permitido fazer isso no seu passaporte, mas se você não se sentir confortável com isso, leve um cartão postal com você até o topo para carimbar.

Como ir de Cusco para a cidade de Machu Picchu?

Cusco é a porta de entrada para Machu Picchu no Peru. 
Faça a incrível viagem de trem de 1,5 horas de Ollantaytambo a Aguas Calientes, onde cada vagão tem um teto transparente. 
O trem é, ao lado das caminhadas, sua única opção, já que não há estradas nas montanhas.

Aguas Calientes

Aguas Calientes, mais conhecida como Machu Picchu Pueblo (cidade), está localizada a apenas 30 minutos do local mundialmente famoso. 
Esta pequena cidade de viajantes é construída em torno dos trilhos do trem e oferece um punhado de bons restaurantes e hotéis. 
Fora isso, não há muito o que fazer, e é apenas uma vila relaxante para um ou dois dias.

Elevação de Machu Picchu e doença de altitude

A doença da altitude pode ser uma sensação muito desagradável. 
Felizmente, as ruínas estão localizadas a 2450 metros. 
Isso está abaixo dos 2.500 metros onde o mal de altitude pode começar a aparecer. 
Passe alguns dias no Cusco localizado mais alto para se aclimatar, seguido de uma visita às Ruínas Mapi.


Qual melhor época para visitar Machu Picchu?

Em termos de clima, é melhor visitar durante o inverno no Peru. 
O inverno é a estação seca e vai de maio a setembro, onde junho a agosto são os meses mais movimentados do turismo. 
Outubro a abril é o menos turístico devido à estação chuvosa; no entanto, uma visita em outubro ou abril pode ser uma excelente escolha.


Lima

Muita gente não considera Lima quando pensa em viajar para o Peru. 
A capital peruana é uma cidade que mistura modernidade e cultura pré-colombiana, tudo no mesmo lugar. 
E ainda é a casa de uma das melhores cozinhas do mundo, onde ficam alguns dos melhores restaurantes e chefs do planeta!
E pode se encantar com a arquitetura, as igrejas e os museus do centro histórico de Lima, e ficar fascinado pelas ruínas de civilizações pré-colombianas, que ficam bem no coração da cidade.

Além de toda a parte histórica, pode aproveitar o passeio na moderna orla de Miraflores, o bairro mais turístico, cheio de restaurantes, hotéis e pousadas. 
 A loucura do trânsito de Lima é uma experiência a parte.

A área em torno de Lima foi habitada por milhares de anos pelas civilizações pré-inca, que cultuavam seus deuses em enormes huacas (grandes pirâmides) e muita história.
Seus templos no meio da metrópole, misturada a arquitetura moderna é um experiência única, com museus e achados arqueológicos do período pré-colombiano.

Situada na costa pacífica do continente sul-americano, foi fundada por Francisco Pizarro, o conquistador espanhol, em 1535, derrubando o império Inca. 
Lima foi a capital mais importante da América do Sul até o século XIX, pois era o centro de um vice-reinado espanhol que abrangia o Peru, a Bolívia, o Chile e o Equador.

Malecón de Miraflores

O Malecón é um grande parque com 2km de extensão situado ao longo das falésias, em frente ao Oceano Pacífico. Ideal para passear, correr, andar de bicicleta, apreciar a vista, ou quem sabe voar de parapente.

E ao longo do Malecón há 3 lugares belíssimos para conhecer: O Faro de la Marina, o Parque do Amor e o Shopping Larcomar.
O farol conhecido como Faro de La Marina, ativo até hoje,  foi inicialmente construído na cidade de Ilo, em 1900, e em 1973 foi transferido para Lima. 
Localizado em um ponto estratégico, é possível ter uma visão completa da orla no mirante logo atrás do farol.

Caminhando pelo Malecón você chegará no Parque do Amor, e encontrará uma linda escultura de um casal apaixonado, do artista Victor Delfin, um dos ícones da cidade de Lima.

Um ponto imperdível do Malecón é o belíssimo Shopping Larcomar, que ganhou o prêmio de shopping mais inovador do mundo. 
O shopping fica, literalmente, à beira do penhasco, onde você tem uma vista magnífica do oceano. 
Com muitas lojas e restaurantes, além de cinemas e outros entretenimentos, o shopping é parada obrigatória para quem vai em Lima.

Passeio pela orla

A praia de Miraflores é diferente de tudo que você já viu. Nada de areia, apenas seixos, muitos seixos, totalmente novo para quem está acostumado com as praias do nordeste brasileiro. 
Você consegue ter acesso à praia em uma descida após o Shopping Larcomar.

O famoso restaurante La Rosa Náutica está localizado no meio do mar, com as falésias ao fundo e um píer com várias lojas.


Sitio Arqueológico Huaca Pucclana

No bairro de Miraflores, visite Huaca Pucllana, construído pelo povo da cultura Lima entre 400 e 700 d.C., uma civilização que antecedeu os Incas.
Muitas vezes descrito como uma pirâmide, o templo foi construído com tijolos de adobe feitos à mão e empilhados no estilo “biblioteca”, um padrão que limitava o movimento e impacto durante terremotos. Huaca significa “sagrado” na língua indígena Quechua, falada hoje por milhões de peruanos.

Puente de Los Suspiros

Turistas são o público mais comum da Puente de Los Suspiros, onde as pessoas se reúnem para curtir a noite nos vários bares e restaurantes locais.

A Bajada de los baños é a rua que passa por baixo dessa ponte e se estende até a praia.
O local é agradável para um fim de tarde, pois ao caminhar por ali você vai ver arte de rua e pode aproveitar os bares quando anoitecer.

Barrio San Isidro

Bosque El Olivar 

O Bosque El Olivar é a atração mais marcante de San Isidro: este parque foi declarado Monumento Nacional em 1959.

Atualmente, existem mais de mil árvores de Oliveira e outras 227 árvores de outras espécies.
O encanto de El Olivar não se limita apenas à paisagem formada por suas imponentes árvores, mas também pela variedade de espécies de aves endêmicas.

Museus, teatros, centros culturais e bibliotecas

Nesse belo local se encontra a Casa da Cultura, o Centro Cultural El Olivar, que abriga a Biblioteca Municipal, a Biblioteca Infantil, o Teatro de Câmara, a Sala Polivalente e a Galeria de Arte; e, finalmente, o Museu Casa Marina Núñez del Prado.
Além das atrações culturais, aproveite também a paisagem à beira do lago para relaxar de um longo dia de passeios turísticos.

Mercado Municipal de San Isidro

O Mercado Municipal de San Isidro, como muitos mercados do mesmo estilo mundo afora, retrata os costumes gastronômicos locais de Lima.
O local é pequeno e recebe todos na correria do dia-a-dia. 
Este é um bom local para almoçar se estiver com baixo orçamento, pois tem pratos servidos nos balcões, onde os moradores comem todos os dias.

Se você se animar, peça um Inca Cola para acompanhar, o refrigerante típico do Peru.

Parque de la Reserva

Com 8 hectares de muitas belezas naturais, esse parque é um símbolo de Lima e foi inaugurado no começo da década de 1920.

O parque foi reconhecido pelo Guinness Book por conter o maior complexo de fontes em um parque público no mundo: é aqui que rola o Circuito Mágico das Águas, com um show colorido de águas e luzes. O ideal é chegar um pouco antes do pôr-do-sol.

Sitio Arqueológico Huaca Huallamarca

Uma pirâmide de adobe pré-colombiana, bem no meio do bairro de San Isidro. Segundo pesquisadores, o local foi um dos mais importantes centros administrativos e cerimonial, entre os anos 200 e 1532. 
Há evidências de cerimônias religiosas, ritos e sacrifícios em honra às suas divindades, e possivelmente onde os sacerdotes viviam.
O local foi construído a mão com tijolos adobe. 
No mesmo local há um pequeno museu que expõe múmias, cerâmicas e outro utensílios encontrado nas escavações do local.

Sitio Arqueológico Mateo Salado

Um dos sítios arqueológicos mais importantes da capital peruana, mas ao mesmo tempo, o menos visitado por turistas. 
Um dos motivos para a baixa visitação deve ser o fato de apenas nos anos 2000 que os pesquisadores começaram a recuperar o local, e então ele começou a fazer parte do Patrimônio Cultural Nacional.

Localizado no bairro de Puebla Livre, sua construção é feita de Taipa. O complexo tem cinco pirâmides muradas e também era usada como centro administrativo e cerimonial.

Parque de La Reserva (Parque das Águas)

Parque de La Reserva, em Lima, foi originalmente inaugurado em 1929 para homenagear todos os reservistas civis que lutaram na defesa de Lima durante a Guerra do Pacífico.

Em maio de 2007 foi inaugurado o show de água e luz chamado Circuito Mágico das Águas, que ganhou o recorde do Livro Guinness pelo maior complexo de chafarizes do mundo. Todas as fontes são iluminadas à noite, e hoje o parque tornou-se uma das atrações turísticas mais visitadas de Lima.

Centro Histórico (Plaza de Armas)

Plaza de Armas, também conhecida como Plaza Mayor, um dos pontos turísticos mais visitados de Lima. Foi neste lugar onde Francisco Pizarro fundou Lima em 1535, tornando-se a praça mais antiga da cidade. 
A grandiosidade histórica é refletida nos edifícios ao redor da praça, como o Palácio de Governo, o Palácio Arzobispal e a Catedral.

Catacumbas do Mosteiro de São Francisco

As catacumbas do Mosteiro de São Francisco, no Centro Histórico de Lima, revela os ossos dos ricos Limenhos de antigamente. 
Aberto a visitação, os ossos como fêmures, antebraços e crânios estão dispostos de forma organizada para torná-los um pouco mais agradável aos olhos dos visitantes. É um passeio bem diferente.

Museu Larco

Fundado em 1926, o Museu Larco oferece uma excelente visão sobre mais de 3000 anos da história pré-colombiana peruana.

Localizado em uma mansão do século XVIII e cercada por um belíssimo jardim, e um restaurante, o museu apresenta a melhor coleção de ouro e prata do antigo Peru e uma famosa coleção arqueológica erótica.

Bairro Barranco

Este bairro imperdível foi construído no século 19 como um destino de praia para a aristocracia de Lima, e hoje é conhecido como o bairro boêmio da cidade.
Repleto de grafites, desde pinturas bem realistas à desenhos extravagantes e coloridos, o bairro é vibrante, com muita criatividade. 
Faz parte do roteiro alternativo de Lima.
Camping Natural
Lojinhas, bares e cafés e além, claro, das diversas galerias de arte, o bairro de Barranco deve constar no seu roteiro pela capital peruana.

Como chegar em Lima?

O Aeroporto de Lima fica a 30 minutos do centro e é considerado um dos melhores da América do Sul.
Algumas das cias aéreas que voam do Brasil ao Peru são Latam, Copa Airlines e Aerolíneas Argentinas, que também oferece voos em parceria com a Gol.
Para ir do aeroporto até o centro de Lima você pode usar Uber, ou negociar valores direto com motoristas autônomos. Empresas recomendadas são Taxi Green e Taxi Beat.

Dica: Sempre pergunte o valor da corrida antes de entrar no táxi e depois negocie o preço. 
Não se preocupe, pois a pechincha é muito comum entre motoristas e turistas em todo o país.

Para chegar em Lima de carro ou ônibus partindo do Brasil é necessário ter muita disposição, pois saindo de São Paulo são 6 mil km de viagem.
A viagem de ônibus de São Paulo até Lima pode durar até 96h (4 dias).
 
Há uma passagem direta entre as duas capitais oferecida pela empresa Expreso Ormeño.
Honestamente, consideramos que não compensa, pois o preço se compara ao preço de uma passagem promocional de avião.
O roteiro de viagem pode incluir voar do Brasil até Lima e alugar um carro por lá. 
Vale dizer que o trânsito em Lima é absurdamente caótico, então é bom estar psicologicamente preparado.

Cuidados ao traçar um roteiro no Peru

Um dos principais cuidados que se deve ter ao traçar um roteiro para o Peru é o tempo que se leva para viajar entre cidades. O país é cheio de montanhas. 
Alguns trajetos podem levar mais de 20 horas e isso deve ser previsto. 
A viagem de Lima para Cusco, de ônibus, leva 22 horas, por exemplo. 
Uma alternativa interessante para ganhar tempo pode ser viajar de noite, no caso de cidades como Huaraz, cuja viagem desde Lima leva de 8 a 9 horas. 
Ou então, comprar uma passagem aérea por alguma empresa low cost, como a Star Peru.

Campings no Peru

Puerto Pascuala - Endereço: 19310, Peru. Muito bem localizado, muito bom serviço.

Glamping Peru - Endereço: San Eusebio A 21, Cusco 08004, Peru. É uma maneira de experimentar o ar livre sem sacrificar o luxo. "Glamping" é um complemento perfeito para as suas férias em Machu Picchu.

Quinta Lala - Endereço: F2V8+M2R, Cusco 08002, Peru. Espaço motorhome, banheiros e duchas. Acesso por uma via íngreme e um trecho sem asfalto. Para ir e voltar do Centro histórico tem que ser de táxi pois é muita ladeira. O atendimento é familiar e muito simpático e preço justo.

Yakurumi Tipis & Camping - Endereço: Shocsha - Mishirumi Camino a Paron Km. 1.5, 02167, Peru. Oferece acomodações com Wi-Fi gratuito, jardim com terraço e vista do jardim.

Puerto de Yesupe - Endereço: H37Q+4JH, Puerto de Yesup 19310, Peru. Excelente local para visitar no verão, natureza pura.

Camping Ecológico Peru - Endereço: 34H5+9QX, Pichanaki 12867, Peru. Lugar excelente e excitante.

Curiosidades e história

O Peru é um país que ficou bastante mais famoso desde que as ruínas de Machu Picchu se tornaram numa das Novas 7 Maravilhas do Mundo. 
Mas já antes de isso, era um destino bastante popular por essa e outras maravilhas do império Inca e de outras civilizações que outrora habitaram aquela região.

Um pouco da história do Peru

A história do Peru começa bem antes das invasões europeias e da colonização das Américas. Foram encontrados vestígios de artefatos com mais de 11 000 anos! 
E por volta do sexto milénio antes de Cristo começaram a aparecer as primeiras civilizações.

As civilizações pré-Inca

Os primeiros povos eram essencialmente povos nómadas e apareceram por volta de 6000 AC em algumas províncias costeiras, e também nas montanhas de Callejón de Huaylas. 
Durante os 3 milénios seguintes, começaram-se a ajustar a um estilo de vida mais local, como o cultivo da terra e domesticação de animais para consumo e uso de peles e lãs.

Com a mudança do estilo de vida destes povos, isto deu origem à criação de alguns povoados, e com isto algumas sociedades começaram a aparecer algumas civilizações. 
Tanto na costa como nas zonas montanhosas dos Andes.
Várias civilizações emergiram, como Nazca famosa pelas Linhas de Nazca e pelos seus têxteis, e várias outras civilizações costeiras e nos Andes.

O Império Inca

O império Inca é sem sombra de dúvidas uma das partes mais importantes da história da área que é hoje o Peru. E também o que a maioria das pessoas sabe sobre o Peru, principalmente por causa do turismo que hoje em dia atrai tanta gente para o país.

Os Incas ergueram o maior e mais avançado império e dinastia antes da época colonial. 
Dividido em 4 grandes territórios ou regiões, que se expandiu do Equador e Colômbia, até ao norte do Chile e partes da Argentina.

O império teve origem numa tribo baseada em Cusco, que se tornou na capital do império. 
Com um império tão grande, também tinham um sistema impressionante de transporte, com caminhos para todos os pontos do império, o chamado de Inca Trail.

Curiosidades do Peru

  1. Porco da índia assado é um prato nacional.
  2. O Peru é um dos países mais ricos no que respeita a recursos naturais, sendo o 6º maior exportador de ouro do mundo.
  3. Cerro Blanco é a maior duna de areia do mundo!
  4. A batata tem origem no Peru! Existem mais de 3000 variedades de batatas cultivadas por todo país.
  5. Quase 60% do país é Selva Tropical, apesar de quase toda a selva Amazónica estar no Brasil, 60% do país faz parte da maior selva do mundo.
  6. Existem mais de 90 micro-climas no país, e existem várias espécies endémicas, o que faz do Peru um dos países com maior biodiversidade.
  7. A maioria das técnicas de tecelagem usadas hoje em dia foram inventadas pelos povos peruanos.
  8. Existe um fruto peruano com 60 vezes mais vitamina C do que as laranjas! Já ouviu falar em Camu Camu?
  9. Os habitantes usam folhas de coca há séculos, e são vendidas livremente nas ruas. São essencialmente usadas para mascar ou para chás, dão energia e ajudam a superar a doença de altitude, como outras coisas. A cocaína só começou a ser produzida nos anos 80, mas as folhas não fazem o mesmo efeito e são perfeitamente legais.
  10. Surfar ondas é uma tradição de pelo menos 2000 anos na costa do Peru.
  11. O maior pássaro voador do mundo é nativo do Peru, o Condor dos Andes.
  12. Além das batatas, os tomates também têm origem na zona dos Andes. No entanto foi mais a norte que começaram a ser cultivados, pelos Aztecas.
  13. Machu Picchu é um observatório. Cada templo do sol e a pedra Intihuatana estão alinhados com o sol em cada solstício.
  14. O lago Titicaca é o maior lago navegável de altitude no mundo.
  15. Puya raimondii é uma planta que chega a atingir 5 metros de altura, e demora entre 80 a 150 anos a florir. Esta planta apenas existe nos Andes, em altitudes entre os 3000 e os 4800 metros.
  16. As Linhas Nazca foram descobertas em 1927 por pilotos militares e civis, em rotas que passavam pela zona, no entanto existem documentos que comprovam que antes a colonização pensava ser trilhos.
  17. As Salinas de Maras ainda são exploradas hoje em dia como no tempo dos Incas. Alguns desses tanques de sal são passados de geração em geração, desde os tempos dos Incas.
  18. O Rio Amazonas nasce no Peru.
  19. O estado civil de uma nativa Quechua é claramente identificado pelo chapéu que usa. Mulheres casadas usam chapéus de palha, enquanto que as solteiras usam chapéus de tecido.
  20. Existem mais de 55 variedades de milho no Peru, de diversas cores. E consomem milho de diversas formas, até sumo de milho!
  21. Existem várias ilhas flutuantes no Peru, principalmente no lago Titicaca, onde várias famílias vivem! São as ilhas Uros.
  22. Existe pinguins no Peru!
  23. Algumas zonas do deserto do Atacama no sul do Peru são tão desérticas que apenas tiveram cerca de 2cm de chuva nos últimos 30 anos.
  24. A múmia humana mais antiga foi encontrada neste deserto.
  25. O nome das alterações climáticas El Niño tiveram origem no Peru, das correntes quentes do Equador que chegam ao Peru todos os anos por volta do Natal. Daí o nome, El Niño (“O menino” Jesus).
  26. Os crânios ovais existem e podem ser vistos no Peru. Na verdade são crânios humanos, e acreditam que os crânios de bebés eram moldados com tábuas para crescerem com este formato, e serem identificados como parte da nobreza.
  27. Acredita-se que Caral-supe seja o local ocupado por humanos, nas Américas, mais antigo. Com mais de 5000 anos!
  28. O cânon mais profundo do mundo também fica no Peru, chama-se Canion Cotahuasi e é quase duas vezes mais profundo que o Grand Canyon!
  29. O Império Inca era maior que o Império Romano no seu auge!


Cusco

Cusco por si só já é uma cidade encantadora, um dos lugares mais interessantes para conhecer sem sair da cidade, mas a antiga capital do império Inca é também a principal base para conhecer alguns dos lugares mais famosos do Peru e do Mundo!

Vale sagrado dos Incas

O Vale Sagrado dos Incas é um dos passeios mais clássicos da região de Cusco, eu diria que é fundamental para quem deseja entender a história do povo Inca, suas tradições, a forma com que eles dominavam a arquitetura, a agricultura, a astrologia... O ideal inclusive é conhecê-lo antes de ir a Machu Picchu.

O Tour ao Valle Sagrado dura o dia inteiro, inclui sítios arqueológicos, mercados de artesanatos e outros atrativos das cidades de Pisaq, Urubamba, Ollantaytambo e Chinchero.

Maras e Moray

Maras e Moray ficam entre 40 e 50 km de Cusco, também pertencem a região conhecida como Vale Sagrado dos Incas, mas com tantos atrativos os tours são divididos em dias diferentes.

Moray é um lugar muito curioso, há os círculos que eram utilizados pelos Incas como um "laboratório" de agricultura, onde se desenvolveram variedades incontáveis de batatas, milhos, grãos e muitos outros produtos que estão aí, na mesa dos peruanos até hoje.
Maras é onde estão as famosas salineiras, milhares de poças que se formam de uma nascente natural em meio aos Andes Peruanos e que desde a época dos Incas até hoje é usado o mesmo método artesanal para a produção de sal. Um cenário impressionante.

Montanha das 7 cores

Nos Andes peruano, a 100 km de Cusco e a mais de 5,2 mil metros acima do nível do mar, existe um arco-íris em forma de montanha. 
Uma das paisagens mais impressionante já vista!
Em inglês Rainbow Mountain, para os peruanos Vinicunca... o fato é que a montanha colorida se tornou um dos passeios mais procurados da região de Cusco desde que saiu em algumas listas como um dos TOP lugares do Mundo que deveríamos conhecer antes de morrer.

É aconselhável deixar esse tour para os últimos dias da viagem, quando seu corpo já estiver bem adaptado com a altitude, ainda mais que para chegar lá você terá que encarar uma caminhada de aproximadamente 4km.

Laguna Humantay



Uma lagoa azul turquesa, com águas cristalinas, cercada por montanhas com picos nevados, a 4.200 m de altitude. 
De Cusco são 130km até chegar no povoado de Soraypampa, onde inicia-se uma caminhada de aproximadamente 2.5km para chegar até a Lagoa.

Cusco e arredores

Além da cidade em si, a partir de Cusco você pode fazer inúmeros passeios nos arredores, explorando ainda mais a região.
Cusco está a aproximadamente 3400 metros acima no nível do mar. 
A altitude é uma das maiores preocupações dos viajantes. Antes de ir, vale a pena ler sobrer o soroche, também chamado de mal de altitude.

Trilha Inca

Acredita-se que a trilha inca era a principal rota de acesso para a cidade de Machu Picchu, na época do império inca. Para os viajantes aventureiros, a trilha inca é muito mais que um trajeto difícil a ser percorrido, é uma missão pessoal.

Mas o que realmente é único para todos, é o desafio de 42 quilômetros (na trilha inca clássica), que cruza o Vale Sagrado e te desafia nas altitudes. Mas tem uma versão curta da trilha que pode ser interessante.

Vale Sagrado dos Incas

Este vale fértil era usado para produzir alimentos em um sofisticado sistema de rotação de culturas e irrigação. 
O vale sagrado fica a menos de uma hora de Cusco, e pode ser visitado em tours guiados, por 2 ou 3 dias explorando a região, como as cidades de Pisac, Urubamba, Ollantaytambo, e outros pontos de interesse como as salineras de Maras.

Choquequirao

Choquequirao é uma antiga cidade Inca, que vem sendo recentemente conhecida como a irmã mais nova de Machu Picchu.
O motivo das comparações com Machu Picchu está muito relacionado com o relevo desses dois sítios arqueológicos, que de fato apresenta algumas semelhanças.

No entanto, diferente de Machu Picchu, não há trem ou ônibus para levar turistas. 
No momento, quem quer se aventurar, precisa encarar uma caminhada desafiadora de 32 km até chegar na cidade perdida.
Por esse motivo, Choquequirao recebe bem menos visitantes que Machu Picchu. 

Mas quem chega lá afirma que a cidade é ainda mais impressionante que sua irmã famosa. 
Exatamente porque vai ter que explorar Choquequirao praticamente sozinho!
As pesquisas indicam que Choquequirao teria sido uma fortaleza e um centro cerimonial da antiga civilização, privilegiado por uma localização praticamente secreta entre as matas e montanhas da região.
Da mesma forma que aconteceu com Machu Picchu, Choquequirao teria sido abandonada pelos incas por motivo desconhecido. 
A mata cresceu sobre a cidade e a escondeu até sua redescoberta, em 1909 (2 anos antes de Machu Picchu).

Huaraz e a Cordillera Blanca

Huaraz fica a uma altitude de 3.050 metros, nos andes peruanos. A aproximadamente 450 km ao norte de Lima, e é a porta de entrada para as montanhas mais impressionantes do Peru, a Cordilheira Branca do Peru.

De todas, as mais famosas provavelmente são a Laguna 69 e a Laguna Paron. Para escaladores, é possível encarar o pico mais alto do Peru, o glaciar Huarascán a 6.768 metros de altitude.


Linhas de Nazca

A apenas algumas horas ao sul de Lima, você pode encontrar mais um lugar de riqueza histórica inestimável.

Sobre a planície empoeirada, você vai encontrar as confusas e enigmáticas linhas de Nazca. 
Um verdadeiro mistério que atrai viajantes curiosos do mundo todo.
Os desenhos tem formas geométricas ou uma representação antropomorfa, e são melhores vistos do céu. 
O passeio mais procurado da região é o sobrevoo de alguns minutos sobre as linhas de Nazca.

Puno e Lago Titicaca

O Lago Titicaca é simplesmente o maior lago navegável comercialmente do planeta. 
Se isso não fosse o suficiente, também é o lago de maior altitude, 3800 metros acima do nível do mar.
O lago é formado por água de degelo das montanhas ao redor. 

Cercado de lendas e mistérios, teve enorme importância para a civilização inca.
E até hoje segue sendo importante para todos os povos que moram em seu entorno e em suas tradicionais ilhas flutuantes.

Pode visitar as ilhas em um passeio bate e volta saindo de Cusco. 
Ou, quem sabe, se hospedar na cidade de Puno, cidade-base no Peru para quem quer passar uns dias nessa região.
Puno é a capital do folclore no Peru, onde se encontram artesanatos, além das tradicionais procissões para Nossa Senhora da Candelária entre 24 de Janeiro e 13 de Fevereiro. 
Outra opção é esticar até o país vizinho. No lado boliviano da fronteira, você pode conhecer o Lago Titicaca visitando a mística Isla Del Sol.

Sillustani

Sillustani, nos arredores da cidade de Puno, é mais um sítio histórico para visitar no Peru.
As chullpas de Sillustani são antigas torres funerárias com até 12 metros de altura, construídas nas margens da lagoa de Umayo. 
Elas foram construídas pelo povo Colla por volta de 600 d.C., com pedras que se encaixam perfeitamente.

As chullpas serviram para enterrar nobres (muitas vezes, sepultados juntos com toda a família e seus pertences).

Arequipa e Canion Colca

A lendária “cidade branca” no sul do Peru é um presente para os olhos. 
Boa parte das construções de Arequipa foram erguidas usando pedra vulcânica branca, daí o nome.
Arequipa é a segunda maior cidade do Peru. 
Suas atrações principais são os monumentos históricos do centro, como a Plaza de Armas, o Convento de Santa Teresa, o Monastério de Santa Catarina e o Museu de Santuários Andinos.

Também não faltam opções para quem procura atividades em meio à natureza. 
Para os aventureiros, é possível fazer um trekking de 2 dias até o topo do vulcão Misti, nos arredores de Arequipa. 
De Arequipa, você pode facilmente visitar o Canion Colca, um desfiladeiro tão profundo que chega a ser duas vezes mais profundo que o Gand Canion!
No Canion Colca, você pode se aventurar em um treking de Canyon Trek de 1, 2 dias ou mais, para explorar as belezas naturais da região.

Iquitos e Amazônia peruana

Iquitos é a capital da região de Loreto, ao norte da Amazônia peruana. 
Curiosamente, essa é a maior cidade do mundo sem qualquer acesso rodoviário. 
As dificuldades para chegar lá são compensadas pelas belezas naturais e uma arquitetura que comporta o convívio de extremos.
As cabanas de madeira construídas sobre palafitas à beira do rio contrastam com a praça central de Iquitos, cheia de história.

Os visitantes podem ver a Reserva Nacional Pacaya Samiria, ir ao mercado flutuante de Belen, conhecer o mercado de artesanato de San Juan e explorar a selva e a vida selvagem ao redor em passeios de barco pelo Rio Amazonas.

Puerto Maldonado

Puerto Maldonado é porta de entrada para conhecer a Amazônia peruana. 
Fica a apenas 30 minutos de voo saindo de Cusco, e é uma chance para conhecer um Peru completamente diferente dos roteiros mais convencionais.
A Reserva Nacional Tambopata (a uma hora de barco de Puerto Maldonado) e o Parque Nacional Bahuaja Sonene (quatro horas de barco) são as duas principais atrações dessa parte do país.

Há várias pousadas e chalés em cada um dos parques, e você pode viver a experiência de um hotel na selva. Nos passeios, você pode ver de perto os animais e a flora da região.

Ica e Huacachina

No sul do Peru, as dunas de Huacachina impressionam e proporcionam um verdadeiro espetáculo para os visitantes, que se esbaldam com a vista de um verdadeiro oásis no deserto, além de se divertirem com as atividades como sandboard, quadriciclo e passeio de buggy.

É um lugar muito turístico no Peru. Há vários restaurantes, e um bom comércio local. Para completar há também as bodegas e vinícolas de Ica.

Paracas e Islas Ballestas

A Reserva Nacional de Paracas fica ao sul do Peru, cerca de 250 quilômetros de Lima. 
Para visitá-la, é comum fazer base na pequena cidade de Paracas, na Península de Paracas.

A Reserva de Paracas é um lugar de beleza natural impactante, com desertos, rochas, praias e ecossistemas marinhos. 
Além disso, há diversos sítios arqueológicos recheados de história.
A partir da região, é possível fazer passeios de barco para as Ilhas Ballestas. 
Por lá, espere encontrar uma abundância de vida incrível, com pelicanos, pinguins, golfinhos e leões marinhos.

Chan Chan

Localizada nos arredores da cidade de Trujillo, Chan Chan é um dos sítios arqueológicos mais impressionantes do Peru.
Essa cidade pré-colombiana (a maior descoberta até agora), foi construída na foz do Vale do Moche, perto do Oceano Pacífico, e era a antiga capital do Império Chimu.
Hoje você pode encontrar as ruínas dos antigos palácios, praças e templos que datam de aproximadamente 850 d.C.

Caral

A cidade sagrada de Caral está situada no Vale do Supe, perto do mar. Ao visitá-la, você vai se deparar com a origem da cultura andina.
A cidade tem cinco mil anos, e é o berço da civilização mais antiga das Américas.
O que se acredita é que Caral estava se desenvolvendo na mesma época de outras grandes culturas, como Mesopotâmia, Egito e China. 
Era um imponente centro urbano onde viviam pescadores, fazendeiros e marinheiros.
Hoje, Caral é considerada Patrimônio da Humanidade. E possível visitar a cidade em excursões saindo de Lima.

Cajamarca

A cidade de Cajamarca fica mais ao norte do Peru, na região dos Andes. 
Não é um destino muito famoso entre os turistas internacionais, mas é muito procurada pelo turismo nacional. 
A cidade foi fundada por volta de 1450, e tem uma enorme importância histórica para o povo Inca.
Foi em Cajamarca que, no século XVI, o último imperador Inca, Atahualpa, foi capturado e morto pelas tropas espanholas comandadas por Francisco Pizarro. 

Esse fato marca o fim do império Inca no Peru.
A cidade é cheia de atrações históricas, como a Sala de Resgate (Cuarto del Rescate) que Atahualpa teria enchido de tesouros para tentar negociar sua libertação.
Também são famosos os banhos termais de Cajamarca, ou Baños del Inca. 
O lugar possui várias piscinas geotermais, aquecidas naturalmente pelo magma presente no subterrâneo das montanhas.
Há muitos relatos de que se tratam de águas com propriedades medicinais. 
As piscinas foram fundadas pelo próprio imperador Atahualpa, e seguem até hoje em funcionamento.

Cajamarca ainda é conhecida por suas festas de carnaval, uma celebração que costuma acontecer na última semana de fevereiro. 
O centro histórico é belo, com muita influência da arquitetura colonial espanhola.

Outros lugares de visitação na região são as ruínas de Kuntur Wasi, as ventanillas de Otuzco (câmaras mortuárias esculpidas na pedra pela antiga cultura Caxamarca), e o complexo arqueológico do antigo sistema hídrico de Cumbe Mayo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário